O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias digitais mais inovadoras atualmente. O intuito é de engajar seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca, atraindo, fidelizando e convertendo leads e clientes e assim gerar mais vendas.
O modelo de conteúdo não é mais o mesmo de alguns anos atrás. O fascínio de hoje é o interesse por histórias reais e autênticas. O cliente está em busca do que faz sentido para ele a partir do conteúdo que a sua empresa gera. Falar e agir precisam ser coerentes e complementares para impactar a audiência.
Sob este ponto de vista, desenvolver uma estratégia de conteúdo ideal requer dedicação, veracidade e proximidade com o público. Isso irá construir e fortalecer sua autoridade, trazendo benefícios escaláveis ao longo dessa jornada. 💥 O objetivo principal é resolver os problemas do seu público-alvo.
Obter o desejado retorno com a estratégia de geração de conteúdo é um processo GRADATIVO. A ideia de gerar conteúdo para o público-alvo é identificar as dores e responder às principais dúvidas dos clientes para depois oferecer um produto ou serviço que irá resolver o problema deles.
Para as empresas que estão desejando iniciar um relacionamento com o público-alvo, o recomendado é produzir conteúdo para o topo do funil, ou seja, direcionado para os potenciais clientes que ainda não têm plena consciência de que você oferece algo relevante para eles. Paralelamente, se a empresa que já tem um produto e uma audiência consolidada, é necessário produzir conteúdo para as três etapas do funil (topo, meio e fundo). A estratégia para produção de conteúdo deve sempre levar o público a uma próxima etapa dentro do funil para que possa avançar na jornada de compra.
É necessário ter consciência de que o marketing de conteúdo não serve apenas para gerar leads naquele momento: é uma estratégia de longo prazo focada na criação e distribuição de informação.
Como criar uma estratégia de conteúdo matadora?
✔️Defina os objetivos
1º passo é definir os objetivos de sua estratégia de conteúdo: geração de leads, conversão em vendas ou branding.
✔️Conheça sua persona
Ela é representação fictícia do seu cliente ideal. … Crie um perfil o mais detalhado possível de sua persona. Assim, você conseguira passar uma mensagem de maneira personalizada e segmentada, criando uma comunicação muito mais efetiva com quem a recebe.
✔️Elabore seu Cronograma editorial
Defina quais os canais de divulgação e distribuição do conteúdo, com datas de publicação e frequência. Esse cronograma é fundamental para organizar de forma estratégica seu planejamento de conteúdo, com o intuito de criar um hábito de consumo no público que você pretende atingir.
✔️Produção do conteúdo
Aqui, as opções são diversas – é possível criar imagens, textos, e-mails, infográficos, e-books, landing pages, entre outros outros formatos que possam ser relevantes para o seu público. Isso já deverá estar definido em seu cronograma editorial. Defina quem serão os responsáveis pela produção do conteúdo – redação, edição, revisão, gestão, design e diagramação.
✔️Divulgação do conteúdo
A forma de divulgação dependerá dos seus objetivos e das características da sua persona. Se ela não costuma “frequentar” o Facebook, talvez seja melhor apostar em mídias como o Youtube ou Instagram. Além disso, você deve planejar como terá o maior alcance possível, seja através dos canais orgânicos ou por meio de mídia paga.
✔️Mensure os resultados
Quais são as principais métricas? 👉🏻Número de Leads, Taxa de Conversão, Origem do Tráfego, Taxa de Rejeição, Taxa de Clique (CTR), Custo por Clique (CPC), Custo por Lead, (CPL), Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Retorno sobre o Investimento (ROI). Não é necessário utilizar todas as métricas para mensurar o que precisa ou não de ajustes. É fundamental analisar qual delas faz sentido para o seu negócio e quais são relevantes para medir se seus objetivos estão sendo alcançados, a fim de nortear tomadas de decisão futuras.
E, por fim….Lembre-se sempre: Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.
O lado ruim é que, infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia. O lado bom é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. É um ativo de longo prazo.
