Afiliado: não cometa esses erros!

Afiliado: não cometa esses erros!

Olá! Sou Renan Levinski e hoje, vamos conversar sobre os erros mais comuns dentro dos programas de Afiliados, para que você evite “morrer na praia” durante a sua jornada de conhecimento e desenvolvimento dentro desse mercado.

Como já sabemos, os Programas de Afiliados se tornou uma das maneiras mais rápidas e baratas para se ganhar dinheiro na internet. Entretanto, se você, sendo iniciante ou não, cometer determinados erros, pode perder os benefícios gerados por seus esforços, o que pode atrapalhar seus objetivos e gerar desmotivação.

Antes de me especializar nesse mercado, cometi muitos erros. Por isso, estou aqui pra te orientar e facilitar as estratégias, para que consiga alcançar suas metas de forma mais assertiva. Vamos lá!

» TOP 1 DOS ERROS: SPAM!

Você deve construir uma base de contatos sólida, de pessoas que realmente desejam ser informadas sobre as novidades e produtos de sua área de atuação, sem jamais ser inconveniente ou invasivo.

Se afiliar a um produto e sair distribuindo links em grupos do Facebook ou Whatts App, certamente, não lhe trará êxito.

Spam gera REPULSA e não resultados.

» Errar na Validação do Produto

A validação do produto é um dos passos mais importantes para se ter sucesso como AFILIADO. Então, escolha direito! Aqui, a dica é não ir por produtos que sejam tendências ou que entreguem as mais altas comissões, mas sim, aqueles que tenham melhor reconhecimento perante o comprador, se possui afiliação global e se oferece afiliação por 1 clique .

» Comprar listas de e-mails

Ao comprar a lista de e-mails alheia, o dinheiro investido não terá retorno, já que essas pessoas não estão interessadas no que você oferece. Na verdade, elas podem até começar a rejeitar todo o seu conteúdo.

Esse, com certeza, é o erro mais grave de todos que você nunca deve cometer. Isso só pode dar errado, pois, em vez de criar e conquistar sua própria lista, você resolve comprar uma base de contatos de pessoas que não têm a menor ideia de que começarão a receber suas mensagens.

» Divulgar diferentes produtos para a mesma audiência

Basicamente, é um tiro no pé!

Por exemplo: o afiliado, cria um instagram, se afilia a diversos produtos de nichos completamente diferentes, começa a produzir conteúdos para todos eles no mesmo perfil e acredita que vai atingir cada público e vender. Não vai!

Defina o seu nicho lucrativo, estude sobre ele, tenha foco e obtenha resultados.

» ANSIEDADE

Apesar de gerar resultados mais rapidamente do que em outros mercados, o Marketing Digital requer processos, estudos e amadurecimento. Como em qualquer outro trabalho, exige dedicação, empenho e esforços diários.

Imediatismo e ansiedade geram desgaste, podendo desmotivá-lo. “Estou ficando para trás.” É o que você pensa.

Livre-se desses pensamentos! 3 passos importantes para controlar a ansiedade: centralize sua energia na busca de novas estratégias. Faça exercícios físicos de, pelo menos 40 minutos diários. Medite, pelo menos 10 minutos por dia!

E, por fim, saiba que eu estou aqui para orientar! Instagram: @renanlevinski Entre em contato comigo. Boa sorte e boas vendas!

Como devo começar como Afiliado?

Como devo começar como Afiliado?

Vamos esclarecer aqui como você pode começar nesse mercado? E qual é o processo para se tornar um Afiliado e começar a ganhar dinheiro da sua casa?

Inicialmente, saiba que é muito importante que você comece a estudar para dominar o Marketing Digital, pois é ele que vai te guiar através das técnicas. Ou seja, são as Estratégias que farão você realmente ganhar dinheiro como Afiliado.

Afinal, o que é um Afiliado?

O Afiliado é alguém que está indicando produtos ou infoprodutos de outras empresas ou pessoas e que passa a receber uma comissão pelas vendas realizadas através de anúncios nas redes sociais

Mas antes de começar a validar produtos e anunciar sem um norte, você deve entender que existe um processo e ele deve ser seguido para se ter sucesso nessa área. E o 1º deles é identificar qual é o seu nicho de mercado para que, dentro disso, você consiga conhecer mais profundamente o público-alvo e saber como e onde direcionar esse anúncio.

