O e-mail marketing deve ser considerado um elemento de extrema importância para sua estratégia. Saiba como ele pode auxiliar sua empresa a fidelizar clientes!

Angariar novos clientes é um dos objetivos principais para muitas empresas. De fato, é sim importante, mas você não deve esquecer dos clientes já existentes.

O significado de fidelização de clientes é apenas do ponto de vista financeiro — aqueles clientes mais leais, sem sombra de dúvidas, são os retornam para fazer negócio novamente. Mas a fidelização, no mundo digital, não é tão simples quanto parece e possui amplas implicações:

  • Para alguns pode ser tratada com uma métrica de frequência que os clientes tornam a fazer negócio com eles.
  • Como também pode ser vista como uma questão da frequência de partilhas favoráveis ou feedbacks na organização.

Em termos de comparação, é entre 5 a 7 vezes mais difícil conseguir uma venda com um cliente novo comparado ao antigo. Você não pode deixar de lado os antigos clientes, pois eles são essenciais para o seu negócio.

E aí, você me pergunta, quer dizer então que se eu fidelizar clientes terei aumento nos lucros?

Exato! Transformando em números, digamos que você tenha um aumento de apenas 5% na fidelização, isso poderá aumentar o seu lucro médio por cliente entre 25% a 100%.

Com isso, a fidelização de clientes através de e-mail marketing está aumentando cada vez mais. O que a maioria dos clientes pretendem é de serem lembrados e sentir-se importantes, isso tudo embasado na Psicologia, que inclusive existem gatilhos mentais que podem auxilia-lo. A partir do momento que você proporciona essa sensação para o seu cliente, a sua lealdade só tende a aumentar.

Um ponto que merece destaque é o baixo custo e a vantagem de que, a fidelização de clientes permitirá que você tenha um volume regular de compras/ações. A estratégia de utilizar e-mail marketing também reduz os custos de comunicação.

Além da importância de fidelizar os clientes, eles também podem ajudar você a aumentar a clientela. Segundo estudos, cada cliente satisfeito falará do seu negócio a 3 contatos de seu círculo social, ao contrário de um insatisfeito que comentará com 9.

TENHA EM MENTE QUE O MELHOR VENDEDOR DE SEU PRODUTO OU SERVIÇO É UM CLIENTE SATISFEITO

Pode-se utilizar ferramentas de e-mail marketing para fidelizar clientes?

Pode e deve!

O e-mail marketing é muito eficaz quando o assunto é obter os chamados brand lovers, – amantes da marca – numa tradução livre.

Pois você pode utilizar campanhas que objetivem gerar engajamento, agradar o cliente e conquistar lealdade de marca.

Se você fornece informação útil e trata bem seus clientes, de maneira personalizada, entendendo suas dores e dando a solução e não apenas como pessoas para vender algo, você poderá elevar seus ganhos.

O e-mail marketing é claro e franco

Por ser um meio direto, facilita a comunicação entre você e a sua clientela e possibilita que eles comuniquem consigo, podendo assim obter insights e ações de compra.

Você deve conhecer melhor os clientes, isso deve fazer parte do seu plano de marketing, tanto com a troca de mensagens diretas bem como a sua conduta indireta.

Escolha uma ferramenta profissional para que você possa extrair o melhor do e-mail marketing

Quando você for iniciar o planejamento de suas campanhas, primeiro você necessita

de uma boa ferramenta de e-mail marketing. Aliás, veja em nosso post ‘TOP 10 MELHORES FERRAMENTAS DE E-MAIL MARKETING’.

O ideal é que seja uma ferramenta de operação simples, em português e que possua um bom editor gráfico. É importante que ela disponha de uma grande variedade de templates e métricas, pois as métricas poderão dar uma luz para escolher a melhor estratégia.

Estruture o seu calendário de envios de e-mail marketing

Quando falamos de uma campanha de fidelização, aconselho que você estruture um calendário de envios de e-mails de maneira bem organizada. Sugiro que fixe o tempo e a data, assim poderá trabalhar de maneira inteligente na sua campanha.

Você não deve entupir a caixa de e-mails de seus assinantes com inúmeras campanhas, uma por mês já basta.

Quando enviá-las você pode destacar o que for mais importante e relevante no período. Como dito anteriormente, é desnecessário você enviar vários e-mails, entupindo a caixa de entrada do cliente. Haverá meses em que existem datas especiais que você poderá realizar uma campanha sazonal

Encaminhe para seus clientes notícias de eventos futuros com e-mails automatizados, quando você publicar no seu site

Uma alternativa para escapar da criação de newsletter mensal, e pensando na otimização de seu tempo, você pode utilizar e-mails automáticos para levar informações de interesse de seus clientes de maneira eficiente.

