Resumidamente…

…O Tráfego pago para Afiliados consiste em criar estratégias diferenciadas para impactar mais pessoas e gerar mais acessos aos anúncios através das ferramentas pagas nas principais plataformas:

  • Google Ads
  • Instagram Ads
  • YouTube Ads
  • Facebook Ads
  • Tik Tok Ads
  • Twitter Ads
  • LinkedIn Ads

O objetivo, portanto, é aumentar o fluxo de usuários que navegam pelo seu site ou página de rede social, refletindo em maior engajamento ou conversões proporcionalmente ao que está sendo oferecido ao público.

Em termos técnicos, primeiro deve-se escolher uma fonte – que nada mais é que a plataforma escolhida para veicular o anúncio. Essa plataforma vai determinar tanto os tipos de formatos (banners, vídeos, links, posts), quanto a maneira como cada anúncio será pago.

Como escolher uma fonte de tráfego pago?

Aqui está a primeira dica de ouro! Não existe uma escolha melhor ou pior sobre a escolha dessa fonte.

Você deve concentrar sua escolha nas plataformas mais usadas pela sua Audiência.

Portanto, para ser assertivo em seu anúncio, é imprescindível conhecer, acima de tudo, quem é o seu público-alvo. Conhecer o comportamento, hábitos e estudar a sua freqüência nas redes sociais, possibilita identificar quem poderá comprar o produto ou serviço que você está divulgando. Essas informações básicas são determinantes, pois se não forem bem definidas, há o sério risco de usar fontes de tráfego pago ineficazes ou utilizar uma linguagem inadequada para sua audiência.

Como são pagos os anúncios?

Abaixo, listamos as principais métricas que são interessantes aos afiliados:

  • CPC (custo por clique): o CPC mede o valor gasto no anúncio dividido pela quantidade quantidade de vezes que usuários clicaram no link patrocinado. 
  • CPM (custo por mil impressões): o anunciante é cobrado a cada vez que o anúncio aparece para mil usuários.
  • CPA (custo por ação): valor gasto a cada ação qualificada que o usuário fizer, como cadastrar-se no site do anunciante, comprar o produto, ou qualquer ação que seja qualificada como conversão, o que também inclui o clique no anúncio.
  • CPL (custo por lead): a cobrança é feita sobre a quantidade de leads qualificados gerados pelo anúncio, levando o anunciante ao afiliado. esta, é uma boa forma de medir se as estratégias estão funcionando.
  • CPV (custo por visualização): mede o investimento para cada visualização de 30 segundos do vídeo patrocinado, além das interações que o usuário tiver com o vídeo. Uma boa estratégia para quem trabalha com tráfego pago em vídeos.

Estratégias de tráfego pago para afiliados

Basicamente, são dois tipos de ambientes digitais mais “favoráveis” para o Afiliado: o Google e Youtube (que oferecem diversas possibilidades de tráfego pago) e os anúncios via Redes Sociais.

Mas aí é que está a questão: para que o sucesso realmente venha, não basta apenas patrocinar os posts e links sem que haja uma boa estratégia por trás.

Ao elaborar a sua estratégia de tráfego pago, você deve dar total atenção a estes fatores:

  • Conhecer MUITO bem o nicho de mercado para quem o seu produto ou serviço será vendido. Como dissemos anteriormente, para escolher o caminho para gerar tráfego, é fundamental identificar exatamente o seu público-alvo e conhecer profundamente seus comportamentos e hábitos, além de estudar a fundo as redes sociais que frequentam, tipo de produtos ou serviços mais consumidos, etc…
  • O Afiliado que quer gerar conversões efetivas, tem de ter em mente que deve testar diferentes ferramentas de anúncios, mas devem manter o foco principal nas grandes mídias de atração com buscadores, que são, basicamente, Google e Youtube.
  • Construir anúncios chamativos e que dispertem gatilhos para conversão imediata. Conforme a fonte de tráfego pago que você escolher, trabalhe bem as imagens ou vídeos. Mas, independemente de qual plataforma seja, desenvolva Títulos chamativos, Textos bem definidos e Chamadas para a Ação que diferencie o seu produto da concorrência.
  • Avalie, constantemente, as métricas (cliques, impressões, leads). Deste modo, consegue ter parâmetros se sua estratégia está de acordo com o planejamento e objetivo do que é anunciado.

Definição de Orçamento

Bem… Recapitulando….vimos que as fontes de tráfego pago para afiliados são oportunidades para alcançar mais usuários em menor tempo. Então, agora, é definir um orçamento para essa iniciativa.

A boa notícia é que é possível empreender como Afiliado com pouca grana! Abaixo, deixo algumas dicas:

  • Tenha PLENA consciência de seu orçamento e verifique se é possível separar um valor para investir em anúncios;
  • Entenda a forma de cobrança de cada plataforma e defina onde poderá investir menos, tendo mais retorno.
  • Faça uma simulação de público e alcance dentro da fonte escolhida para saber quantos usuários podem ser alcançados com seu orçamento;
  • Se for viável e estratégico, invista em mais de uma fonte de tráfego pago.

Dicas gerais do Renan Levinski!

  1. Antes de partir para o tráfego (seja pago ou orgânico) saiba que validar um produto focado apenas na alta comissão pode ser CILADA! Existem ouyros critérios que devem ser priorizados durante a validação. Busque mais conhecimentos sobre isso!
  2. Testar muito produtos ao mesmo tempo tende a gerar confusão e falta de foco. Prefira validar um de cada vez.
  3. Tenha paciência, controle a ANSIEDADE, estude, busque soluções nas ferramentas disponíveis.
  4. Sob hipótese alguma utilize dinheiro já comprometido com contas ou outros compromissos.
  5. Invista valores somente DENTRO do seu orçamento.
  6. Acompanhe e otimize sua campanha com freqüência.
  7. ACOMPANHE AS DICAS DE RENAN LEVINSKI NO INSTAGRAM @renanlevinski

Espero que tenham curtido o conteúdo! Deixe seu comentário e até a próxima!