Perfis de Afiliados

Existem dois tipos de Afiliados: o Afiliado Árbitro e o Afiliado Autoridade.

Eu vou explicar sobre cada um para que você identifique um desses perfis e passe a estudar as estratégias específicas ligadas a ele.

Afiliado Autoridade: focado na construção da Audiência e em tornar-se uma Autoridade sobre determinado assunto. Por exemplo: O afiliado que pretende revender um curso de inglês. Então ele constrói um blog sobre o idioma inglês e começa a atrair a atenção dos usuários que querem aprender a falar inglês. Ele fala sobre o produto que está vendendo e, ao mesmo tempo, cria conteúdos valiosos, de alta qualidade, para entregar à sua audiência. É o profissional que estuda sobre o nicho de atuação, é carismático, mantém uma frequência de entrega de conteúdos e ganha a credibilidade do público. É um “tiro certeiro”, mas exige muito tempo de desenvolvimento e disciplina.

Afiliado Árbitro: normalmente esse tipo de afiliado não precisa dedicar tanto tempo para trabalhar nas suas campanhas, mas é muito importante que ele seja uma pessoa muito focada em estratégias para conversão imediata, já que é essa sua função. E aqui entra a questão do investimento, porque esse tipo de afiliado vai precisar necessariamente investir dinheiro nos anúncios das campanhas pagas para conseguir as primeiras conversões.

Se você pensa em se tornar um afiliado árbitro, é muito importante que você domine as ferramentas de gestão de campanhas, como fazer campanhas de Facebook Ads, Google Ads e Insta Ads, basicamente, como se tornar um bom copywriting, saber analisar muito bem os seus números, avaliar seu ROI e outras métricas.

As principais plataformas de Afiliados são: Hotmart, Monetizze, Amazon, Lomadee, Eduzz, mas existem inúmeras outras que vêm surgindo ou se adaptando a esta estratégia de vendas.

Validação do Produto ou Infoproduto

Validar um produto ou infoproduto significa avaliar o potencial de sua aceitação e retorno no mercado, antes de se afiliar ao mesmo. O propósito por trás dessa análise é simples: identificar as necessidades e os desejos dos consumidores para com os produtos que você pretende se afiliar e oferecer a eles em seus anúncios.

Entretanto, fique atento:

Saiba que validar um produto focado apenas na alta comissão pode ser cilada! Existem outros critérios que devem ser priorizados durante a validação.

Testar muitos produtos ao mesmo tempo tende a gerar confusão e falta de foco. Prefira validar um de cada vez.

O que devo considerar para validar um infoproduto?

Primeiro, sugiro que você tenha “afinidade” com o tipo de produto que irá divulgar. Estude muito sobre ele e passe a conhecer mais a fundo para que seja possível desenvolver um plano estratégico eficaz. As dicas iniciais para validação de um infoproduto são:

  • Analise as avaliações desse produto
  • Prefira aqueles que apresentam maior envolvimento com o consumidor
  • Aqueles que permitem afiliação por um clique são, obviamente, mais acessíveis
  • Afiliação Global ativa também é um fator favorável para a escolha já que, caso o produtor comercialize mais de um produto em seu site de vendas, o afilido também receberá uma comissão pela venda, independente de qual produto for adquirido pelo comprador.

Link de Afiliado

Após a validação do infoproduto ou produto que você escolheu para divulgar, terá um link personalizado para promover os anúncios.

Assim, usando esse link, você vai criar textos, publicações, newsletters e demais formatos de divulgação persuasivos para que seu público identifique sua sugestão como interessante e clique para comprar.

Quando a pessoa clicar no seu link e efetuar a compra, você receberá uma comissão, visto que o sistema consegue identificar que a venda foi realizada por sua indicação.

