O ano de 2020 não acabou ainda, mas empresas já começam a planejar suas ações de Marketing para 2021 e, para facilitar o entendimento sobre o futuro do mercado, a Deloitte realizou um estudo chamado “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, partindo dos consumidores e executivos. Deste modo a empresa visa entender quais as principais mudanças nos hábitos de consumo e as melhores estratégias e expectativas das empresas para 2021.

De acordo com o estudo, quatro entre cinco pessoas poderiam mencionar algo positivo sobre determinada marca durante este ano de 2020 e, para 20%, isso ajuda a aumentar sua confiança nela. Outro dado apontou que 63% dos participantes estão mais inclinados a usar as tecnologias digitais mais do que antes. A partir desta pesquisa, a Deloitte reuniu as principais tendências para o marketing em 2021.

Agilidade

Segundo o estudo, as empresas devem investir em ferramentas digitais que sejam relevantes para cada negócio. A pesquisa aponta que 66% das pessoas entrevistadas levaram em consideração a rapidez das marcas em se adaptarem rapidamente às novas necessidades, principalmente em tecnologias.

Confiança

Entregar o esperado é outra tendência para 2021 porque 25% das pessoas que participaram da pesquisa, afirmam que deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas que agiram em favor próprio. Aliás, as marcas precisam alinhar sua operação com as ofertas para que os prazos estabelecidos sejam, de fato, cumpridos e as entregas correspondam com o pedido, gerando mais confiança no consumidor.

Experiência humana

As marcas devem ser vistas como entidades humanas, com valores alinhados aos seus clientes. Mesmo diante de novas tecnologias, as relações interpessoais não podem dar lugar às experiências virtuais. Portanto, a experiência humana aparece como tendência para o ano seguinte.

Fusão

A colaboração e os modelos de parceria de negócios ganharam um novo olhar diante deste ano de 2020. Especialmente quando as fusões entre empresas geram benefícios para as pessoas, com experiências inovadoras.

Participação do cliente

A cada ano, as empresas entendem que o consumidor é parte da estratégia de Marketing a partir do aspecto de engajamento com as marcas. De acordo com o estudo, entre os executivos, 64% mudou o modelo de engajamento desde o começo do ano de 2020 a partir de uma relação em que os clientes participam como embaixadores, influenciadores e até colaboradores das marcas.

Propósito

Conforme a pesquisa, marcas com propósito estão sendo lembradas durante a pandemia pois mostra por que elas existem, quem são e onde podem melhorar. O estudo diz que 79% das pessoas pesquisadas indicaram uma empresa com o propósito de ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.

Tecnologia

E por fim e não menos importante, o estudo da Deloitte, segundo os profissionais de liderança de Marketing  apontaram as áreas de digital e tecnologia como as mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, seguida por marketing e vendas.