Russel Brunson, nasceu em Utah nos EUA, e desde muito cedo quando criança, Russel já tinha uma paixão pelo Marketing.

Russel conta que com apenas 12 anos, ele viu um comercial daquelas programas parecidos como Polishop, de um cara chamado Don Leapre ensinando como fazer dinheiro com anúncios em revistas.

Don Leapre – Comercial que Russell Brunson assistiu

E por algum motivo, ele não conseguia mais parar de consumir os conteúdos de Don Leapre na TV. Sim, estamos falando de uma época onde não existia Internet como temos hoje.

Russell pediu dinheiro para seu pai para comprar o sistema de Don, mas seu pai fez ele cortar grama e juntar o dinheiro por 30 dias, finalmente depois de receber o sistema ele se deparou com algo que mudaria sua vida ainda mais do que o programa que comprou, estou falando das cartas de vendas, sem saber ele começou a ler e a receber centenas de cartas de vendas dos maiores marketeiros daquela época.

Russell Brunson – Criança

Foi aí que Brunson percebeu um padrão.

Ele recebia uma carta com uma história que vendia um produto de ticket muito baixo (lembra dos produtos low ticket?)  e sempre após comprar o produto ele recebia uma nova carta com uma história e que no final oferecia um novo produto e dessa vez um pouco mais caro que o anterior.

Russell recebeu tanta carta, que tem fotos dele na internet ainda criança com uma caixa repleta de cartas de vendas.

10 anos depois de tudo isso, que todo esse conhecimento ia vir à tona novamente, foi no segundo ano da faculdade quando ele assistiu uma propaganda na tv que mostrava como outras pessoas estavam ganhando dinheiro online com sites e no final vendia um ingresso para um evento de marketing digital, que essa paixão reacendeu no coração de Russell só que dessa vez para ficar!

Então Russell que já tinha tentado de tudo. 

Se juntou com um colega após assistir ao evento de marketing digital e tiveram a brilhante ideia de  construir uma “arma de batatas” pra vender, mas tinha um problema, eles não sabiam fazer isso, então pesquisaram na internet e descobriram que não eram os únicos, milhares de pessoas estavam pesquisando como construir uma arma de batatas,  RUSSEL e seu amigo estavam prestes a juntar o conhecimento do evento sobre lucrar com sites e transformar a arma de batata em um curso.

O que eles estavam fazendo nesse momento sem nem mesmo saber era que estavam se tornando especialistas em Armas de Batata. 

Cenas do DVD de como construir uma arma de batata criado por Russell e Nathan

Russell, criou um DVD sobre como construir armas de batata, e uma página de vendas, no início isso deu muito certo, eles estavam lucrando 27 dólares em cada DVD vendido! Era uma máquina de fazer dinheiro.

O Problema foi que da noite pro dia, TUDO ISSO mudou eles passaram de 27 dólares positivos para 13 dólares negativos por conta de uma mudança no Algoritmo do Google Ads, modificando os cliques de 20 centavos para 3 dólares!

Nesse momento RUSSEL desligou todos os anúncios e ficou sem saber o que fazer, até que um amigo chamado Mike Filsaime entrou em contato com ele dizendo que tinha a solução para os problemas de Russell.

E adivinha? A solução era exatamente algo que o Brussell já conhecia, mas que deixou de lado, e isso se tornou a missão de vida dele, estou falando de FUNIS DE VENDA!

Funil utilizado por Russell Brunson

O que seu amigo disse foi que percebeu que as pessoas mudaram a forma de vender no Google, e pra explicar esse novo jeito ele deu o exemplo do MCDonald’s que paga em média de $1,91 em propaganda para cada pessoa que passa pelo seu Drive Thru,  então quando ele vende um hamburgue de $2,00 eles ganham apenas $0,18 por hamburguer vendido, e mesmo assim se tornou uma gigante internacional, e o segredo esta na Batata Frita e no Refri, que aumentam o lucro em $1,32 e essa foi a grande sacada de Brunson.

Ele começou a aplicar o seguinte funil:

Após vender um DVD por $37 ele oferecia um kit completo de materiais para montar o produto por $197 e um terço das pessoas acabavam comprando o kit, que Bruson passou a chamar de UPSELL e assim passou a ter um lucro de $52 por venda, mais lucro ainda do que antes. 

Com isso ele deu a volta por cima. 

Com essa informação Russell passou a aplicar essa técnica em tudo, em encapsulados, shakes, serviços de consultoria, livros, camisetas e muito mais e sempre funcionou muito bem!

Daqui pra frente, Russell focou tanto em funil que construiu uma empresa a Click Funnels, que viria a se tornar a maior empresa de criação de funis de vendas do mundo! Em apenas 3 anos a empresa já valia mais de 1 bilhão e meio de reais.

Para vender a Click Funnels, Russell criou seu próprio funil matador! Começou a oferecer seus 3 livros  de graça!  DotCom Secrets, Expert Secrets, e Trafic Secrets, onde o cliente pagava apenas o frete, a ideia aqui é a mesma dos produtos low ticket, quem lê o livro tem a probabilidade maior de se tornar cliente. 

O que podemos aprender com isso? Que se existe uma forma de driblar os custos com anúncios é construindo um funil de vendas, transformando um ticket baixo em um ticket rentável, não somos os primeiros a utilizar isso, como vimos na história de Russell antes mesmo da internet os funis já reinavam!