Principais Ferramentas e Estratégias

Agora que os primeiros passos já foram esclarecidos, vamos indicar as principais ferramentas e estratégias que você deve aprimorar, para que possa realizar mais vendas e aumentar seu comissionamento:

  1. SEO – é processo de melhorar o tráfego orgânico e a classificação de um site nas páginas de resultado de pesquisa em buscadores como o Google. Engloba a criação de conteúdo de alta qualidade, além de monitorar a integridade técnica do site, marcar presença nas pesquisas locais e muito mais.
  2. ADS (Google, Facebook, Instagram): baseados em anúncios específicos que pretendem influenciar o comportamento de um público-alvo para a conversão em vendas, leads e outros.
  3. E-mail marketing – estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário, contendo conteúdos direcionados para determinado objetivo.
  4. Storytelling – é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, utilizando-se dos recursos audiovisuais juntamente com as palavras, com o intuito de persuadir.
  5. Copywriting – processo de desenvolvimento de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas.
  6. Criação de conteúdo – dentro do nosso segmento, consiste em criação de informações para mídias digitais, pretendem atribuir valor e autoridade ao distribuidor deste conteúdo.

E pronto!

Você já está norteado por onde começar nesse mercado! Defina seu seu perfil como afiliado, valide os melhores produtos para você, aprenda e domine as Ferramentas e Estratégias para divulgação. Chegou a hora de anunciar os infoprodutos e fazer suas vendas!

Eu estou aqui para orientar! Instagram: @renanlevinski Entre em contato comigo. Boa sorte e boas vendas!

5 etapas de uma estratégia de tráfego pago para venda perpétua

5 etapas de uma estratégia de tráfego pago para venda perpétua

Vender seu produto em modo perpetuo tem muitas vantagens, e eu diria que a principal é vender todos os dias e ainda conseguir escalar seus resultados ao longo do tempo em que desenvolve melhor a estratégia.

Para ajudar seus estudos vamos entender como funcionam as 5 etapas do tráfego para venda no perpétuo

DESCOBERTA

Essa é a primeira fase onde precisamos atrair muitas pessoas, eu recomendo criar anúncios pensando em um potencial cliente (persona), mas não necessariamente uma venda, o que você precisa fazer aqui é atrair pessoas que se engajem, se relacionem e te conheçam. Essa etapa não inserimos vendas, o que fazemos é acelerar o processo de descoberta sobre você, basicamente é o que já fazemos seguindo uma estratégica orgânica (Método OGS).

Nessa fase precisamos criar anúncios e eu recomendo que de preferência sejam anúncios de vídeo e o foco será encontrar pessoas que assistem pelo menos 75% de algum vídeo para conduzi-los para uma outra campanha.

Tipos de vídeo: Explicações, oportunidades algo que chame atenção do seu público e gere “Engajamento”.

Público: Não te conhece

Objetivo: Encontrar pessoas que assistiram 75% do seu vídeo

RELACIONAMENTO

Nessa etapa vamos anunciar para pessoas da etapa de descoberta (pessoas que assistiram 75% de algum vídeo da etapa anterior), ainda vamos continuar criado relacionamento, então não se preocupe em colocar call to action aqui (lembre-se estamos acelerando um processo que já existe naturalmente dentro do nosso conteúdo), o objetivo aqui permanece em aquecer o relacionamento e continuar trabalhando a atenção dessa audiência que está sendo construida.

Como essa audiência está mais aquecida, vamos capturar apenas pessoas que consumiram 25% de algum vídeo de dentro da distribuição (é importante o conteúdo continuar sendo em vídeo).

Tipos de vídeo: Vídeos que gerem aquecimento, pode ser conteúdos mais profundos, explicações ou oportunidades.

Público: Já te conhece, porque assistiu algum conteúdo anterior.

Objetivo: Gerar conexão e aquecer o relacionamento

CONVERSÃO

Nessa etapa vamos anunciar para pessoas que saíram das etapas anteriores ou seja o público que assistiu 25% do conteúdo de relacionamento.

Público: Já te conhece

Tipos de vídeos: Venda, conteúdo com call to action ou chamadas para cursos grátis ou eventos

Objetivo: começar a tentar vender

REMARKETING

Na etapa de remarketing, vamos anunciar para pessoas que chegaram até a nossa página de vendas de alguma forma. Então se você na etapa anterior converteu para um curso gratuito por exemplo, o ideal é que no final do curso você chame as pessoas para sua página de vendas, se for evento online a mesma coisa.

