Escolha uma Página

Constantemente eu sou bombardeado por perguntas do tipo: Eu preciso ter um funil? Como funciona um funil no marketing digital? Como eu faço um funil? Qual o melhor funil de marketing digital? Por isso resolvi escrever este artigo explicando cada etapa da construção de um funil que funciona e que qualquer iniciante consegue aplicar.

Quais são as fases de um funil de marketing

Eu sei que parece óbvio, mas se você está começando é importante saber que o nome funil vem realmente de um funil, onde temos uma abertura maior na entrada e uma pequena abertura na saída, o que isso nos mostra? Que visualmente teremos mais pessoas chegando e poucas pessoas convertendo, porém quanto maior for a quantidade de pessoas chegando consequentemente maior será a quantidade de pessoas convertendo.

Para quem está iniciando no Marketing Digital, o funil mais prático, simples e que realmente funciona é o funil que eu chamo de funil de conversão, talvez você encontre ele com outros nomes por ai. Este funil eu divido em apenas 3 fazes para que facilite para qualquer pessoa e fique simples para aplicar em seu negócio.

Estrutura de um Funil de Marketing
Funil de Marketing para Iniciantes

Topo do funil – Tráfego

Episódio do meu podcast que falo sobre Tráfego em um Funil de Conversão

A fase de tráfego é uma das mais importantes porque como eu disse anteriormente quanto mais pessoas você atrair para o topo maior serão as chances de ter uma conversão no meio do seu funil. É muito importante você saber que na etapa de tráfego você precisa de um blog pois com ele você poderá atrair todos os tipos de potenciais clientes, desde o cara que está curioso pelo assunto, a clientes de outras marcas, produtos ou serviços até pessoas que já sabem o que querem. Com uma estratégia de conteúdo em mãos você pode trabalhar todas as etapas do conteúdo posteriormente em seu funil.

Você deve estar se perguntando, “Humm… já sei que preciso de tráfego, mas como eu começo?” pensando nisso vou dar algumas dicas para você, porém lembre-se que você precisa estudar ainda mais sobre tráfego para ter um bom resultado.

Como fazer tráfego em um funil

O tráfego se divide sempre em dois formatos “Tráfego pago” e “Tráfego orgânico“. Onde no tráfego pago você paga para obter visitar em seu site e no tráfego orgânico você conquista esse tráfego recebendo acesso via pesquisas no Google por exemplo. Ok vamos nos aprofundar ainda mais aqui.

Como gerar tráfego orgânico

Neste episódio do meu podcast eu falei muito sobre SEO recomendo ouvir.

ATENÇÃO

NUNCA COPIE UM TEXTO DE OUTROS SITES, NEM MESMO PARTES DELES O GOOGLE PODE PENALIZAR SEU SITE POR ISSO.

Você pode começar estudando SEO “Search Engine Optimization” ou “Otimização para os motores de buscas” se você utiliza um site com o WordPress você pode utilizar um plugin chamado YOAST SEO que ajuda muito no processo de otimização do site, resumidamente aplicar o SEO em um site é estudar a forma como irá desenvolver o conteúdo e pensar nele antes de escrever, melhorando “palavras-chave, termos de buscas, criando conteúdos exclusivos, e garantindo que seu site atende os requisitos do Google para posicionamento que resumindo é: estar em um bom servidor, ter criptografia, ser rápido, funcionar muito bem em smartphones e etc. Você encontra mais informações no site: https://support.google.com/webmasters/answer/7451184?hl=pt-BR&ref_topic=9268559

Suponho que agora você já sabe o que é SEO vou te dar algumas ideias de como produzir conteúdos que irão ajudar gerar tráfego orgânico para seu site.

Utilize ferramentas para medir o volume de acessos em uma palavra-chave

Existem ferramentas como o Google Key Word Planner em que você pode colocar uma palavra-chave selecionar uma região e ele te mostrará a quantidade de tráfego que essa palavra chave gera todos os meses, com isso em mãos você pode tentar produzir conteúdos aplicando uma boa estratégia de SEO focando um bom posicionamento nessas palavras fortes, assim você evita escrever e perder tempo tentando posicionar artigos em palavras-chaves que recebem poucos acessos como 10, 50 ou 100 acessos por mês e foca em palavras-chave com mais de 5 mil acessos mensais. Imagine posicionar seu site em primeiro lugar em 10 palavras chaves que recebem mais de 5 mil acessos mensais? Logo você terá a chance de ter um site com 50 mil acessos, esse é o grande segredo da pesquisa de posicionamento que ninguém conta.

Existe outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave como a SemRush, moz entre outros.

Leia os artigos da concorrência

Leia os conteúdos que estão posicionados pela concorrência e tente escrever algo melhor, verifique a quantidade de palavras do texto de seus concorrentes e tente dobrar de tamanho produzindo um texto completamente seu e mais completo, dessa forma logo o Google identificará que existe um conteúdo ainda mais relevante do que aquele.

Transforme as perguntas de seus clientes em texto

O Google e o Youtube são os dois maiores buscadores do mundo, e você sabe o que as pessoas mais fazem neles? Perguntam coisas.