Digamos que sua organização faz eventos regulares para o público e têm como foco os residentes locais.

Um e-mail automático e personalizado pode ser encaminhado com detalhes dos eventos para cada um e, posteriormente, encaminhar um lembrete follow-up com alguns dias de antecedência do evento.

Cuidado com sua campanha de E-mail Marketing: não envie spam

Uma coisa que você deve ter em mente é de usar um software de e-mail marketing apenas para enviar e-mails a legítimos consumidores, clientes e pessoas que lhe permitiram o envio de e-mails.

Quando você  planeja uma campanha única de e-mail marketing, deverá perguntar a si mesmo se consideraria o e-mail como spam se o recebesse.Solicite um review do seu produto ou serviço para seus clientes

Reviews são extremamente importantes. Ainda mais quando falamos em fidelizar os clientes. Pois o Review aborda a prova social, e como já dissemos anteriormente neste post, um cliente contente com seu produto/serviço é seu melhor vendedor!

Você deve ter em mente que sempre, o novos clientes irão procurar o que as outras pessoas estão dizendo sobre o seu produto/serviço antes mesmo de verem o que você têm a dizer.

Dê preferência para a experiência do consumidor: consumidor satisfeito é sinônimo de vendas

Por óbvio, o intuito é vender o seu produto ou serviço.

Mas isto não é a primeira coisa que vem à cabeça de um cliente em potencial. Eles desejam ler algo que seja interessante e precioso, de uma forma leve e relevante.

Procure ter uma audiência segmentada! Aqueles que são leads mas que nunca compraram, ou os que ainda nem são leads, também os que visitaram o seu site, colocaram compras no carrinho e logo em seguida abandonaram e os que realizaram apenas uma compra e nada mais.

Você deve entender que cada um destes grupos possuem necessidades diferentes, e faz parte do seu trabalho buscar entender quais são estas necessidades, para entregar a experiência que eles necessitam nos seus e-mails. Cito para você alguns exemplos:

  • Um vídeo explicativo para aqueles que nunca visitaram o seu site. Ele deve ser pequeno, mas também não deve ser entediante, onde você poderá oferecer um desconto ao cliente.
  • Para aqueles que permaneceram ausentes por um determinado período, você pode mostrar produtos novos e dê descontos.
  • O humor é uma ótima pedida para os abandonadores de carrinhos. Você pode criar memes  e ofereça um incentivo como envio gratuito, por exemplo.
  • Peça para os clientes satisfeitos que contem as suas experiência, isso o ajudará com novos clientes e depois você pode oferecer um desconto.

Foque em dar uma experiência para sua audiência. Pois com isso, os seus clientes vão querer vê-lo sempre na caixa de entrada, porque eles terão a certeza de que irão encontrar coisas boas em seu e-mail.

Independente do conteúdo, as mensagens de e-mail marketing serão sempre direcionadas para a fidelização de clientes e necessitam ter em seu conteúdo, alguns elementos importantes.

Lógico que seus newsletters deverão ser interessantes e persuasivo para os leitores, mas também é importante personalizar a mensagem para cada cliente. Tratar o cliente pelo nome, que é algo muito simples, é uma ótima maneira de gerar lealdade e relacionar-se com a sua lista de clientes.

Você deve ter em mente que segmentar a sua lista de clientes é primordial para o sucesso. Pois, quanto melhor você entender sobre a sua lista de clientes, desde o que gostam ou não  e inclusive a localidade deles, mais fácil será de definir o público-alvo e ganhar a confiança dos mesmos.

A fidelização jamais será comprada, leva-se tempo e dedicação, mas é imprescindível para o seu negócio.

A ideia por trás do e-mail marketing é mais do que simplesmente vender produtos e angariar novos clientes. O verdadeiro objetivo de qualquer campanha de e-mail marketing deverá focar-se em ganhar a confiança e a lealdade das pessoas que aprovam seus newsletters adquirem os seus produtos.

Bom, aposto que você já saiba como fidelizar clientes através do e-mail marketing, e também desejo que esteja pronto para por esse conhecimento em prática, não?

Você está indeciso quanto à melhor ferramenta para sua campanha de E-mail Marketing? Uma que eu recomendo é a LeadLovers, além de ser uma das ferramentas de email marketing mais completa do Brasil ela também conta com suporte rápido atendimento via WhatsApp, garantia de 30 dias e ainda possuí diversas ferramentas para profissionais de Marketing Digital.

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