Público: Aquecido, já te conhece e já visitou sua página, mas não comprou.

Tipos de conteúdo: Gerar lembrança, escassez e urgência

Objetivo: Vender

RECUPERAÇÃO

Essa etapa é muito importante, pois muitas pessoas tendem a chegar até a compra e logo depois desistem, aqui você precisa afinar todas as etapas que mostrem que um cliente deixou produto no carrinho, gerou boleto e não pagou, acessou o checkout e não finalizou e por ai vai. A própria Hotmart por exemplo possui algumas ferramentas que podem ajudar.

Esse processo é manual é não depende de anúncios, você pode utilizar emails, whatsapp e até ligações para ajudar o seu cliente finalizar a compra.

Essa é uma das estratégias que utilizo em conjunto com o meu método que consiste em gerar conteúdos que atraem pessoas e vendem, se você quer conhecer o método por completo e participar de aulas gravadas, mentorias ao vivo e suporte no Telegram clique aqui e conheça o curso completo.

Qual o momento de largar o emprego para empreender?

Qual o momento de largar o emprego para empreender?

Você sente que devia largar o seu emprego para empreender, mas ainda não teve coragem?

Nesse artigo eu vou te contar como foi que fiz isso e como você pode fazer.

Em 2012 eu trabalhava em um grande banco, lá comecei como telemarketing, depois passei pelo atendimento ao cliente, na parte administrativa e também na jurídica, depois de alguns anos na empresa até cheguei ser promovido e estava inclusive supervisionando uma pequena equipe, para muitos essa seria a prova de que um dia eu poderia ser chefe e ter um bom salário. Mas eu não estava feliz, meu pai trabalhou no banco por muitos anos e esse foi o motivo que me fez seguir a mesma profissão dele, mas eu sabia o quanto a vida dele não tinha sido fácil e o quanto este emprego restringia nossa família.

Sempre gostei muito de ouvir podcasts e vídeos no Youtube, enquanto eu ouvia sempre me imaginava vivendo a liberdade que esses empreendedores digitais viviam, me imaginava viajando e trabalhando de qualquer lugar apenas com um notebook, mas tinha medo de largar tudo e começar a empreender.

Até que em um dia comum eu estava fazendo o relatório de performance da minha equipe e me deu um grande estalo, saia do banco! Eu sempre fui uma pessoa muito sistemática e dificilmente eu tomaria uma atitude como essa, mas nesse dia a voz dentro de mim falou mais alto, foi como se minha vida fosse um copo d’agua que acabara de transbordar. Nesse momento levantei e fui em direção ao RH formalizar minha demissão, todos ficaram espantados e ninguém sabia porque eu havia tomado essa decisão, mas eu tomei!

No outro dia o calor do momento abaixou e eu me dei conta que precisava começar alguma coisa, por um breve momento me arrependi da decisão, mas não tinha mais como voltar atrás, eu sai paguei algumas contas e me sobraram apenas R$300,00 era tudo que eu tinha.

Em casa apenas com meu computador fiquei pensando em formas de ganhar dinheiro e o quanto eu precisaria disso para sobreviver, o estresse estava tão grande que resolvi sair e fazer uma caminhada, nessa caminhada encontrei uma garagem abandonada, resolvi bater e perguntar se o proprietário podia me alugar. Acredite consegui o aluguel por exatos R$300 e como precisava reformar ele me deixou o primeiro mês de graça.

Em resumo com apenas R$300 reais decidi começar uma revista que não deu certo como o tempo estava corrido, fiz alguns panfletos com a proposta de criar sites e artes gráficas, e no mesmo mês fechei meus primeiros R$4.000 estava tão contente que esse foi o motivo que me fez continuar e quando eu menos esperei meu faturamento chegou a ser R$8.000 eram 6 meses do meu salário!

Eu não tinha competência e não sabia fazer sites, nessa época era difícil encontrar algum curso gratuito ou barato sobre criação de sites, mas eu desbravei esse mundo acessando fóruns e vestindo a camisa mesmo sem saber comecei fechar clientes.

