Marketing de Conteúdo: princípios gerais

Marketing de Conteúdo: princípios gerais

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias digitais mais inovadoras atualmente. O intuito é de engajar seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca, atraindo, fidelizando e convertendo leads e clientes e assim gerar mais vendas.

O modelo de conteúdo não é mais o mesmo de alguns anos atrás. O fascínio de hoje é o interesse por histórias reais e autênticas.
O cliente está em busca do que faz sentido para ele a partir do conteúdo que a sua empresa gera. Falar e agir precisam ser coerentes e complementares para impactar a audiência.

Sob este ponto de vista, desenvolver uma estratégia de conteúdo ideal requer dedicação, veracidade e proximidade com o público. Isso irá construir e fortalecer sua autoridade, trazendo benefícios escaláveis ao longo dessa jornada.
💥 O objetivo principal é resolver os problemas do seu público-alvo.

Obter o desejado retorno com a estratégia de geração de conteúdo é um processo GRADATIVO.
A ideia de gerar conteúdo para o público-alvo é identificar as dores e responder às principais dúvidas dos clientes para depois oferecer um produto ou serviço que irá resolver o problema deles.

Para as empresas que estão desejando iniciar um relacionamento com o público-alvo, o recomendado é produzir conteúdo para o topo do funil, ou seja, direcionado para os potenciais clientes que ainda não têm plena consciência de que você oferece algo relevante para eles.
Paralelamente, se a empresa que já tem um produto e uma audiência consolidada, é necessário produzir conteúdo para as três etapas do funil (topo, meio e fundo).
A estratégia para produção de conteúdo deve sempre levar o público a uma próxima etapa dentro do funil para que possa avançar na jornada de compra.

É necessário ter consciência de que o marketing de conteúdo não serve apenas para gerar leads naquele momento: é uma estratégia de longo prazo focada na criação e distribuição de informação.

Como criar uma estratégia de conteúdo matadora?

✔️Defina os objetivos

1º passo é definir os objetivos de sua estratégia de conteúdo: geração de leads, conversão em vendas ou branding.

✔️Conheça sua persona

Ela é representação fictícia do seu cliente ideal. … Crie um perfil o mais detalhado possível de sua persona. Assim, você conseguira passar uma mensagem de maneira personalizada e segmentada, criando uma comunicação muito mais efetiva com quem a recebe.

✔️Elabore seu Cronograma editorial

Defina quais os canais de divulgação e distribuição do conteúdo, com datas de publicação e frequência.
Esse cronograma é fundamental para organizar de forma estratégica seu planejamento de conteúdo, com o intuito de criar um hábito de consumo no público que você pretende atingir.

✔️Produção do conteúdo

Aqui, as opções são diversas – é possível criar imagens, textos, e-mails, infográficos, e-books, landing pages, entre outros outros formatos que possam ser relevantes para o seu público. Isso já deverá estar definido em seu cronograma editorial.
Defina quem serão os responsáveis pela produção do conteúdo – redação, edição, revisão, gestão, design e diagramação.

✔️Divulgação do conteúdo

A forma de divulgação dependerá dos seus objetivos e das características da sua persona. Se ela não costuma “frequentar” o Facebook, talvez seja melhor apostar em mídias como o Youtube ou Instagram.
Além disso, você deve planejar como terá o maior alcance possível, seja através dos canais orgânicos ou por meio de mídia paga.

✔️Mensure os resultados

Quais são as principais métricas? 👉🏻Número de Leads, Taxa de Conversão, Origem do Tráfego, Taxa de Rejeição, Taxa de Clique (CTR), Custo por Clique (CPC), Custo por Lead, (CPL), Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Retorno sobre o Investimento (ROI).
Não é necessário utilizar todas as métricas para mensurar o que precisa ou não de ajustes. É fundamental analisar qual delas faz sentido para o seu negócio e quais são relevantes para medir se seus objetivos estão sendo alcançados, a fim de nortear tomadas de decisão futuras.

E, por fim….Lembre-se sempre: Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.

O lado ruim é que, infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia.
O lado bom é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. É um ativo de longo prazo.

