Quando o tema é Comunicação Empresarial e Organizacional, o Marketing Digital tem ganhado cada vez mais força. Empresas de pequeno, médio e grande porte têm notado que para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é essencial apostar na estratégia, pensando sempre na automação das atividades. E é para esta tarefa que entram em cena os chamados robôs no Marketing Digital.
Mesmo causando polêmica, a tecnologia e a programação no Marketing são essenciais para planejar ações e mensurar resultados.
Grande parte do trabalho na área digital não demanda criatividade humana e é repetitiva. Desta forma, os robôs, ou bots, conseguem agilizar toda a demanda, ganhando tempo e fazendo com que os profissionais se dediquem à criação e à análise de dados.
Com isso, o empreendedor ganha tempo e poupa recursos valiosos, além de potencializar o alcance das suas ações.
O que é um robô no Marketing Digital
De forma ampla, o robô no Marketing Digital se refere a softwares que fazem atividades de forma repetitiva e automatizada no ambiente virtual.
A intenção é potencializar as ações de Comunicação com o público e diminuir custos para uma empresa. Com os robôs, é possível, entre outras funções, enviar e-mails, encontrar leads, acompanhar a jornada de um visitante em seu site e responder perguntas de forma curta e objetiva.
Vale lembrar que tudo isso, entretanto, não dispensa o trabalho árduo dos profissionais de Marketing. A equipe precisa ser capacitada e entender o que os dados coletados significam e como é possível usá-los ao favor da empresa.
Automação e Chatbots
Quando se fala em robô no Marketing Digital, duas palavras vêm à mente: automação e chatbots.
A primeira delas, se refere a softwares e plataformas capazes de otimizar o processo de avaliação de dados, nutrição de leads e outras demandas. A tecnologia permite realizar ações de forma otimizada e impede que os colaboradores percam tempo.
Além disso, com a automação, o produto, serviço e conteúdos da empresa chegam ao cliente de forma mais personalizada e mais eficaz.
Já os chatbots ou robôs atendentes, são softwares capazes de dialogar com consumidores e visitantes, tendo como base um banco de dados.
Basicamente, o sistema é composto por respostas automáticas, com o intuito de sanar as principais dúvidas dos clientes. Isso permite agilidade no atendimento online, além de uma economia para a empresa.
O que uma empresa precisa fazer antes de recorrer aos robôs no Marketing Digital?
Antes de recorrer aos robôs, seja na área de automação ou para chatbots, uma empresa precisa definir quais são seus objetivos. Isto é, o que ela espera com a aquisição do serviço e onde pretende chegar.
Depois disso, também é importante realizar uma pesquisa de mercado para saber quais são as marcas mais utilizadas para cada demanda e quais oferecem o melhor custo-benefício.
Por fim, após adquirir os serviços, experimente as ferramentas e promova testes para descobrir se a opção é mesmo a mais indicada para a sua empresa e para os seus objetivos.
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