Esse momento da minha vida eu não tinha tantos compromissos, afinal era solteiro, não era pai e não tinha que pagar aluguel, talvez hoje eu pensaria em como fazer isso de uma forma mais conservadora e é justamente sobre esses dois perfis que quero conversar com você.

O Perfil aventureiro

Talvez você esteja vivendo o mesmo momento que eu ou esse seja exatamente o seu perfil e é normal, algumas pessoas não tem medo de arriscar e adoram se aventurar, então sair do emprego não é um grande problema.

O Perfil conservador

Esse perfil é exatamente o meu, alguém que tem medo de pedir demissão por não ter segurança, medo de ficar sem dinheiro, passar fome ou sei lá talvez de jogar fora uma grande oportunidade de segurança.

Já entendi meu perfil, mas como largar o emprego para empreender online?

Talvez você esteja se perguntando como largar o seu emprego para viver do que ama, e com base em tudo que apreendi nesses últimos anos você pode fazer isso aos poucos.

Decidi sair, mas tenho medo sou conservador

Se você é conservador como eu, comece preparando a sua vida para essa decisão, você pode fazer isso focando em quitar contas e juntar dinheiro, esse dinheiro pode ser equivalente a 12 meses do capital necessário para você sobreviver ou mais dependendo do seu perfil.

Se você é do tipo energético e aventureiro, mesmo que tenha coragem de sair sem nada no bolso como eu fiz, eu recomendo fortemente que quite suas contas e junte pelo menos 3 ou 6 meses de capital necessário para você sobreviver.

O caminho ideal para empreender online e deixar de ser CLT

O seu emprego CLT não pode ser o motivo que te afasta de empreender pelo contrário tem que ser o trampolim que irá te impulsionar até o empreendedorismo e suas vantagens.

Muita gente está trabalhando e assim como eu sonha em viver essa liberdade, mas usa como desculpa o fato de não ter tempo pois está trabalhando no momento, e esquece de ver o lado positivo disso.

Se você visualizar da forma que eu disse anteriormente, será muito mais fácil mudar a direção da sua vida, comece focando em quitar suas contas e juntar dinheiro enquanto isso você pode iniciar o seu negócio online de forma estratégica e validada.

Procure um nicho, crie uma estratégia de conteúdo e inicie seu projeto, foque algumas horas por dia não é necessário viver para isso, eu mesmo quando comecei o meu podcast investia apenas 3 horas na semana! Se eu consegui você consegue, depois disso eu fui escalando e me programando para ampliar minha dedicação, mas só quando o podcasts começou me trazer retorno financeiro.

Se você quer aprender como começar de forma estratégica mesmo enquanto está trabalhando de carteira assinada, meu método pode te ajudar a encurtar esse tempo que levaria para fazer tudo sozinho, no método OGS eu te ensino sair do zero até a validação e vendas do seu produto de forma digital.

Clique aqui e conheça o método OGS

Como Gravar vídeos para stories, igtv OU Fazer Lives profissionais Usando Webcam e obs

Como Gravar vídeos para stories, igtv OU Fazer Lives profissionais Usando Webcam e obs

Faça lives e conteúdos profissionais para seu IGTV e Stories do Instagram utilizando o OBS

Hoje vou te ensinar utilizar uma ferramenta poderosa para criar conteúdos profissionais no instagram, já pensou em fazer lives utilizando o OBS com efeitos especiais ou então gravar os conteúdos do seu IGTV sem perder tempo tendo que gravar pelo celular, descarregar etc?

Bom para isso vamos precisar de uma webcam de boa qualidade e é necessário ter instalado o OBS (Software de transmissão de Lives e capturas de tela gratuito).

Criando um perfil novo para o Instagram no OBS

Vamos criar um perfil novo em seu OBS porque assim você poderá trocar de forma rápida sempre que precisar, para isso clique Perfil – Novo e nomeie como quiser

Perfil – Novo – Coloque um nome para o Perfil, você poderá voltar aqui para retornar para o seu perfil anterior sempre que quiser.