Você está pronto para alavancar uma estratégia de conteúdo avassaladora?
Eu estou aqui para te orientar! Instagram: @renanlevinski Vem conversar comigo!

2023: Tendências do Marketing Digital

2023: Tendências do Marketing Digital

Está interessado em conhecer as tendências de Marketing Digital para 2023?

Aqui neste artigo, iremos destacar algumas dessas tendências para que você, empreendedor, empresário, ou profissional da área de marketing esteja a par do que vem por aí, e possa adequar as estratégias para o seu mercado de atuação específico.

Quem está ligado aos acontecimentos do ambiente digital ou trabalha nesse segmento, sabe que estamos passando por grandes e constantes mudanças, com novas tendências surgindo a cada ano, apontando para as novas direções que vão determinar como as coisas vão acontecer. Saber analisar essas informações, ajuda as empresas a definir as estratégias e conteúdos a serem implementados, a fim de influenciar, de forma assertiva, o seu público-alvo.

O ano de 2022, por exemplo, foi marcado pelo início da implantação do Metaverso: a nova era da interação do espaço com o indivíduo. Muitas das grandes marcas começaram a adaptar seu foco estratégico para esse inovador modo de interação e passaram a aliar-se à forte presença dos vídeos nas redes sociais. 

E que venha 2023! Abaixo, algumas das tendências do Mercado Digital para o próximo ano. Confira!

Tendências do Marketing Digital para 2023

A Nova Era da Comunicação Personalizada

Marketing Responsivo

Segundo estatísticas, existem, somente no Brasil, mais de 240 milhões de smartphones no país. Ou seja: mais celulares do que habitantes. Por isso, para os próximos anos, será necessário dar ainda mais atenção ao formato do conteúdo gerado. Isso vale para imagens, vídeos, sites e tudo que é feito para o digital. Conteúdos gerados para formatos em computadores já estão ultrapassados.

Vídeos: Conteúdos em alta

Desde a criação do Snapchat, percebemos que os vídeos têm se tornando o conteúdo mais relevante e de maior envolvimento nas redes sociais. Em seguida, veio o Instagram, seguindo o mesmo caminho e apresentando o Stories. Já os vídeos do IGTV vieram para “competir” com o YouTube e desde então, é visível que a mídia social está se tornando mais orientada para vídeos do que para o conteúdo estático. Com o surgimento meteórico do TikTok, até mesmo mudanças comportamentais começaram a ocorrer. Passou a ser comum ver uma pessoa ou grupos de pessoas gravando danças, vivências, esportes e curiosidades no meio da rua. Essa foi a grande sacada! Não demorou muito para o Instagram Reels começar a concorrer com o TikTok por criadores de conteúdo de vídeo. Então, passe a criar estratégias em plataformas como Instagram ou TikTok. Milhares de pessoas se integram com esses ambientes e passam horas do dia ali. Estude o conteúdo adequado à sua persona, alinhado à sua estratégia digital.

Conteúdo interativo

Com as constantes atualizações, funcionalidades e mudanças nas redes sociais, os consumidores estão se adaptando e querendo mais e diferentes coisas, e se tornando cada vez mais exigentes. O ato da compra já não é impulsionado apenas pelo envolvimento. Vai muito além disso. Eles querem sentir que sua dor e suas necessidades foram especificamente compreendidas. E é isso que o marketing interativo faz: Inclui o comprador no processo, dentro do qual ele não é apenas a pessoa que dispõe do dinheiro. Pesquisas simples sobre seu público e mercado já não são tão eficientes. Crie conteúdo interativo que faça com que os clientes sintam que suas opiniões são importantes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, chatbots, avaliações, etc.

Realidade Virtual (VR) x Realidade Aumentada (AR)

Ambas tecnologias possuem várias aplicações em marketing, mas são mais comumente utilizadas ​​para branding e posicionamento de produtos. O AR vem sendo utilizado pelas marcas, à medida que a tecnologia vem surgindo em campanhas de marketing pelo mundo. Já a RV existe desde a década de 90, e veio agora recuperar sua popularidade, devido às melhorias na tecnologia. O marketing de realidade virtual é mais comumente usado para criar experiências de marca imersivas, como experimentar roupas ou alguma outra ação que coloque os clientes em contato direto com uma marca sem realmente tocá-la. VR e AR continuarão a ser populares na próxima década e, à medida que se desenvolvem, podem começar a substituir algumas outras tendências de marketing.

