Embora a sociedade brasileira, seja composta em sua maioria por mulheres, no mundo corporativo a realidade é outra.

Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Startups, apontam que apenas 15,7% das startups são lideradas por mulheres. Dentre os motivos ainda rege o preconceito e estereótipos do tipo “dona de casa”, mas o lugar de mulher é onde ela quiser, e para você se inspirar, listei abaixo 6 startups lideradas por mulheres, confira:

Nubank

Única startup no mundo avaliada em US$10 bi que possui uma mulher como fundadora. Atualmente, Cristina Junqueira é vice-presidente do banco digital. Ela é uma verdadeira inspiração para todos os empreendedores, principalmente mulheres da área da tecnologia, segmento este dominado pelos homens.

Além de ter sido a primeira mulher grávida a ser capa da revista Forbes no Brasil.

Chefftime

Startup que entrega kits com alimentos para os amantes da gastronomia cozinharem em casa, é liderada por Daniella Mello. Além de liderar um negócio de sucesso, Daniella serve de inspiração por conseguir gerenciar questões tão diferentes que envolvem a operação do negócio: estratégia, produto, crescimento da empresa, operação, logística e distribuição.

O Amor é Simples

Startup que disponibiliza vestidos de noiva não convencionais a preços justos, que já atendeu cerca de 1300 noivas no Brasil, liderada por Natália Pegoraro, fundadora e CEO, que inclusive é bastante conhecida no universo empreendedor brasileiro e internacional.

Gupy

 Atualmente é tida como a principal empresa de software de recrutamento e seleção do país. À frente da operação como CEO  e cofundadora que atende grandes empresas do mercado brasileiro, está Mariana Dias,

Além de criar o software para recrutamento, a Gupy também deu origem ao maior evento de inovação em Recursos Humanos da América Latina.

Agrosmart

Fundada por Mariana Vasconcelos, que atualmente é a presidente da startup. Uniu dois segmentos onde a maioria são os homens, quais sejam, o agronegócio e tecnologia.

Apesar de todo o preconceito enfrentado por Mariana no início, hoje a Agrosmart é uma das principais empresas em monitoramento de cultivo de grãos no Brasil.

Upik

Marcia Monteiro, arquiteta, lançou o UpiK, serviço que oferece um “arquiteto de bolso”. Um robô virtual cadastra o interessado, feito isso, um arquiteto dá orientações sobre como reformar sua residência – a uma fração do preço usualmente cobrado no mercado.

Estas e outras histórias de sucesso de startups lideradas por mulheres precisam ser ainda mais reconhecidas do que aquelas de crescimento de empresas que têm liderança masculina.

Outro paradigma a ser quebrado é a questão de investimentos recebidos, pois de acordo com um estudo feito pela Boston Consulting Group, as startups fundadas por mulheres recebem menos investimentos do que aquelas criadas por homens.

Futuramente, esse cenário pode mudar, principalmente se observarmos a maioria feminina, que está presente na graduação, mestrado, doutorado ou então cursos de liderança.

Para ajudar a incentivar startups lideradas por mulheres, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!