Configurando o OBS para o formato 9:16 (Formato de Stories e Lives)

Agora clique em Configurações

Clique em Configurações

Na próxima tela vamos procurar por SAÍDA, para que nosso OBS faça uma gravação de boa qualidade e garantir que o formato será MP4 o mesmo aceito pelo INSTAGRAM, lembrando que se você for utilizar isso para Lives eu recomendo alterar também a taxa de Bits de vídeo para 4000 kbps se sua internet for estável para garantir uma boa qualidade na transmissão.

lembrando que se você for utilizar isso para Lives eu recomendo alterar também a taxa de Bits de vídeo para 4000 kbps se sua internet for estável para garantir uma boa qualidade na transmissão.

Agora clicamos em Aplicar e vamos navegar para a Aba Vídeo, nessa etapa vamos fazer a tela do OBS ficar no formato de um celular, então altere a Resolução de base e de saída para 1080×1920 lembre-se você precisa apagar e digitar esses valores, eles não são pré-definidos.

Lembre-se que você precisa apagar e digitar manualmente os valores 1080×1920, depois aplique e clique em ok

Agora seu OBS já está preparado para gravar no formato vertical o mesmo utilizado pelo Instagram, então vamos regular a sua webcam para ter uma qualidade melhor, para isso posicione sua webcam no formato vertical em um tripé como a foto

Logitech c920 pro, mas você pode utilizar qual preferir, só lembre-se de deixar ela assim de lado para melhorar a qualidade final.

Agora navegue até o seu OBS e clique em Fontes, no sinal de + e adicione um dispositivo de Captura, sua webcam deve aparecer na tela bem cortada como na imagem abaixo

A imagem deve ficar assim

Quando você inserir a sua imagem aproveite para garantir que sua webcam está em FULL HD

Deixe em 1920×1080 lembrando que sua webcam precisa aceitar essa configuração ela precisa ser full hd

Configurando a Webcam para lives do Instagram no OBS

Agora o próximo passo é clicar com o botão direito do Mouse sobre a sua webcam e ir em transformar e girar 90° faça isso duas ou três vezes até ela girar completamente:

Faça isso duas ou três vezes até sua webcam girar completamente e ficar como um celular na tela

Feito agora se você quiser gravar vídeos é só clicar em Iniciar gravação, mas lembre-se de verificar se o seu microfone está configurado, para isso é só observar se ele aparece no mixer da audio e se move quando você fala, se não aparecer clique na configuração do microfone e procure pelo seu.

add microfone no OBS
Depois inicie sua gravação, o arquivo deve ir para a pasta vídeos do seu pc

Fazendo uma live no Instagram utilizando o OBS e sua WEBCAM

Para isso antes é importante que você entenda que o Instagram não possui um recurso próprio pra isso, mas é possível mesmo assim realizar essa configuração, para isso vamos utilizar o site chamado Yellow Duck TV baixe a versão para seu sistema operacional

Faça o login com as credenciais do seu Instagram

Ele vai te liberar as chaves como nessa tela:

copie as chaves e cole no obs, configuração/ transmissão/Personalizado

Agora navegue em configurações no OBS Transmissão, mude o serviço para personalizado e vamos colar as chaves do Duck no OBS o RTMP vai em servidor e o Stream Key em Chave de transmissão, depois aplique e saia

RTMP vai em servidor e o Stream Key em Chave de transmissão, depois aplique e saia

O próximo passo é clicar em Iniciar transmissão no OBS e depois sua transmissão deverá começar automaticamente no instagram

transmitir obs

É isso, se esse conteúdo te ajudou me ajude compartilhar para que mais pessoas possam chegar aqui.

Como Gerar Milhares de Acessos em seu Blog

Como Gerar Milhares de Acessos em seu Blog

Hoje eu vou te mostrar como é possível criar um blog de sucesso e ter milhares de acessos todos os dias

Recentemente eu gravei um podcast falando sobre o tema, mas sei que muitas pessoas preferem ler então eu decidi escrever esse artigo para te ensinar o caminho mais curto para você planejar o conteúdo do seu blog para definitivamente gerar tráfego orgânico e começar a receber visitas.