Social Commerce

Em tradução livre, o comércio social se resumo no uso das redes sociais como plataforma de vendas. Esse processo aproxima as marcas de seu consumidor, facilitando a compra, e permitindo uma ação rápida, sem necessidade de acessar um site externo. Embora as redes sociais sejam um espaço de entretenimento, já é possível encontrar consumidores muito dispostos a adquirir produtos e serviços por meio dessas plataformas. E a tendência é aumentar estratosfericamente. Hoje, o Instagram responde por 85% das vendas, mostrando seu enorme potencial de social commerce, revelando as vendas diretas pelas redes sociais tendem a crescer ainda mais até 2023. Por isso, aproveitar esta oportunidade para desenvolver uma estratégia que disponibilize seu produto para o seu público-alvo de maneira acessível, é um dos caminhos mais promissores nessa área.

CRM Estratégico

Uma biblioteca de CRM pode fornecer dados valiosos para qualquer empresa. Ali, os dados dos clientes podem ser utilizados justamente para auxiliar no processo de formulação de estratégias e demais ações que a empresa venha a planejar. Estas, são informações valiosas, pois são transmitidas pelo próprio cliente em algum momento do relacionamento com a empresa. Embora o CRM seja uma ferramenta bastante conhecida no mercado, apenas recentemente suas funcionalidades passaram a ganhar destaque. Antes, era inimaginável desenvolver uma estratégia completa baseada nas preferências de cada cliente. O banco de dados de CRM possibilita avaliar desde o conteúdo das mensagens até as táticas de vendas de um determinado produto, segmentando informações até mesmo por geografia, sexo, idade e outros dados.

Adeus aos Cookies

Navegar na internet com mais liberdade sem sermos interrompidos por anúncios e mais anúncios lançados em nossos dispositivos, enquanto rola um feed do Instagram ou Facebook, por exemplo, foi uma necessidade percebida pelas gigantes de tecnologia, que limitaram o rastreamento por cookies, tornando a experiência mais liver e agradável para os usuários.

Essas empresas restringiram muito o acesso a determinados dados de uso, que antes eram facilmente adquiridos por meio de ferramentas como o Pixel do Facebook, quando se podia rastrear facilmente os usuários durante o uso de suas redes sociais. Isso permitia definir o perfil daquele consumidor e, portanto, quais anúncios eram direcionados a ele.

Como você se preparar para esse futuro sem “biscoitos“😁? Se você baseia suas estratégias apenas baseada em cookies de terceiros, é hora de começar a se readaptar. O Google Chrome promete eliminar completamente os cookies até 2023. As alternativas para coletar dados diretamente de seus clientes utilizando outras ferramentas, são, por exemplo, adotar um CRM e/ou criar Landing Pages para gerar uma base de leads, criando públicos qualificados e personalizados e realização de eventos presenciais e online.

  • Concluímos, portanto, que o impacto dessa evolução tecnológica vem atingindo o mercado de forma mais direta, em todas as esferas. O comportamento do consumidor passou a determinar, junto às marcas, a forma como querem ser tratados. Definir de que modo minha marca deve agir para conseguir a atenção desse consumidor, a fim de converter suas ações em vendas, e considerando as novas dificuldades de acesso aos seus dados e comportamentos, o grande desafio é atrair, envolver e converter!

Espero que tenham curtido o conteúdo! Deixe seu comentário e até a próxima!

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Instagram revela que vai focar em vídeos para brigar com TikTok

Instagram revela que vai focar em vídeos para brigar com TikTok

Instagram revela que vai focar em vídeos para brigar com TikTok

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, falou com os usuários em  um post nas redes sociais e detalhou alguns planos futuros para a plataforma e ao que parece, os vídeos são o próximo grande foco do aplicativo.

Segundo ele a ideia agora gira em torno de quatro áreas: criadores, compras e mensagens e vídeos.

