O início no Youtube não é uma tarefa fácil é necessário muito estudo e dedicação e mais do que tudo isso persistência pois nessa fase é normal não ter visualizações e muito menos inscritos, o Youtube leva um certo tempo até entender que tipo de conteúdo você está produzindo e quem é o público ideal para ele indicar os seus conteúdos, por isso entenda nesse início que a quantidade de inscritos será pequena e você deve se esforçar em deixar claro para o algoritmo do Youtube quem é o seu público e qual é o conteúdo que você está produzindo para eles.

Eu dividi o início do Youtube em quadro fazes principais e é sobre cada uma delas que quero falar com vocês hoje!

CRIAÇÃO DO CANAL –
PESQUISAS TE TEMAS –
OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES – SEO
ANÁLISE O QUE VOCÊ PODE MELHORAR-

Se você prefere ouvir, eu gravei esse conteúdo também em outro formato para complementar o seus estudos

Podcast como começar e crescer no Youtube

Criação do Canal no Youtube

Nessa fase você precisa personalizar o seu canal para deixar ele o mais atrativo possível para as pessoas que deverão chegar em breve, e também colocar palavras chaves relevantes sobre o seu nicho para que o Youtube consiga entender quem será o seu público, lembre-se de utilizar todas as ferramentas de Branding que o Youtube sugerir, pois ele irá avaliar isso para entender se o seu canal é um canal amador ou um canal profissional.

Branding do Youtube definido

Por falar em branding do seu canal, agora é hora de aproveitar para definir a personalidade dos seus vídeos, entender qual o melhor formato de vídeo, como serão feitos os cortes, quais trilhas sonoras você irá utilizar, como será a dinâmica da sua edição (movimento do vídeo, cortes, câmeras, vinhetas e cores)

Observe nesse vídeo, que eu defini um perfil de cores na edição, um cenário e também as trilhas sonoras, vinhetas e encerramento para o vídeo, comecei a definir a minha personalidade em todos os vídeos.

Além disso ainda dentro do Branding do seu canal é importante você pensar como serão as suas thumbs (imagens de capa dos vídeos) no meu caso eu optei por sempre aparecer nas thumbs, por margens coloridas e textos em caixa alta, mas ai você precisa definir o que é melhor para o seu canal, vou falar mais sobre as thumbs depois.

Atenção

Você só poderá ter uma URL personalizada para seu canal depois de conseguir os primeiros 100 inscritos.

Como ter ideias de vídeos para seu canal no Youtube

Essa é uma fase muito importante, pois as vezes perdemos muito tempo tentando criar vídeos que no início não irão viralizar e que nosso público não irá gostar. Você pode começar pesquisando em canais do mesmo nicho que o seu percebendo quais são os vídeos mais assistidos daquele canal, e o que o público está comentando, muitos temas surgem nas perguntas do público, entender que o que seu público quer não é o que você quer é uma chave muito importante para ter resultados no Youtube.

Eu gravei um vídeo completo ensinando alguns hacks de como conseguir encontrar as melhores ideias de vídeos para o seu canal no Youtube e você pode assistir aqui:

Você já se perguntou, porque alguns canais crescem e outros não? Ou já percebeu que alguns vídeos que você produz possuem mais acesos do que outro? Sabe porque isso acontece? Porque quando falamos o que nosso público quer consumir, os cliques são irresistíveis. Nesse vídeo eu mostro um passo-a-passo que irá fazer com que você pare de sofrer encontrando temas, ou fique frustrado porque seus vídeos não possuem resultados. Basicamente eu vou te mostrar qual é o processo de pesquisa para você encontrar conteúdos para produzir para seu nicho.

OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES – SEO PARA YOUTUBE

Agora que você tem certeza que está produzindo os melhores conteúdos para seus vídeos vamos falar sobre a otimização para os buscadores, ou seja SEO. O SEO no Youtube irá te ajudar a posicionar o seus vídeos nas buscas e também nos recomendados do Youtube fazendo com o que o algoritimo do Youtube passe a entregar mais os seus conteúdos e você consiga ganhar mais inscritos para seu canal.

Defina qual será a palavra-chave principal do seu vídeo

Com base na pesquisa que ensinei a fazer no vídeo anterior, você agora precisa identificar qual será a palavra chave principal e utilizar ela em seu título do vídeo.

Utilize a palavra-chave principal no título do vídeo

O título deve obrigatoriamente possuir a palavra chave que você quer ranquear, por exemplo se você quer ranquear em como conseguir inscritos, o seu título precisa ser ” Como Conseguir Inscritos – Veja Como Consegui” por exemplo, claro que você precisa melhorar e pensar bastante na headline, mas o mais importante é ter a palavra chave logo ali.

Fale a palavra-chave dentro do seu vídeo

Poucas pessoas sabem, mas o Youtube consegue saber tudo que você falou dentro do seu vídeo e ele possui uma tecnologia de transcrição capaz de utilizar o que você fala para linkar com as buscas dos seus usuários no Youtube.

