O Brasil já é o sétimo país no mundo em marketing digital e acredita-se que o fechamento deste ano está previsto em torno de U$18 bilhões devido ao impacto da pandemia.
A Adaction (especialistas em ações de mídia digital) apontou que mais de 50% dos orçamentos em publicidade devem ser alocados diretamente para o ambiente online. Enquanto alguns poucos mercados já estavam maduros nessa transição para o digital em 2020 podemos notar uma grande busca pela adaptação e inserção nos meios digitais por parte de outros mercados acostumados apenas ao offline, mesmo assim o Brasil ainda tem um espaço muito considerável para crescer tanto em acessos quanto mídias.
Podemos ver pequenas e grandes empresas migrando e criando técnicas para poder sobreviver ao novo normal, agora estar estabelecido digitalmente é ainda mais importante do que nunca, para 2021 o mundo digital deve começar a se solidificar, o que antes era uma opção agora começa a ser uma obrigação, muitos empresários começaram a notar como estar presente na internet e possuir meios de vendas online podem salvar o seu negócio em casos de crises, claro que não podemos esquecer que após tudo isso passar, após o surgimento de vacinas e o fim do isolamento social, ainda estamos sujeitos a qualquer outra coisa em um futuro, então para esse caso é sempre melhor prevenir.
O que aprendemos em 2020?
Podemos notar que empresas que estavam consolidadas digitalmente tiveram um crescimento muito grande mesmo em meio a pandemia, já empresas que não estavam prontas para o digital, tiveram que se adaptar, e muitas delas infelizmente fechar.
Mesmo passando tudo isso, o Marketing Digital e os meios digitais devem crescer muito no Brasil em 2021.