Quando falamos em marketing digital, muitas pessoas associam o sucesso dessa iniciativa ao uso das redes sociais. Mas o que poucos percebem é que um ponto é o fator determinante disso tudo: marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo
Para quem não sabe, marketing de conteúdo tem como objetivo desenvolver conteúdo especialmente para o público-alvo da marca. Mais do que oferecer o produto, o marketing de conteúdo tem como base educar esse consumidor a utilizar melhor o produto ou serviço que está oferecendo. Então, de diversas formas, este lead é exposto à marca através da informação que a mesma disponibiliza.
Vantagens de investir no marketing de conteúdo
Se você pensa que isso é complicado e que exige muito investimento para ser implementado, se engana. A partir do conceito que o conteúdo é voltado para o público-alvo, o amplo conhecimento do seu cliente já contribui para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, essas informações podem ser utilizadas pela área de atendimento, de vendas entre outros setores.
Comparado com outras ações de mídia paga, o marketing de conteúdo desenvolve materiais para atender a uma necessidade do público-alvo: informação. Desde a maneira de como usar o produto até mesmo formas de identificar um problema, relacionado a este item, pode ser usado como conteúdo.
Além disso, observamos uma ampla possibilidade de ser aplicada em pequenos e grandes negócios. Seja qual for o nicho que a sua empresa esteja presente, é importante entender que é possível colocar em prática os ensinamentos do marketing de conteúdo. E o melhor de tudo: isso traz resultados consistentes.
E não podemos nos esquecer da versatilidade de como estes conteúdos podem ser apresentados ao público-alvo. Pode ser texto de blog, checklist, e-book, e-mail marketing e muito mais. Produtos físicos também podem apostar no marketing de conteúdo. Por exemplo, uma caixa de gelatina pode conter uma receita utilizando este alimento. Uma marca de moda pode desenvolver uma revista de como combinar o decote com o colar, por exemplo. As aplicações são muitas e a criatividade é um item fundamental nesta hora.
Como colocar o marketing de conteúdo em prática?
A sua empresa pode aplicar os conceitos do marketing de conteúdo a qualquer momento. Basta organizar os profissionais envolvidos nisso e estabelecer um calendário. Geralmente, quando falamos de marketing de conteúdo, estamos falando de uma parte do inbound marketing. Logo, os profissionais que executam isso devem ser especializados no assunto para desenvolver um bom trabalho.
Caso deseje terceirizar o serviço, com certeza terá mais resultados. Escolhendo a agência certa, pode-se ter muito retorno, uma vez que o conteúdo será otimizado e voltado para a conversão. Ou seja, um conteúdo desenvolvido para que o leitor siga o objetivo sem perceber se se trata da intenção na hora de criar o material.
A qualidade do seu trabalho com marketing de conteúdo depende muito de quem vai desenvolver. Além disso, depende da atenção constante aos meios disponíveis e das diversas ferramentas. Por exemplo, se desenvolver um e-book, o mesmo deve ser disponibilizado através das ferramentas de automação de marketing. É um ciclo incrível e que proporciona grandes resultados através do marketing de conteúdo.