Coloque a palavra-chave principal na descrição do seu vídeo e faça uma descrição otimizada

A descrição é fundamental para ajudar a direcionar o seu vídeo para quem está de fato pesquisando sobre, o recomendado é iniciar o texto sempre repetindo o título do vídeo, e depois criar uma mini descrição como se ela de fato fosse um mini post de blog. Lembre-se de repetir as palavras-chave e seus sinônimos dentro desse texto.

Salve o arquivo do seu vídeo com a palavra chave

Quando você gravar seu vídeo sempre salve o arquivo com o nome da palavra chave ou com o título que você irá publicar por exemplo: como ganhar inscritos.MP4. Isso irá ajudar o Youtube a entender ainda mais a força da palavra chave no seu conteúdo.

Crie uma thumb com a palavra-chave ou sinônimos

Lembre-se de salvar a imagem também com o título ou palavra-chave principal ex: como ganhar inscritos.JPG e na thumb escreva com textos grandes algo relacionado a isso por exemplo, ” Como ganhei 1000 inscritos em 1 dia”.

Utilize tags e a primeira deve ser a palavra-chave

Coloque tags no seus vídeos, e tente utilizar as palavras chaves que você quer trabalhar, não coloque tags aleatórias de coisas que você não fala no vídeo pois isso irá prejudicar seu canal, você pode fazer pesquisas no Youtube ou no Ubbersugest para encontrar temas próximos ao que você quer ranquear, ou até utilizar os títulos dos concorrentes como tag, desde que você não coloque o nome deles, e também não coloque vídeos que não falem necessariamente sobre o mesmo tema.

Crie uma tag de uso especial para seu canal

Criar uma tag única exemplo um código que só você entenda exemplo todos os vídeos eu uso a tag: @#$D$F isso fará com que o Youtube coloque mais vídeos do seu canal como recomendado dos seus próprios vídeos fazendo com que o usuário passe mais tempo assistindo o seu conteúdo.

Link outros vídeos na descrição

Sempre coloque outras URLS de vídeos que você já produziu sobre o mesmo tema na descrição, exemplo: Outros vídeos que falei sobre isso: e ai coloca as urls deles na sua descrição.

Nunca coloque links para outras redes sociais na descrição

O Youtube não quer que você tire o usuário da sua plataforma para levar para o facebook por exemplo, então se precisar divulgar o seu perfil no instagram faça assim segue meu insta @marketingdigitaldozeropodcast ao invés de colocar a url inteira para seu instagram.

Utilize todos os recursos disponíveis

Tente sempre utilizar tela final com um vídeo relevante, utilizar os cards e qualquer outra ferramenta que o Youtube lançar isso demonstra que você é um criador preocupado.

ANÁLISE PARA YOUTUBE – O QUE ANALISAR PARA TER MAIS RESULTADOS

A análise é um fator muito importante, pois é através dela que você pode gerar novos conteúdos, melhorar o que já tem e otimizar o seu canal para que ele receba ainda mais visualizações e mais inscritos.

Conheça as métricas mais relevantes do Youtube

Basicamente podemos resumir o que realmente importa para o Youtube em Retenção e CTR

Retenção no Youtube:

A retenção é o tempo que você consegue segurar um usuário dentro de um vídeo, isso é importante para o Youtube pois é com ela que ele consegue identificar se o seu conteúdo é bom ou não, afinal conteúdo bom é conteúdo que segura o usuário até o final, se segura até o final ele pode colocar mais anúncios, então essa é a chave.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, likes e deslikes não significam nada para o Youtube são apenas engajamentos, quanto mais melhor sejam positivos ou negativos.

Uma retenção boa é uma retenção de pelo menos 50% ou mais, é muito raro conseguir retenção de 80% ou 90% por isso foque em entender o que está afetando a retenção do seu canal, talvez você esteja entregando o conteúdo muito cedo no vídeo e os usuários estão saindo depois de pegar a resposta, ou talvez o seu vídeo esteja muito cansativo, utilize esses dados para conseguir entender o que você pode fazer para melhorar nos próximos vídeos.

Você encontra a retenção de um vídeo clicando sobre ele e indo em Analytics ou então navegando pelo Youtube Studio do seu canal.

CTR – Taxa de cliques sobre a seus vídeos

A CTR vai te ajudar a entender se suas thumbs estão de fato chamando atenção dentro do Youtube e se seu título é criativo o suficiente. Essa taxa mostra a quantidade de pessoas que clicaram nos seus vídeos depois de visualizar ele nas barras laterais, quanto maior a CTR melhor, pois você está definitivamente mexendo com a dor do seu público, ou se comunicando diretamente com ele e gerando identificação.

Como na retenção é impossível CTR altas de 100%, mas quanto maior esse número melhor, por isso tente sempre visualizar o seu relatório de vídeos no Yotube e tente melhorar os seus dados, você pode fazer isso alterando o título ou a thumb, sempre que quiser.

CONCLUSÃO

Iniciar no Youtube não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível desde que você entenda que uma das coisas mais importantes para o Youtube é a consistência e continue postando seus conteúdos e claro aplicando tudo que ensinei nesse post o resultado vem, ele pode demorar alguns meses, mas ele vai chegar.