Se você quiser ouvir o podcast enquanto lê esse artigo, é só dar o play aqui:

Entenda como o Google Funciona antes de criar seu blog

Esse é com certeza o primeiro passo para você iniciar um blog e ter resultados com ele, o Google é um buscador e as pessoas utilizam a ferramenta para buscar coisas, então a melhor maneira para você criar seu blog é produzir um conteúdo que irá responder as perguntas do seu público, se você pensou assim não está errado, porém esse pode ser um caminho muito longo até o resultado, e eu sei que se você está aqui você quer um atalho para ter resultado com seu blog certo? E é justamente isso que vou te mostrar.

Como criar um planejamento do conteúdo do seu blog

Vídeo completo sobre “Como Gerar Acessos em seu Blog”

O planejamento é a fase mais importante para construir um blog e ter bastante acessos, e para fazer isso você basicamente precisa:

Listar quais são as dores do seu público-alvo

Eu já falei bastante sobre público-alvo e persona aqui no blog, no podcast e no Youtube. Inclusive recomendo que se você tem dúvidas sobre isso assista esse vídeo antes de continuar

Vídeo onde ensino você identificar o público-alvo e a persona do seu negócio

Todas as pessoas possuem dores, sonhos e medos e é justamente isso que você precisa identificar. Vamos a um exemplo, digamos que meu nicho é sobre “Como Ganhar Dinheiro na Internet” logo uma dor muito clara desse público seria: “Não conseguir ganhar dinheiro na internet”, “Estar sendo bombardeado por conteúdos que não ensinam como ganhar dinheiro na internet” e uma pergunta que esse tipo de usuário vai fazer para o Google nas buscas ou até mesmo no Youtube pode ser: “Como ganhar dinheiro pela internet” ou “Como trabalhar pela internet”.

E claro que além dessas perguntas esse público terá muitas outras, e por isso é muito importante que você entenda quem é sua persona, quanto mais você alinhar o seu conteúdo sobre isso melhor será o seu resultado, por tanto a sua tarefa nessa fase da criação do seu blog é: Listar todas as perguntas que sua persona pode fazer.

Descobrir a quantidade de acessos de cada palavra-chave

Agora você precisa descobrir a quantidade de acessos que cada pergunta, dor, dor, ou sonho que você listou possui no Google para saber onde focar a produção do seu conteúdo, para isso você pode utilizar duas ferramentas o “Gerenciador de Palavras-chave do Google” ou o “Ubersuggest“.

O Ubersuggest é uma ferramenta free, mas só pode ser utilizada três vezes por dia, para utilizar basta acessar o site inserir sua palavra chave no campo de buscas e depois selecionar o idioma, veja um exemplo:

Usando o Ubersuggest no blog

Observe que eu coloquei a palavra-chave nesse caso “Como ganhar dinheiro pela internet” e ele me trouxe a quantidade de pessoas que buscam por isso todos os meses, no caso foi 14.800 esse é o volume de buscas mensais.

Usando o Ubersuggest no blog

Nessa próxima tela observe que ele me traz outras variações da mesma palavra-chave e mostra a quantidade de buscas de cada uma, e olha o que eu acabei de descobrir que o termo “Como ganhar dinheiro na internet” tem muito mais acessos do que “como ganhar dinheiro PELA internet” e é exatamente isso que eu preciso, logo vou anotar o termo em que eu realmente preciso ranquear para ter um melhor resultado pois é a forma como a maioria das pessoas do meu público-alvo está escrevendo no google.

Usando o Ubersuggest no blog

O Ubersuggest também irá fornecer a url de alguns conteúdos que estão ranqueando nessa palavra chave, e você pode acessar para conferir as semelhanças entre cada um e entender o motivo pelo qual o Google está dando autoridade nessa palavra-chave para cada um desses artigos.

