Um levantamento feito pela Cortex Intelligence constatou quais foram as marcas que melhor usaram os recursos de marketing digital para ficarem em evidência nas buscas durante a Black Friday. Foi realizado um monitoramento, entre os dias 9 e 29 de novembro, das notícias em destaque em buscas do Google e a respectiva influência das marcas no rankeamento. A partir desse estudo, a Cortex elaborou um ranking das empresas que tomaram as melhores estratégias de SEO e InboundPR.

No topo do ranking o destaque ficou, na categoria varejo, para o Magazine Luiza, a marca teve melhor potencial de atração de clientes por meio de estratégias de Inbound PR. De acordo com a análise da companhia, o desempenho ocorreu pela simultaneidade entre a divulgação de pautas para veículos de comunicação, como as notícias sobre a alta nas ações da empresa, em conjunto com a decisão de fazer promoções diárias de seus produtos.

Em segundo lugar ficou a Amazon que centralizou sua estratégia na véspera da Black Friday. Na categoria marca, a Samsung ficou com a terceira posição. Pois sua companhia apareceu de forma mais acentuada nas notícias para o consumidor que buscou “Black Friday” na sexta-feira, dia 27 de novembro. Entretanto, o interesse pelos produtos da marca já se mantinha entre médio e alto, durante todo o mês de novembro.

Apesar das varejistas terem predominado o ranking, a Cortex também destaca o desempenho do foodservice. As promoções em comida comandadas, principalmente, pelo iFood influenciaram na maior presença de marcas de fast food tais como o Burger King e Pizza Hut, aponta o levantamento. Confira o ranking completo: