Hoje eu vou te mostrar como é possível criar um blog de sucesso e ter milhares de acessos todos os dias
Recentemente eu gravei um podcast falando sobre o tema, mas sei que muitas pessoas preferem ler então eu decidi escrever esse artigo para te ensinar o caminho mais curto para você planejar o conteúdo do seu blog para definitivamente gerar tráfego orgânico e começar a receber visitas.
Se você quiser ouvir o podcast enquanto lê esse artigo, é só dar o play aqui:
Entenda como o Google Funciona antes de criar seu blog
Esse é com certeza o primeiro passo para você iniciar um blog e ter resultados com ele, o Google é um buscador e as pessoas utilizam a ferramenta para buscar coisas, então a melhor maneira para você criar seu blog é produzir um conteúdo que irá responder as perguntas do seu público, se você pensou assim não está errado, porém esse pode ser um caminho muito longo até o resultado, e eu sei que se você está aqui você quer um atalho para ter resultado com seu blog certo? E é justamente isso que vou te mostrar.
Como criar um planejamento do conteúdo do seu blog
O planejamento é a fase mais importante para construir um blog e ter bastante acessos, e para fazer isso você basicamente precisa:
Listar quais são as dores do seu público-alvo
Eu já falei bastante sobre público-alvo e persona aqui no blog, no podcast e no Youtube. Inclusive recomendo que se você tem dúvidas sobre isso assista esse vídeo antes de continuar
Todas as pessoas possuem dores, sonhos e medos e é justamente isso que você precisa identificar. Vamos a um exemplo, digamos que meu nicho é sobre “Como Ganhar Dinheiro na Internet” logo uma dor muito clara desse público seria: “Não conseguir ganhar dinheiro na internet”, “Estar sendo bombardeado por conteúdos que não ensinam como ganhar dinheiro na internet” e uma pergunta que esse tipo de usuário vai fazer para o Google nas buscas ou até mesmo no Youtube pode ser: “Como ganhar dinheiro pela internet” ou “Como trabalhar pela internet”.
E claro que além dessas perguntas esse público terá muitas outras, e por isso é muito importante que você entenda quem é sua persona, quanto mais você alinhar o seu conteúdo sobre isso melhor será o seu resultado, por tanto a sua tarefa nessa fase da criação do seu blog é: Listar todas as perguntas que sua persona pode fazer.
Descobrir a quantidade de acessos de cada palavra-chave
Agora você precisa descobrir a quantidade de acessos que cada pergunta, dor, dor, ou sonho que você listou possui no Google para saber onde focar a produção do seu conteúdo, para isso você pode utilizar duas ferramentas o “Gerenciador de Palavras-chave do Google” ou o “Ubersuggest“.
O Ubersuggest é uma ferramenta free, mas só pode ser utilizada três vezes por dia, para utilizar basta acessar o site inserir sua palavra chave no campo de buscas e depois selecionar o idioma, veja um exemplo:
Observe que eu coloquei a palavra-chave nesse caso “Como ganhar dinheiro pela internet” e ele me trouxe a quantidade de pessoas que buscam por isso todos os meses, no caso foi 14.800 esse é o volume de buscas mensais.
Nessa próxima tela observe que ele me traz outras variações da mesma palavra-chave e mostra a quantidade de buscas de cada uma, e olha o que eu acabei de descobrir que o termo “Como ganhar dinheiro na internet” tem muito mais acessos do que “como ganhar dinheiro PELA internet” e é exatamente isso que eu preciso, logo vou anotar o termo em que eu realmente preciso ranquear para ter um melhor resultado pois é a forma como a maioria das pessoas do meu público-alvo está escrevendo no google.
O Ubersuggest também irá fornecer a url de alguns conteúdos que estão ranqueando nessa palavra chave, e você pode acessar para conferir as semelhanças entre cada um e entender o motivo pelo qual o Google está dando autoridade nessa palavra-chave para cada um desses artigos.