Você também pode fazer essa mesma pesquisa utilizando o Gerenciador de Palavra-chave do Google Ads. Mas para isso é necessário criar uma conta no Google Ads, e gerar um boleto, mesmo que você não efetue o pagamento para conseguir liberar as ferramentas de anunciante do Google, depois de fazer isso navegue na aba ferramentas do seu Google Ads e procure por Gerenciador de Palavra-chave ou clique aqui

No gerenciador de Palavra-chave clique em Ver volume de pesquisas e previsões, coloque a palavra chave que você quer descobrir a quantidade de acessos e clique em COMEÇAR

Usando o Gerenciador de Palavra Chave do Google Ads

Observe que dessa vez eu utilizei a palavra-chave que vi que era mais forte “como ganhar dinheiro na internet” e o resultado foi surpreendente o Google me informou que ele imprime cerca de 380mil vezes nas buscas mensais resultados com esse termo, isso significa que se você ranquear um blog só falando sobre isso e conseguir se posicionar em todas as variações dessa palavra-chave seu blog já teria mais de 300 mil acessos mensais.

A sua tarefa nessa fase é justamente isso, listar as palavras e anotar a quantidade de acessos e claro focar nas que irão trazer uma maior quantidade de resultados pra você.

Produzir os conteúdos e focar em trabalhar bem o SEO de cada conteúdo

Agora que você entendeu isso o próximo passo é criar conteúdos que realmente possuam valor para seu cliente, e claro que estejam dentro das normas básicas de SEO para conseguir ranquear.

Eu indico que você abra os 5 primeiros resultados do Google para cada palavra-chave e veja a quantidade de palavras que cada um desses artigos utilizaram, depois de fazer isso você já terá o primeiro dado necessário para produzir um conteúdo que irá ranquear no Google, se o maior texto desses for de 600 palavras, então você deve produzir um com mais de 1200 palavras e assim segue.

Mas não adianta criar textos grandes para ranquear no Google, é necessário muito mais que isso, o próximo passo é solidificar a palavra-chave, sempre utilize ela na sua url exemplo seusite.com.br/como-ganhar-dinheiro-na-internet e claro ela deve aparecer no seu título H1 do seu site exemplo: COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET GUIA COMPLETO

Além disso outras dicas importantes de SEO são:

sempre utilize a palavra chave no início dos parágrafos,

produz textos com parágrafos curtos e objetivos,

crie mais conteúdos sobre o assunto em seu blog e link os conteúdos dentro do texto,

Tome cuidado para não ficar repetindo a palavra-chave desnecessariamente, não escreva para o Google, escreva para seu cliente, ninguém vai ler um texto que não faz sentido, SEO é muito mais que tráfego é necessário produzir conteúdo de valor,

Utilize ALT nas imagens que usar em seu post, ou seja descrição com a palavra-chave e título da imagem com a palavra-chave,

Tudo isso que falei sobre SEO é o básico do básico necessário para produzir um texto que tenha potencial de ranquear no Google, se você quiser ir muito mais longe você pode ler alguns livros sobre o assunto ou estudar e pesquisar mais sobre o tema.

Seguem alguns livros que eu já li e indico sobre SEO

  • A cauda longa – Esse livro não é muito barato, mas definitivamente é um dos melhores livros sobre SEO
  • A Arte do SEO – Esse livro também não está entre os mais baratos, mas está entre os mais completos sobre SEO que você irá encontrar

E se eu não tiver tempo para fazer tudo isso?

A vida do empreendedor é muito corrida, se você leu esse artigo, entendeu os benefícios de posicionar o seu blog no Google, mas sabe que não daria conta de realizar todo esse planejamento ou até mesmo produzir os artigos e ter certeza que eles estão preparados para se posicionar no Google, você pode então contratar um funcionário para escrever os seus artigos ou quem sabe uma empresa especializada em textos para blog. Esse investimento não é caro principalmente perto do resultado que ele irá gerar para seu negócio, a copyweb tem planos de produção de conteúdo a partir de R$49,00 reais é um investimento que irá se pagar com certeza, e sai mais barato até do que manter um funcionário em sua empresa.

Conclusão

Como você deve ter percebido é muito mais fácil produzir um conteúdo quando você já tem um guia para isso. Lendo esse artigo podemos concluir que para você criar um blog de sucesso e ter resultados com ele você precisa: Entender a dor do seu público, Descobrir como eles procuram por essas dores nos buscadores, Criar um mapa com a quantidade de acessos que cada palavra-chave buscada possuí e por fim escrever um conteúdo bem estruturado melhor que de seus concorrentes aplicando o básico de SEO pelo menos.