Adam relatou que o vídeo está gerando um crescimento enorme em todas as grandes plataformas e é algo que o Instagram precisa dar mais atenção.

Como isso pode nos impactar?

A produção de vídeo exige mais dos criadores, que precisam trabalhar muito mais o seu lado criativo para alcançar bons resultados. Mas no meu ponto de vista essas mudanças podem ser positivas desde que a plataforma insira um campo de buscas permitindo encontrar vídeos por títulos como é o caso do Youtube dando espaço também ao IGTV.

Se o foco continuar exatamente como o TikTok que é a maior probabilidade, a mídia continuará sendo muito rápida o que exigirá muita atenção e tempo dos criadores, mas também possuí um lado muito positivo que é a ideia de ter Stories por assinatura, permitindo a propagação de diversos cursos e mentorias seguindo esse formato.

Além disso se você pensa em crescer na rede social, essa pode ser uma grande oportunidade, até todos os criadores conseguirem migrar para esse formato de vídeo vai ter muito espaço para aproveitar além do mais é provável que o Instagram aumente o alcance por um tempo para motivar os criadores a irem para esse caminho.

Essa mudança pode impactar o perfil de pessoas mais velhas

O Instagram possuí vários usuários com idade mais avançada, com a velocidade da produção de conteúdos e ferramentas técnicas esse perfil pode ser afetado diretamente fazendo com que o Instagram tenha cada vez menos usuários nesse perfil.

Como viver de conteúdo sem depender somente do Instagram

Apesar de muitas pessoas focarem somente no Instagram para produzir conteúdos, existem outros caminhos que possibilitam viver exclusivamente da internet como: blog, podcast, youtube entre outros.

Se você quer aprender diversificar sua produção de forma estratégica para crescer na internet conheça o meu método onde te ensino produzir conteúdo do zero até a venda do seu produto.

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IoT é considerada ferramenta indispensável para o sucesso de seu negócio, segundo pesquisa

IoT é considerada ferramenta indispensável para o sucesso de seu negócio, segundo pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pela CI&T em conjunto com a Opinion Box, restou demonstrado, por 44,8% dos participantes da pesquisa, que a Internet das Coisas (IoT) é ferramenta indispensável para o crescimento dos negócios. Seguida por Computação em Nuvem, Inteligência Artificial (IA), assistente virtual e tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista.

A pesquisa também abrangeu a questão do processo de digitalização dos negócios em 2020, onde apenas 22% dos participantes adotaram algumas medidas. Porém, 37,8% dos executivos participantes ouvidos no estudo afirmaram que várias ações foram tomadas, o suficiente para garantir a digitalização. E somente 10,8%  dos entrevistados o negócio já estava totalmente digitalizado já em 2019.

A pesquisa também verificou a relação dos profissionais dessas empresas com a tecnologia. Constatou-se que 58,3% dos líderes empresariais participantes afirmam que habilidade com tecnologia e informática serão competências técnicas necessárias. A pesquisa também questionou os líderes empresariais sobre metodologias que poderiam ajudá-los a agilizar os processos nas companhias. Segundo os participantes, o  Canvas foi a metodologia citada como a mais importante. Design Thinking e Agile, vieram logo depois.

Indústria de Alimentos: veja as 5 tendências para 2022

Indústria de Alimentos: veja as 5 tendências para 2022

Desde o ano passado novos comportamentos de consumo foram estabelecidos, como a busca por bebidas voltadas ao bem-estar, relaxamento e produtos com café

Nos últimos cinco anos, os hábitos alimentares dos consumidores mudaram e isto impactou a forma com que a indústria lida com o mercado. Mais itens saudáveis foram colocados na prateleira. O ano de 2020 aumentou o volume de compras on-line, o consumidor passou também a valorizar rótulos autoexplicativos, claros e composições sem aditivos químicos. 

