As companhias cada vez mais estão adotando como estratégia o marketing de influência, apostando mais em influenciadores. E de acordo com o relatório, os orçamentos previstos para tal estratégia vão aumentar este ano, isto está atrelado ao fato de que o público, está cada vez mais cauteloso sobre em quem confiar e diante deste cenário, nada mais propício para os produtores de conteúdo, pois são mais confiáveis e ganham relevância.

Veja algumas tendências globais:

Notícias

Um dos insights do relatório é sobre notícias, pois, cada vez mais, estão interligadas, tanto em relação às plataformas, quanto em relação aos emissores. Pois, hoje, o que se entende por notícia é uma combinação de jornalismo, informação, opinião e conteúdo. Por conta disso, a notícia não vem apenas de jornalistas, mas de outros influenciadores.

Conteúdo patrocinado

Estudo feito pela Harvard Business Review descobriu que, desde 2017, a lacuna entre as atitudes favoráveis e não favoráveis em relação ao conteúdo patrocinado foi fechada. Com isso, o relatório publicado ressalta que o conteúdo patrocinado não afugenta seguidores e tão pouco diminui o engajamento. Dessa forma, este ano, o público continuará se engajando e confiando no conteúdo patrocinado tanto quanto orgânico e as marcas poderão ficar menos nervosas em relação a isso.

Postagens em evolução

Permanecendo mais tempo dentro de casa, os criadores de conteúdo começaram a adaptar as postagens para categorias de maior interesse do público, tais como condicionamento físico, dicas de alimentação saudável, hobbies. Isso fez com os criadores de conteúdo compreendessem outros aspectos a serem explorados. Os conteúdos também ficaram mais autênticos e menos roteirizados.

receita alternativa

Por conta do que estamos enfrentando desde 2020, muitos influenciadores sofreram forte impacto negativo em seus contratos. Em decorrência disso, muitos desses profissionais mudaram seu foco em busca de receita alternativa, diversificando então as fontes de receita. De acordo com o levantamento, mais influenciadores estão colocando conteúdo em busca de monetização em plataformas como o Patreon, que é um site que utiliza o financiamento coletivo como forma de monetização.

Criatividade

Na hora de produzir o conteúdo, os influenciadores tornaram-se mais criativos. Assim sendo, os anunciantes descobriram que os influenciadores podem ser úteis quando as filmagens comerciais em grande escala estão suspensas. O relatório prevê que as marcas precisarão exercitar a criatividade para manter esses formatos novos e envolventes.

Micro influenciadores são poderosos

Pois fornecerem grande valor às marcas com sua capacidade de acessar micro comunidades bem definidas, pois os comentários feitos em suas postagens, sejam elas patrocinadas ou promocionais, possuem uma maior tendência a ser mais sobre a marca.

Diversidade

As redes sociais estão em estágio inicial de transformação deixando o individualismo no passado e dando maior espaço para ao coletivismo. Os  consumidores que participaram do estudo dizem que passaram a seguiir um grupo de influenciadores mais diversificados. Para desenvolver um elenco de influenciadores cada vez mais diversificado, as marcas necessitarão demonstrar um empenho interno e externo focado na diversidade e inclusão.

Nivelamento e qualificação

Nos EUA e no Reino Unido, surgiram associações de influenciadores, quase como um verdadeiro sindicato. São eles, o American Influencer Council nos EUA e o The Creator Union no Reino Unido, que possuem como objetivo padronizar a compensação e treinar os influenciadores para se qualificaram com o intuito de que possam melhor negociar os termos de seus contratos.

Social Commerce

Apesar de os influenciadores ajudarem a gerar conversão para o e-commerce com o famoso bordão “arraste para cima”, este ano, companhias como Google e Walmart têm planos de investir em conteúdo de vídeo comprável disponibilizados por influenciadores nas plataformas do YouTube e TikTok. Agrupando confiança, conveniência e comércio social, as postagens se tornarão uma parte importante das compras neste ano.