Sabendo disso qual é o melhor conteúdo para você escrever? Claro que é responder perguntas, pois seus clientes chegarão até você dessa forma, pesquisando nos buscadores e quem tiver a melhor resposta para suas dúvidas ganha o seu acesso.

Como gerar tráfego pago em seu funil de marketing

Como o nome já diz o tráfego pago está relacionado ao investimento em publicidade, normalmente este tráfego é gerado utilizando o Google Ads ou Facebook Ads, porém existem outras ferramentas de tráfego pago que vale a pena você pesquisar caso queira se aprofundar ainda mais sobre o assunto.

É muito importante quebrar alguns paradigmas caso você já os tenha como: Porque investir em anúncio de conteúdo gratuito? Porque gastar dinheiro para atrair acessos em meu blog? Se eu for investir em tráfego pagou vou investir para vender. Essas são as dúvidas mais comuns que eu recebo seja de alunos ou em consultorias até mesmo com pessoas com mais tempo de experiências.

O ponto chave aqui é que assim como no tráfego orgânico onde você precisa estar visível para as pessoas que fazem perguntas sobre o seu conteúdo, no tráfego pago é igual, se você não tem tempo para ranquear no google em uma palavra-chave importante, então porque não investir alguns reais para fazer com que ela chegue até seu público de forma mais rápida? Acredite mesmo gerando tráfego pago e direcionando seus anúncios para seus artigos você no final terá como identificar essas pessoas e ai sim tentar vender, mas ainda não é a hora.

Sacadas matadoras para gerar tráfego pago

Eu não vou te ensinar aqui como anunciar no Facebook ou no Google Ads ainda, porém já quero explicar algumas coisas.

O tráfego pago no Facebook para conteúdo é mais barato que o tráfego pago para vendas sabia? O Facebook consegue identificar um tráfego que leva o usuário para ler um texto e normalmente eu pago entre R$00,01 até R$00,23 no tráfego, veja como é muito barato o que irá facilitar muito a escala do conteúdo, principalmente porque nessa etapa escalar é o mais importante.

É possível ranquear vídeos no Youtube gerando tráfego pago e posicionar seu vídeo nas buscas de uma palavra-chave você sabia? Também é possível criar mini vídeos e aparecer em canais onde seu público-alvo consome, se você fizer um bom trabalho consegue até crescer um canal em pouco tempo com um público muito qualificado.

Você pode segmentar muito bem o seus anúncios e as pessoas costumam dar mais atenção para anuncios que ajudam elas de alguma forma, como é o caso de você impulsionar um texto ensinando escolher o look de uma roupa ao invés de vender um look para alguém? Conseguiu pegar a sacada?

E se eu quiser anunciar também meus produtos eu posso? Pode, porém tente trabalhar aqui em uma escala tipo: 80% conteúdo e 20% vendas, mas eu recomendo 100% conteúdo por um tempo antes disso.

Você sabia que quando anuncia um conteúdo de valor, as pessoas compartilham esse conteúdo e ajudam escalar ainda mais os seus resultados? É natural todos estamos cansados de ver anúncios de vendas, porém quando encontramos um anúncio de conteúdo de valor, nem mesmo percebemos como aquilo foi parar ali e simplesmente ajudamos a viralizar.

Deu para entender o porque o tráfego pago funciona muito bem no funil?

Tudo Junto e Misturado

Agora imagine o que não é possível fazer misturando tráfego pago com um bom planejamento e estratégia orgânica? Sim isso é possível e é o que eu mais recomendaria. Veja se você tem um conteúdo com um bom potencial de ranquear no Google, onde você já fez um bom trabalho de SEO o conteúdo é realmente de valor logo se você impulsionar criando ads desse conteúdo o Google vai entender que esse conteúdo é muito valioso e vai agilizar o processo de ranqueamento, e eu tenho cases de resultados que atingi fazendo isso.

Meio do funil de Marketing – Captura

Agora que você já está dominando o tráfego e está gerando muitos acessos em seu site chegou a hora de descer para próxima etapa do funil.

Um podcast que gravei sobre Funil de Conversão na fase de Captura Nutrição e Conversão.

Você deve estar se perguntando e agora o que eu vou fazer com todo esse tráfego que levei para o site, eu perdi ele? E a resposta é NÃO! Você pode utilizar um pixel do Facebook ou do Google em seu site e com isso poderá rastrear e alcançar esses usuários por mais 180 dias após a sua visita com isso poderá alinhar outras estratégias.

Começaremos aqui a fase de captura, como o nome já diz precisamos através de “iscas” capturar os contatos das pessoas interessadas, e para isso podemos oferecer coisas do tipo: ebooks, acessos premium, vídeo aula, planilha, close friends e etc. E em troca você pegará o nome e o email desse usuário.

Para quem eu ofereço esses brindes? O ideal é trabalhar com remarketing oferecendo para as pessoas que você está levando para o site na fase de tráfego do seu funil de marketing, para isso você precisa investir em tráfego pago e não tem outro jeito, fazer um anúncio para as pessoas que acessaram seu site nos últimos 180 dias pode ser muito interessante.