Você também pode fazer essa mesma pesquisa utilizando o Gerenciador de Palavra-chave do Google Ads. Mas para isso é necessário criar uma conta no Google Ads, e gerar um boleto, mesmo que você não efetue o pagamento para conseguir liberar as ferramentas de anunciante do Google, depois de fazer isso navegue na aba ferramentas do seu Google Ads e procure por Gerenciador de Palavra-chave ou clique aqui
No gerenciador de Palavra-chave clique em Ver volume de pesquisas e previsões, coloque a palavra chave que você quer descobrir a quantidade de acessos e clique em COMEÇAR
Observe que dessa vez eu utilizei a palavra-chave que vi que era mais forte “como ganhar dinheiro na internet” e o resultado foi surpreendente o Google me informou que ele imprime cerca de 380mil vezes nas buscas mensais resultados com esse termo, isso significa que se você ranquear um blog só falando sobre isso e conseguir se posicionar em todas as variações dessa palavra-chave seu blog já teria mais de 300 mil acessos mensais.
A sua tarefa nessa fase é justamente isso, listar as palavras e anotar a quantidade de acessos e claro focar nas que irão trazer uma maior quantidade de resultados pra você.
Produzir os conteúdos e focar em trabalhar bem o SEO de cada conteúdo
Agora que você entendeu isso o próximo passo é criar conteúdos que realmente possuam valor para seu cliente, e claro que estejam dentro das normas básicas de SEO para conseguir ranquear.
Eu indico que você abra os 5 primeiros resultados do Google para cada palavra-chave e veja a quantidade de palavras que cada um desses artigos utilizaram, depois de fazer isso você já terá o primeiro dado necessário para produzir um conteúdo que irá ranquear no Google, se o maior texto desses for de 600 palavras, então você deve produzir um com mais de 1200 palavras e assim segue.
Mas não adianta criar textos grandes para ranquear no Google, é necessário muito mais que isso, o próximo passo é solidificar a palavra-chave, sempre utilize ela na sua url exemplo seusite.com.br/como-ganhar-dinheiro-na-internet e claro ela deve aparecer no seu título H1 do seu site exemplo: COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET GUIA COMPLETO
Além disso outras dicas importantes de SEO são:
sempre utilize a palavra chave no início dos parágrafos,
produz textos com parágrafos curtos e objetivos,
crie mais conteúdos sobre o assunto em seu blog e link os conteúdos dentro do texto,
Tome cuidado para não ficar repetindo a palavra-chave desnecessariamente, não escreva para o Google, escreva para seu cliente, ninguém vai ler um texto que não faz sentido, SEO é muito mais que tráfego é necessário produzir conteúdo de valor,
Utilize ALT nas imagens que usar em seu post, ou seja descrição com a palavra-chave e título da imagem com a palavra-chave,
Tudo isso que falei sobre SEO é o básico do básico necessário para produzir um texto que tenha potencial de ranquear no Google, se você quiser ir muito mais longe você pode ler alguns livros sobre o assunto ou estudar e pesquisar mais sobre o tema.
Seguem alguns livros que eu já li e indico sobre SEO
- A cauda longa – Esse livro não é muito barato, mas definitivamente é um dos melhores livros sobre SEO
- A Arte do SEO – Esse livro também não está entre os mais baratos, mas está entre os mais completos sobre SEO que você irá encontrar
E se eu não tiver tempo para fazer tudo isso?
A vida do empreendedor é muito corrida, se você leu esse artigo, entendeu os benefícios de posicionar o seu blog no Google, mas sabe que não daria conta de realizar todo esse planejamento ou até mesmo produzir os artigos e ter certeza que eles estão preparados para se posicionar no Google, você pode então contratar um funcionário para escrever os seus artigos ou quem sabe uma empresa especializada em textos para blog. Esse investimento não é caro principalmente perto do resultado que ele irá gerar para seu negócio, a copyweb tem planos de produção de conteúdo a partir de R$49,00 reais é um investimento que irá se pagar com certeza, e sai mais barato até do que manter um funcionário em sua empresa.
Conclusão
Como você deve ter percebido é muito mais fácil produzir um conteúdo quando você já tem um guia para isso. Lendo esse artigo podemos concluir que para você criar um blog de sucesso e ter resultados com ele você precisa: Entender a dor do seu público, Descobrir como eles procuram por essas dores nos buscadores, Criar um mapa com a quantidade de acessos que cada palavra-chave buscada possuí e por fim escrever um conteúdo bem estruturado melhor que de seus concorrentes aplicando o básico de SEO pelo menos.