A Tesla Gigafactory Berlin está agora na fase da instalação de equipamentos de produção, mas não tem aprovação para iniciar os trabalhos.
Mesmo sem a aprovação final do projeto, a Tesla avançou com a construção na Gigafactory Berlin.
A empresa enfrenta certa resistência por parte de ambientalistas com relação ao desmatamento e levanta preocupações acerca do abastecimento de água no local da nova fábrica perto de Berlim.
Buscando não parar com o projeto, a montadora decidiu avançar com licenças individuais, e a estratégia tem lá seus próprios desafios.
Um novo relatório da Handelsblatt – publicação alemã que tem acompanhado de perto o projeto – por meio de seus pedidos de licença, afirma que a Tesla ainda pretende iniciar a produção em julho, e que a montadora poderia potencialmente obter a aprovação final no próximo mês.
De acordo com o o ministro do meio ambiente de Brandenburg, Axel Vogel, a Tesla atualmente tem um caminho para alcançar a produção experimental sem a aprovação ambiental final para a Gigafactory Berlin.
Mas, a montadora necessita da aprovação final para iniciar a produção em massa de seus veículos elétricos.
Tesla Gigafactory Berlin é sem sombra de dúvidas o projeto de maior importancia da montadora em 2021.
A empresa só irá vender o Model Y na Europa quando veículo for produzido na nova fábrica.
Além do Model Y, a Gigafactory Berlin também vai produzir células de bateria 4680 e será o primeiro veículo de produção a usar a nova arquitetura de bateria estrutural da Tesla.
Portanto, a pressão sobre a Tesla só aumenta, para que cumpra a sua programação de iniciar a produção na Gigafactory Berlin.