Redes com foco em entretenimento, cultura, finanças e outros tópicos podem ajudar a conhecer pessoas com mesmos interesses

1. Olivia

A Olivia tem como objetivo servir como um assistente de finanças, porém adquiriu caráter de rede social no ano passado. Nesta rede é possível trocar dicas de como economizar, organizar os gastos, avaliar instituições bancárias e qualquer assunto relacionado ao assunto finanças. Os posts são organizados por categorias como “empréstimo”, “gastos”, “investimentos” e “renda”, facilitando a vida do usuário.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone, e requer cadastro na própria plataforma ou login do Google. A Olivia também conta com uma inteligência artificial capaz de orientar sobre as especificidades da vida financeira do usuário. Para usá-la, é preciso conectar contas bancárias ou cartões de crédito.

2. Monnos

O Monnos, plataforma brasileira, é uma rede social voltada para criptomoedas. Com uma base de mais de 20 mil usuários, permite que os seus membros encontrem as melhores estratégias de acordo com seu perfil, podendo se basear em padrões de investimentos de pessoas mais experientes no comércio de moedas virtuais. O app classifica as táticas conforme o nível de risco, auxiliando o usuário na tomada de decisão.

O aplicativo ainda conta com um news feed que agrega notícias sobre criptomoedas do mundo todo, traz uma guia dedicada à cotação atualizada das moedas virtuais, e permite fazer transferências de dinheiro ou cripto para outros usuários Monnos sem cobrança de taxa.

3. Chippu

O Chippu é uma rede social, disponível tanto para Android quanto Iphone, funciona como um guia de cinema. Recomendando títulos de acordo com as preferências do usuário e também disponibiliza resenhas de outros usuários. Se você se identificar com o gosto de alguém, pode seguir a pessoa para visualizar suas críticas, playlists, filmes favoritos e recomendações; da mesma forma, pode ser seguido de volta.

Também é possível saber em quais plataformas determinado filme está disponível, como Netflix, iTunes, Google Play Filmes ou Amazon Prime Video. O app permite login com Facebook, Google ou Apple ID, caso a pessoa não queira criar um cadastro do zero.

4. Amino

O Amino é uma rede social que tem como foco a criação de comunidades, lembrando um pouco do finado Orkut. Nele, você pode participar de grupos sobre temas de seu interesse. Para ingressar nas comunidades, porém, é preciso ser convidado ou pedir permissão ao administrador.

Qualquer usuário pode criar sua própria comunidade e convidar pessoas, mas para isso é necessário baixar um outro app, o Amino Community Manager, também gratuito. Além dos aplicativos para Android e iPhone, a plataforma também está disponível em versão web.

5. Skoob

O A plataforma brasileira, voltada para os amantes de literatura, têm como proposta servir como um assistente de leitura, possibilita que seus mais de 7 milhões de usuários compartilhem resenhas, avaliações, notas de leitura e outras informações com os demais membros da comunidade. Disponível nas versões móvel e web desktop, o app usa gamificação, dando pontos ao terminar um livro, escrever um review e assim por diante.

Logo ao começar a usar a plataforma, o usuário é incentivado a identificar quais livros já leu, está lendo ou pretende ler. Com base nessas informações, o Skoob vai exibindo no seu feed resenhas e avaliações de títulos que podem te interessar. Você pode seguir usuários, adicioná-los como amigos e conversar com as pessoas em um chat privado.