Você está pronto para alavancar uma estratégia de conteúdo avassaladora? Eu estou aqui para te orientar! Instagram: @renanlevinski Vem conversar comigo!
Olá! Sou Renan Levinski e hoje, vamos conversar sobre os erros mais comuns dentro dos programas de Afiliados, para que você evite “morrer na praia” durante a sua jornada de conhecimento e desenvolvimento dentro desse mercado.
Como já sabemos, os Programas de Afiliados se tornou uma das maneiras mais rápidas e baratas para se ganhar dinheiro na internet. Entretanto, se você, sendo iniciante ou não, cometer determinados erros, pode perder os benefícios gerados por seus esforços, o que pode atrapalhar seus objetivos e gerar desmotivação.
Antes de me especializar nesse mercado, cometi muitos erros. Por isso, estou aqui pra te orientar e facilitar as estratégias, para que consiga alcançar suas metas de forma mais assertiva. Vamos lá!
» TOP 1 DOS ERROS: SPAM!
Você deve construir uma base de contatos sólida, de pessoas que realmente desejam ser informadas sobre as novidades e produtos de sua área de atuação, sem jamais ser inconveniente ou invasivo.
Se afiliar a um produto e sair distribuindo links em grupos do Facebook ou Whatts App, certamente, não lhe trará êxito.
Spam gera REPULSA e não resultados.
» Errar na Validação do Produto
A validação do produto é um dos passos mais importantes para se ter sucesso como AFILIADO. Então, escolha direito! Aqui, a dica é não ir por produtos que sejam tendências ou que entreguem as mais altas comissões, mas sim, aqueles que tenham melhor reconhecimento perante o comprador, se possui afiliação global e se oferece afiliação por 1 clique .
» Comprar listas de e-mails
Ao comprar a lista de e-mails alheia, o dinheiro investido não terá retorno, já que essas pessoas não estão interessadas no que você oferece. Na verdade, elas podem até começar a rejeitar todo o seu conteúdo.
Esse, com certeza, é o erro mais grave de todos que você nunca deve cometer. Isso só pode dar errado, pois, em vez de criar e conquistar sua própria lista, você resolve comprar uma base de contatos de pessoas que não têm a menor ideia de que começarão a receber suas mensagens.
» Divulgar diferentes produtos para a mesma audiência
Basicamente, é um tiro no pé!
Por exemplo: o afiliado, cria um instagram, se afilia a diversos produtos de nichos completamente diferentes, começa a produzir conteúdos para todos eles no mesmo perfil e acredita que vai atingir cada público e vender. Não vai!
Defina o seu nicho lucrativo, estude sobre ele, tenha foco e obtenha resultados.
» ANSIEDADE
Apesar de gerar resultados mais rapidamente do que em outros mercados, o Marketing Digital requer processos, estudos e amadurecimento. Como em qualquer outro trabalho, exige dedicação, empenho e esforços diários.
Imediatismo e ansiedade geram desgaste, podendo desmotivá-lo. “Estou ficando para trás.” É o que você pensa.
Livre-se desses pensamentos! 3 passos importantes para controlar a ansiedade: centralize sua energia na busca de novas estratégias. Faça exercícios físicos de, pelo menos 40 minutos diários. Medite, pelo menos 10 minutos por dia!
E, por fim, saiba que eu estou aqui para orientar! Instagram: @renanlevinski Entre em contato comigo. Boa sorte e boas vendas!
Vamos esclarecer aqui como você pode começar nesse mercado? E qual é o processo para se tornar um Afiliado e começar a ganhar dinheiro da sua casa?
Inicialmente, saiba que é muito importante que você comece a estudar para dominar o Marketing Digital, pois é ele que vai te guiar através das técnicas. Ou seja, são as Estratégias que farão você realmente ganhar dinheiro como Afiliado.
Afinal, o que é um Afiliado?
