Como definir o Público-Alvo e a Persona do Seu Negócio
Com certeza você já ouviu falar de público-alvo, porém é um tema que gera bastante confusão no marketing digital. Parece ser algo muito simples e que na maioria das vezes é esquecido no marketing digital.
Após você definir o nicho de mercado que irá atuar, chegou a hora de entender o que é um público-alvo e persona e como fazer essa classificação da forma correta para ter sucesso em suas campanhas.
O que é Público-alvo
Público-alvo é uma parcela do seu nicho de mercado que compartilha interesses mais “amplos” como: grau de escolaridade, classe social, objetivos e interesses.
O que não podemos esquecer é que em um planejamento de marketing digital você também precisará definir a persona do seu negócio.
O que é Persona
Persona é um segmento mais detalhado dentro do seu público-alvo por exemplo: “Joana, empreendedora, mãe, tem 34 anos é formada em jornalismo e quer largar a profissão para virar nômade digital e passar mais tempo com os filhos”.
Por que eu preciso definir o público-alvo e a persona do meu negócio?
A definição clara de um público-alvo e a criação da persona, irá ajudar o empreendedor a criar produtos e conteúdos pensando exatamente em seu público, é aquela sensação que temos as vezes quando encontramos um conteúdo e falamos, nossa eu estava pensando nisso hoje, ou ele leu a minha mente, isso não acontece “atoa” isso acontece porque o conteúdo ou o produto foi desenvolvido pensando exatamente como você pensa.
Passos para definir o seu público alvo hoje!
1 – Pesquisa o seu nicho de mercado
É muito importante fazer um levantamento em seu mercado, para que você consiga enxergar as oportunidades dentro das necessidades do seu público-alvo e você pode fazer isso analisando a concorrência.
Tem uma frase que gosto muito que é “ O inteligente aprende com os próprios erros. O sábio aprende com os erros dos outros.” Na pesquisa de mercado tente sempre ser o sábio, veja as oportunidades que seus concorrentes estão deixando passar, leia os comentários das redes sociais que eles estão deixando passar.
2 – Detalhe o perfil do seu público
Agora que você pesquisou o público dos seus concorrentes, comece a trazer detalhes do tipo: qual a média de idade deles, qual a classe social, qual é o ticket médio que estão dispostos a pagar, qual é o sexo deles, qual é a sua região? Com esses dados amplos você terá em mãos as primeiras informações para iniciar a sua estratégia.
3 – Converse com pessoas do seu público-alvo
Tente participar de lives, eventos presenciais, grupos e comunidades e se envolver com este público para ter uma conversa com alguns membros, isso irá te ajudar a entender ainda mais quais são os seus objetivos e necessidades para completar o seu estudo de mercado.
Agora chegou a hora de definir uma persona para seu negócio
Com todas essas informações em mãos é muito importante definir a persona do seu negócio, que nada mais é do que realmente criar um cliente perfeito fictício para utilizar as semelhanças dele para utilizar na hora de criar conteúdos e produtos.
Comece encontrando uma foto no google imagem de alguém muito parecido com o seu cliente perfeito, veja um exemplo que encontrei no google.
Agora vamos dar um nome e definir a idade dela, neste caso: Joana, 38 anos.
O segundo passo para definir a persona do seu negócio é começar a trazer características pessoais para Joana, vamos lá:
Joana tem 38 anos é mãe do Matheus e da Marina, ela é jornalista de formação e sempre atuou na área, porém com as viagens e a dedicação no jornalismo estava se sentindo frustrada por não conseguir dar atenção aos filhos que estão crescendo. Joana tem pesquisado todos os dias formas de transformar a carreira em uma profissão onde pode trabalhar de casa e passar mais tempo com a família.
Você conseguiu entender que por mais que tenhamos um público-alvo no qual Joana se enquadra que seria algo como: Classe Média Alta, idade entre 30 e 50 anos, com o objetivo de mudar de vida etc. Não tínhamos em mente algo tão definido como temos agora, o que torna possível construir produtos pensando exatamente na persona do seu nicho de mercado. Você já parou para pensar em quantas Joanas existem por ai? Por mais que o perfil que você definiu seja de uma pessoa, fica muito fácil pensar em quantas mães e pais não estão passando exatamente por essa dificuldade, sentindo as mesmas dores da Joana, com isso em mãos podemos ir para o nosso passo final, a produção de conteúdo e a criação do nosso produto.
OBS: É importante você saber, que alguns negócios possuem mais personas, você pode criar 2, 3, 4 tudo depende do seu projeto.
Como construir produtos e conteúdos utilizando a persona definida do seu negócio
Uma coisa que eu adoro indicar para meus alunos é imprimir a foto da sua persona com a bio e deixar do lado do seu computador para que toda vez que você comece a produzir um conteúdo ou pensar em um produto você olhe para ela e realmente imagine como seu produto ou conteúdo irá ajudar a sua persona. Com isso em mãos é possível criar conteúdos com muito mais valor, é o caso de um blog, por mais que a gente saiba que precisa escrever lá toda semana para conseguir um bom posicionamento, ter conteúdo de qualidade etc, ainda assim ficamos perdidos com tanto conteúdo, agora se você pensar nas dores da sua persona e focar em escrever conteúdos que irão ajudar ela a resolver os seus problemas você terá muito mais assertividade e quando ela acabar de ler um conteúdo terá a sensação de que aquilo foi escrito exatamente para ela.
Mais no final das contas, o que eu vou fazer com o Público-alvo que eu defini para meu negócio?
Não se preocupe e nem pense que a definição do público-alvo foi apenas para chegar na persona do seu negócio. O público-alvo também irá te ajudar a criar campanhas patrocinadas, onde você irá utilizar essas informações para começar a segmentação do primeiro nível dos seus anúncios etc. Por isso continue documentando e guardando essas informações, pois no futuro você utilizara.