Veja estas cinco tendências para o setor ainda este ano:

alimento para o cérebro: as marcas pretendem investir mais em insumos que podem potencializar a clareza mental e memória, e os produtos podem vir em categorias como águas com gás, substitutos de refeição e bebidas energéticas desenvolvidas mais para o foco do que velocidade. A companhia Numi Organic Tea, introduziu uma linha de super shots orgânicos diários em cinco variedades, as doses apresentam chás, ervas, frutas, raízes e especiarias orgânicos combinados para maximizar o sabor e a função.

alimentos que auxiliam o sono: buscando promover qualidade no sono, tais alimentos devem despontar no mercado esse ano, fomentado pelo impacto mental causado pelo isolamento social onde surgiram queixas de insônia recorrente. Novos lanches, sobremesas e bebidas aproveitam insumos naturais, frutas e outros ingredientes nutritivos que atuam no relaxamento, acalmam a mente e ajudam na transição de dias ocupados para um sono tranquilo. 

As companhias estão inovando nas combinações de ingredientes que visam auxiliar o consumidor, nisto incluem-se a lavanda e passiflora, magnésio com caseína de proteína derivada do leite e cerejas ácidas que são ricas em melatonina.

100% cacau: O sabor original do cacau, bem como os ativos dele passaram a ser mais valorizados pelo consumidor. Os fabricantes surgirão com confeitos feitos de chocolate misturado com a polpa pura, o que significa menor quantidade de açúcar no produto final.

Variedades de café: com o aumento de profissionais em home office, muitos fabricantes de café estão inovando para atender as demandas do consumidor por uma dose da bebida de forma diferenciada. Novos formatos convenientes estão tornando mais fácil do que nunca preparar e saborear sua xícara matinal.

Diante disso, está surgindo o café que ferve como um saquinho de chá, discos de café congelado de alta engenharia que dissolvem em água quente e até uma espécie de manteiga, só que de café, para passar no pão ou então usar em recheios, como o da Nudge Coffee Butters.

Bebidas em lata: Tantas bebidas chegaram às latas em 2020 que inclusive gerou uma escassez da embalagem. Muitos estilos de bebidas agora vêm em latas práticas e recicláveis. Além de bebidas alcoólicas, há mais café, chá e kombuchá em 2021.  Outra tendência é o vinho enlatado.

Na esperança de substituir os bares, é o aumento dos coquetéis em lata. Eles podem variar no nível de álcool, alguns com zero de álcool, se encaixando perfeitamente na tendência ainda crescente de baixo/sem álcool. As empresas de embalagens devem focar na produção sustentáve e olhando para a próxima geração de alumínio produzido com pegadas de carbono mais baixas para substituir as de plástico.

Tesla Gigafactory Berlin: produção em breve

Tesla Gigafactory Berlin: produção em breve

A Tesla Gigafactory Berlin está agora na fase da instalação de equipamentos de produção, mas não tem aprovação para iniciar os trabalhos.

Mesmo sem a aprovação final do projeto, a Tesla avançou com a construção na Gigafactory Berlin.

A empresa enfrenta certa resistência por parte de ambientalistas com relação ao desmatamento e levanta preocupações acerca do abastecimento de água no local da nova fábrica perto de Berlim.

Buscando não parar com o projeto, a montadora decidiu avançar com licenças individuais, e a estratégia tem lá seus próprios desafios.

Um novo relatório da Handelsblatt – publicação alemã que tem acompanhado de perto o projeto – por meio de seus pedidos de licença, afirma que a Tesla ainda pretende iniciar a produção em julho, e que a montadora poderia potencialmente obter a aprovação final no próximo mês.

De acordo com o o ministro do meio ambiente de Brandenburg, Axel Vogel, a Tesla atualmente tem um caminho para alcançar a produção experimental sem a aprovação ambiental final para a Gigafactory Berlin.

Mas, a montadora necessita da aprovação final para iniciar a produção em massa de seus veículos elétricos.

Tesla Gigafactory Berlin é sem sombra de dúvidas o projeto de maior importancia da montadora em 2021.

A empresa só irá vender o Model Y na Europa quando veículo for produzido na nova fábrica.

Além do Model Y, a Gigafactory Berlin também vai produzir células de bateria 4680 e será o primeiro veículo de produção a usar a nova arquitetura de bateria estrutural da Tesla.

Portanto, a pressão sobre a Tesla só aumenta, para que cumpra a sua programação de iniciar a produção na Gigafactory Berlin.