O Afiliado é alguém que está indicando produtos ou infoprodutos de outras empresas ou pessoas e que passa a receber uma comissão pelas vendas realizadas através de anúncios nas redes sociais
Mas antes de começar a validar produtos e anunciar sem um norte, você deve entender que existe um processo e ele deve ser seguido para se ter sucesso nessa área. E o 1º deles é identificar qual é o seu nicho de mercado para que, dentro disso, você consiga conhecer mais profundamente o público-alvo e saber como e onde direcionar esse anúncio.
Perfis de Afiliados
Existem dois tipos de Afiliados: o Afiliado Árbitro e o Afiliado Autoridade.
Eu vou explicar sobre cada um para que você identifique um desses perfis e passe a estudar as estratégias específicas ligadas a ele.
Afiliado Autoridade: focado na construção da Audiência e em tornar-se uma Autoridade sobre determinado assunto. Por exemplo: O afiliado que pretende revender um curso de inglês. Então ele constrói um blog sobre o idioma inglês e começa a atrair a atenção dos usuários que querem aprender a falar inglês. Ele fala sobre o produto que está vendendo e, ao mesmo tempo, cria conteúdos valiosos, de alta qualidade, para entregar à sua audiência. É o profissional que estuda sobre o nicho de atuação, é carismático, mantém uma frequência de entrega de conteúdos e ganha a credibilidade do público. É um “tiro certeiro”, mas exige muito tempo de desenvolvimento e disciplina.
Afiliado Árbitro: normalmente esse tipo de afiliado não precisa dedicar tanto tempo para trabalhar nas suas campanhas, mas é muito importante que ele seja uma pessoa muito focada em estratégias para conversão imediata, já que é essa sua função. E aqui entra a questão do investimento, porque esse tipo de afiliado vai precisar necessariamente investir dinheiro nos anúncios das campanhas pagas para conseguir as primeiras conversões.
Se você pensa em se tornar um afiliado árbitro, é muito importante que você domine as ferramentas de gestão de campanhas, como fazer campanhas de Facebook Ads, Google Ads e Insta Ads, basicamente, como se tornar um bom copywriting, saber analisar muito bem os seus números, avaliar seu ROI e outras métricas.
As principais plataformas de Afiliados são: Hotmart, Monetizze, Amazon, Lomadee, Eduzz, mas existem inúmeras outras que vêm surgindo ou se adaptando a esta estratégia de vendas.
Validação do Produto ou Infoproduto
Validar um produto ou infoproduto significa avaliar o potencial de sua aceitação e retorno no mercado, antes de se afiliar ao mesmo. O propósito por trás dessa análise é simples: identificar as necessidades e os desejos dos consumidores para com os produtos que você pretende se afiliar e oferecer a eles em seus anúncios.
Entretanto, fique atento:
Saiba que validar um produto focado apenas na alta comissão pode ser cilada! Existem outros critérios que devem ser priorizados durante a validação.
Testar muitos produtos ao mesmo tempo tende a gerar confusão e falta de foco. Prefira validar um de cada vez.
O que devo considerar para validar um infoproduto?
Primeiro, sugiro que você tenha “afinidade” com o tipo de produto que irá divulgar. Estude muito sobre ele e passe a conhecer mais a fundo para que seja possível desenvolver um plano estratégico eficaz. As dicas iniciais para validação de um infoproduto são:
Analise as avaliações desse produto
Prefira aqueles que apresentam maior envolvimento com o consumidor
Aqueles que permitem afiliação por um clique são, obviamente, mais acessíveis
Afiliação Global ativa também é um fator favorável para a escolha já que, caso o produtor comercialize mais de um produto em seu site de vendas, o afilido também receberá uma comissão pela venda, independente de qual produto for adquirido pelo comprador.
Link de Afiliado
Após a validação do infoproduto ou produto que você escolheu para divulgar, terá um link personalizado para promover os anúncios.
Assim, usando esse link, você vai criar textos, publicações, newsletters e demais formatos de divulgação persuasivos para que seu público identifique sua sugestão como interessante e clique para comprar.
Quando a pessoa clicar no seu link e efetuar a compra, você receberá uma comissão, visto que o sistema consegue identificar que a venda foi realizada por sua indicação.
