Facebook Ads ou Google Ads? Qual é o melhor para mim? Qual vai me fazer gerar mais vendas? Essa é uma ótima pergunta, pois se você está se fazendo já conhece a importância do tráfego pago para seu negócio.
Nesse artigo, eu vou te ajudar encontrar a melhor plataforma de anúncios para que você consiga ter melhores resultados, reduza seus gastos e entenda de uma vez por todas quando usar Google Ads e quando usar Facebook Ads e como combinar Facebook Ads com Google Ads.
Google Ads Quando Usar?
Antes de iniciar sua campanha no Google Ads, você precisa entender qual é o perfil dos usuários que utilizam o Google como seu buscador principal, ou seja como os usuários fazem uma busca no Google, veja um exemplo:
Nesse exemplo eu pesquisei sobre, Jardineiro na Grande São Paulo, e os resultados foram direto ao ponto, o Google me listou alguns anunciantes que estavam utilizando essa palavra chave, e se nesse caso eu realmente fosse contratar um jardineiro certamente o próximo passo era abrir os dois sites e fazer um orçamento.
Observe que o perfil do usuário no Google é um perfil de pessoas já preparadas para compra, pessoas que já sabem o que elas realmente querem, logo o Google Ads será melhor se você quer atingir esse público.
Facebook Ads Quando Devo Usar?
Muitas pessoas acreditam que o Facebook é uma plataforma como o Google, onde você pode fazer anúncio de seu produto ou serviço diretamente e irá ter resultados, mas não é bem assim.
Primeiro você deve entender o perfil das pessoas utilizando o Facebook ou o Instagram, ninguém que usa essas redes sociais esta pesquisando sobre um produto, primeiro porque não tem como, segundo porque o Facebook e o Instagram são redes sociais, e uma rede social serve para você relaxar, conversar com os amigos, postar fotos do seu dia, mas eu não estou querendo dizer que fazer venda nessas plataformas é algo impossível, estou querendo dizer que a estratégia aqui não pode ser de venda direta.
Renan então como eu devo usar o Facebook para vender?
Você precisa jogar o jogo do Facebook, a ideia é conhecer o seu público alvo e sua persona e com base nisso você irá trabalhar com as pessoas que não estão ainda preparadas para compra, por falar nisso você sabia que apenas 7% das pessoas estão preparadas para comprar um produto? Esse dado é super importante pois ele nos ajuda entender o quanto nós precisamos preparar nossos clientes antes de então gerar uma venda.
Como preparar meu cliente para vender no Facebook Ads?
Essa preparação pode ser feita de muitas formas, tudo depende do quanto você realmente quer isso, quanto está dispostos a investir, quanto de conteúdo você cria sobre o seu negócio e o quanto você entende de Inbound Marketing.
Mas na prática um exemplo legal seria o seguinte: Digamos que você está tentando vender um serviço de aparelhos odontológicos, então você pode criar alguns vídeos no Facebook falando diretamente com sua persona, pessoas que possuem problemas nos dentes que um aparelho pode resolver, faça vídeos do tipo: Você sabia que sua dor de cabeça pode ser causada pelos seus dentes? Você sabia que o sorriso é o seu cartão de visitas? E por ai vai, percebe que quando eu faço isso eu estou disparando gatilhos em meus possíveis clientes, as pessoas que estão com dentes tortos, ou que sentem dor de cabeça todos os dias irão consumir esses conteúdos.
Ok Renan, e agora o que eu devo fazer? Uma vez que você está pegando desconhecidos apresentando o problema você está preparando esses usuários para uma tomada de decisão, ou seja está criando um funil dentro do Facebook. Agora você pode fazer remarketing para esses usuários, agora sim pode anunciar seu serviço apenas para quem consumiu esses vídeos.
Você conseguiu perceber a diferença? Criar uma campanha que vende no Facebook Ads é muito diferente de criar uma campanha que vende no Google Ads, porém as duas ferramentas podem ser aliadas.
Como utilizar o Google Ads e o Facebook Ads em uma campanha só?
Sim você não leu errado e existem muitas formas de se fazer isso e tudo irá depender da sua criatividade, mas eu vou exemplificar aqui utilizando uma forma bem básica, mas que funciona muito bem para vender.
Pense comigo, o Google é gerador de tráfego e está associado a fundo de funil, pessoas que estão decididas em comprar alguma coisa, e o Facebook ou Instagram são redes sociais onde esse cliente irá passar seu tempo.
Se você entendeu isso já deve ter imaginado, que nem todos que irão chegar até sua página de vendas irão comprar, então você pode criar campanhas no Facebook para continuar a sua venda por lá, por exemplo: Cliente que acessou e não comprou, cliente que deixou produto no carrinho e assim por diante.
Dessa maneira você continua o diálogo com quem realmente já está preparado para compra, o que irá fazer agora é estar sempre lembrando seu cliente que ele precisa do seu produto.
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado, e se ele te ajudou eu te convido também a se inscrever em meu cana do Youtube pois lá eu posto vários vídeos sobre Marketing Digital do Zero e como Ganhar Dinheiro pela Internet.
Gravei um podcast também falando ainda mais sobre Facebook Ads e Google Ads, se você quiser continuar falando sobre esse assunto vem ouvir o podcast