Como usar o email marketing para oferecer uma “isca” e capturar um lead

Eu não vou explicar neste artigo tudo sobre email marketing, mais antes gostaria de deixar minha recomendação para vocês de um email marketing confiável, que trás um bom resultado e trabalha com ip privado onde a sua entrega é de quase 95% o serviço que eu indico é o E-goi

Como criar uma estratégia de captura utilizando um formulário de email marketing

Depois de fazer a sua conta no e-goi você deve clicar no menu superior em Web -> Formulários

Clique em Web e depois em Formulários

Na próxima tela clique em criar formulário.

Clique em Criar Formulário

Agora clique formulário novamente, depois selecione uma lista ou crie uma ali, e selecione o idioma principal.

Clique em formulário novamente

Na próxima tela você poderá selecionar um modelo predefinido ou criar um do zero

Escolha um modelo ou crie um do zero

Na próxima tela você pode avançar e confirmar, e dai sim editar como desejar

São várias opções de personalização, eu vou deixar assim mesmo, mas você deve personalizar e deixar ele atraente.

Agora vem a cereja do bolo, preste atenção as configurações, primeiro eu clico em opções e depois preencho os dados, nesse caso eu não estou utilizando o double optin que seria a confirmação do email antes de receber o ebook, mas você pode fazer isso se desejar, depois a página de obrigado será o link do meu ebook, nesse caso coloquei meu site / ebook, mas você pode por a URL do google drive, dropbox etc.

Funil de Marketing
Clique em opções para abrir essa tela
Funil de Marketing
Coloque ali o link do seu ebook, pode ser do google drive, site etc. Coloque o mesmo link nos dois campos como eu fiz.

Agora você irá gravar, clicar em adicionar outra públicação, (ou usar esse link mesmo para enviar para seus usuários, caso não queira inserir o formulário diretamente em seu site).

Funil de Marketing
Clique no botão laranja
Funil de Marketing
Agora é só escolher como quer publicar o seu formulário, se for para inserir em um site eu recomendo a primeira opção “HTML” ele vai gerar um código e você pode colar em seu site.

Pronto! agora você criou um sistema de captura onde irá capturar um lead em troca irá disponibilizar uma isca, nesse caso um e-book, quando este usuário cair em seu email marketing, ele fará parte de uma lista e você poderá trabalhar depois na próxima fase do funil que é a de nutrição.

Meio do funil de Marketing- Nutrição

Você sabia que na etapa de nutrição é possível desenvolver um outro funil só para trabalhar nessa parte do funil? Não se preocupe falarei disso em outro momento, ainda não é a hora.

Agora que você já pegou os contatos não queira sair vendendo para esse público por mais que isso seja o que você mais queira, agora é hora de começar a nutrir esses leads (Lead pode ser o nome e um email de um usuário). Como assim nutrir? Quando eu me refiro a nutrir estou querendo dizer alimentar com conteúdos relevantes esses usuários, nessa etapa você precisa se aproximar desses clientes e para fazer isso é necessário convidar eles para participar de uma live, enviar conteúdos pessoais chamando eles pelo nome (pode usar o email marketing para fazer esse trabalho) ou alimentar esses usuários conforme você achar melhor dentro do seu nicho.

Além dos conteúdos que já produzo preciso criar outros?

Não. O que você precisa fazer é aproveitar os conteúdos que já produz e tentar separar esses conteúdos, talvez criar um catálogo e entender para que cada conteúdo seu serve, exemplo: Reúna todos os conteúdos que você já produziu que se encaixa para quem está quase comprando seu produto, e envie para essa audiência, você pode fazer isso utilizando notificações, email marketing etc.

Você pode criar um canal no Telegram e enviar dicas em formato de áudio ou vídeo com essa audiência para alimentar o interesse deles.

Você pode ser pessoal com eles, dando a oportunidade de quem já faz parte desse canal de interessados em pedir conteúdos específicos para você produzir, ou criar webnários fechados apenas para essa comunidade. Lembre-se o importante aqui é nutrir e gerar conteúdo de valor, criar e dar atenção para esses usuários.

ATENÇÃO

Tome cuidado para não acabar fazendo SPAM ninguém gosta de mensagem todos os dias, emails toda hora tente ser o mais “Natural” possível.

Fundo do funil de Marketing – Vendas

Agora chegou a hora de vender para seus clientes, nessa etapa você irá filtrar os clientes que já passaram por todas as fases do seu Funil de marketing e irá direcionar as suas vendas. É importante que as vendas aqui não sejam apenas ” compre aqui” mais que ela contenha uma história que se conecte com tudo que você fez até aqui, por exemplo você pode fazer uma semana de conteúdos gratuitos direcionado somente para esse público e dai abrir o carrinho e oferecer um desconto.

Você pode fazer remarketing com informações privilegiadas que já foram fornecidas pelos seus usuários no decorrer do funil como é o caso de ter pego a data de aniversário deles ou o dia do casamento.

O mais importante dessa fase do funil é conectar o seu cliente com a história que você já contou durante todo o percurso que fez com que ele chega-se até aqui.