Principais Ferramentas e Estratégias
Agora que os primeiros passos já foram esclarecidos, vamos indicar as principais ferramentas e estratégias que você deve aprimorar, para que possa realizar mais vendas e aumentar seu comissionamento:
SEO – é processo de melhorar o tráfego orgânico e a classificação de um site nas páginas de resultado de pesquisa em buscadores como o Google. Engloba a criação de conteúdo de alta qualidade, além de monitorar a integridade técnica do site, marcar presença nas pesquisas locais e muito mais.
ADS (Google, Facebook, Instagram): baseados em anúncios específicos que pretendem influenciar o comportamento de um público-alvo para a conversão em vendas, leads e outros.
E-mail marketing – estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário, contendo conteúdos direcionados para determinado objetivo.
Storytelling – é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, utilizando-se dos recursos audiovisuais juntamente com as palavras, com o intuito de persuadir.
Copywriting – processo de desenvolvimento de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas.
Criação de conteúdo – dentro do nosso segmento, consiste em criação de informações para mídias digitais, pretendem atribuir valor e autoridade ao distribuidor deste conteúdo.
E pronto!
Você já está norteado por onde começar nesse mercado! Defina seu seu perfil como afiliado, valide os melhores produtos para você, aprenda e domine as Ferramentas e Estratégias para divulgação. Chegou a hora de anunciar os infoprodutos e fazer suas vendas!
Eu estou aqui para orientar! Instagram: @renanlevinski Entre em contato comigo. Boa sorte e boas vendas!
Chega de desculpas, você não precisa de muito, quer ver?
Módulo 1
Escolhendo seu nicho
Não consigo encontrar meu nicho
Fazendo um dossiê do seu nicho
Construindo uma persona
Módulo 2
Introdução ao Marketing de Conteúdo
Funil de construção de conteúdo
Escolhendo um canal de conteúdo
Como ter ideias para seus conteúdos
Como você deve organizar seus conteúdos
O que fazer agora
Módulo 3
Torne-se uma autoridade
Gere conteúdo de valor
Não seja essa pessoa
Aprenda filtrar, quantidade não é qualidade
42 da consistência
Visualize isso
Complemento importante sobre consistência e automações
Módulo 4
O que eu posso criar? Quando é hora de vender?
2 Tipos de lançamentos
Módulo 5
Criando o planejamento da sua máquina de vendas
Pixel
Preparando o público personalizado
Criando criativos + dicas importantes
Estrutura básica e necessária do Facebook Ads
O que você precisa saber sobre segmentação de público
Tráfego
Tráfego para vídeos
Remarketing 1
Remarketing vídeos
Remarketing 2
Otimizações e dicas
Módulo 6
Introdução a Landing Page
Criando uma landing page
Conhecendo as automações de fluxos
Email de bem vindo
Como enviar uma campanha
Carta de vendas
Módulo 7 – Bônus
Bastidores do meu podcast, como eu gravo o que eu uso
Como eu fiz a minha página de vendas
Dicas para gravação de vídeo e cursos (EM BREVE)
Dossiê de anúncios (EM BREVE)
Dicas sobre layout de Instagram (EM BREVE)
Onde montar meu ebook (EM BREVE)
Softwares para seus conteúdos (EM BREVE)
Como eu montei esse curso (EM BREVE)
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE CURSO?
Entenda seu nicho e fale com seu público
A fase entre a escolha do nicho e o início do conteúdo é uma das etapas mais importantes do seu projeto, e normalmente parece um pouco confuso. Nos primeiros módulos do curso eu vou te ajudar a se comunicar diretamente com seu público e te mostrar quais são os processos fundamentais.
Torne-se uma autoridade para seu público
Aprenda organizar seus conteúdos, criar pesquisas para falar o que seu público quer ouvir, e descubra o que torna um produtor em autoridade.
Construa uma estratégia de venda
Crie sua estratégia de venda, descubra qual é a hora certa de vender, e entenda o que você precisa saber sobre Facebook Ads e Email marketing. Você não precisa decorar o manual da ferramenta, aprenda só o que realmente irá usar.