Está interessado em conhecer as tendências de Marketing Digital para 2023?

Aqui neste artigo, iremos destacar algumas dessas tendências para que você, empreendedor, empresário, ou profissional da área de marketing esteja a par do que vem por aí, e possa adequar as estratégias para o seu mercado de atuação específico.

Quem está ligado aos acontecimentos do ambiente digital ou trabalha nesse segmento, sabe que estamos passando por grandes e constantes mudanças, com novas tendências surgindo a cada ano, apontando para as novas direções que vão determinar como as coisas vão acontecer. Saber analisar essas informações, ajuda as empresas a definir as estratégias e conteúdos a serem implementados, a fim de influenciar, de forma assertiva, o seu público-alvo.

O ano de 2022, por exemplo, foi marcado pelo início da implantação do Metaverso: a nova era da interação do espaço com o indivíduo. Muitas das grandes marcas começaram a adaptar seu foco estratégico para esse inovador modo de interação e passaram a aliar-se à forte presença dos vídeos nas redes sociais. 

E que venha 2023! Abaixo, algumas das tendências do Mercado Digital para o próximo ano. Confira!

Tendências do Marketing Digital para 2023

A Nova Era da Comunicação Personalizada

Marketing Responsivo

Segundo estatísticas, existem, somente no Brasil, mais de 240 milhões de smartphones no país. Ou seja: mais celulares do que habitantes. Por isso, para os próximos anos, será necessário dar ainda mais atenção ao formato do conteúdo gerado. Isso vale para imagens, vídeos, sites e tudo que é feito para o digital. Conteúdos gerados para formatos em computadores já estão ultrapassados.

Vídeos: Conteúdos em alta

Desde a criação do Snapchat, percebemos que os vídeos têm se tornando o conteúdo mais relevante e de maior envolvimento nas redes sociais. Em seguida, veio o Instagram, seguindo o mesmo caminho e apresentando o Stories. Já os vídeos do IGTV vieram para “competir” com o YouTube e desde então, é visível que a mídia social está se tornando mais orientada para vídeos do que para o conteúdo estático. Com o surgimento meteórico do TikTok, até mesmo mudanças comportamentais começaram a ocorrer. Passou a ser comum ver uma pessoa ou grupos de pessoas gravando danças, vivências, esportes e curiosidades no meio da rua. Essa foi a grande sacada! Não demorou muito para o Instagram Reels começar a concorrer com o TikTok por criadores de conteúdo de vídeo. Então, passe a criar estratégias em plataformas como Instagram ou TikTok. Milhares de pessoas se integram com esses ambientes e passam horas do dia ali. Estude o conteúdo adequado à sua persona, alinhado à sua estratégia digital.

Conteúdo interativo

Com as constantes atualizações, funcionalidades e mudanças nas redes sociais, os consumidores estão se adaptando e querendo mais e diferentes coisas, e se tornando cada vez mais exigentes. O ato da compra já não é impulsionado apenas pelo envolvimento. Vai muito além disso. Eles querem sentir que sua dor e suas necessidades foram especificamente compreendidas. E é isso que o marketing interativo faz: Inclui o comprador no processo, dentro do qual ele não é apenas a pessoa que dispõe do dinheiro. Pesquisas simples sobre seu público e mercado já não são tão eficientes. Crie conteúdo interativo que faça com que os clientes sintam que suas opiniões são importantes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, chatbots, avaliações, etc.

Realidade Virtual (VR) x Realidade Aumentada (AR)

Ambas tecnologias possuem várias aplicações em marketing, mas são mais comumente utilizadas ​​para branding e posicionamento de produtos. O AR vem sendo utilizado pelas marcas, à medida que a tecnologia vem surgindo em campanhas de marketing pelo mundo. Já a RV existe desde a década de 90, e veio agora recuperar sua popularidade, devido às melhorias na tecnologia. O marketing de realidade virtual é mais comumente usado para criar experiências de marca imersivas, como experimentar roupas ou alguma outra ação que coloque os clientes em contato direto com uma marca sem realmente tocá-la. VR e AR continuarão a ser populares na próxima década e, à medida que se desenvolvem, podem começar a substituir algumas outras tendências de marketing.

Social Commerce

Em tradução livre, o comércio social se resumo no uso das redes sociais como plataforma de vendas. Esse processo aproxima as marcas de seu consumidor, facilitando a compra, e permitindo uma ação rápida, sem necessidade de acessar um site externo. Embora as redes sociais sejam um espaço de entretenimento, já é possível encontrar consumidores muito dispostos a adquirir produtos e serviços por meio dessas plataformas. E a tendência é aumentar estratosfericamente. Hoje, o Instagram responde por 85% das vendas, mostrando seu enorme potencial de social commerce, revelando as vendas diretas pelas redes sociais tendem a crescer ainda mais até 2023. Por isso, aproveitar esta oportunidade para desenvolver uma estratégia que disponibilize seu produto para o seu público-alvo de maneira acessível, é um dos caminhos mais promissores nessa área.

CRM Estratégico

Uma biblioteca de CRM pode fornecer dados valiosos para qualquer empresa. Ali, os dados dos clientes podem ser utilizados justamente para auxiliar no processo de formulação de estratégias e demais ações que a empresa venha a planejar. Estas, são informações valiosas, pois são transmitidas pelo próprio cliente em algum momento do relacionamento com a empresa. Embora o CRM seja uma ferramenta bastante conhecida no mercado, apenas recentemente suas funcionalidades passaram a ganhar destaque. Antes, era inimaginável desenvolver uma estratégia completa baseada nas preferências de cada cliente. O banco de dados de CRM possibilita avaliar desde o conteúdo das mensagens até as táticas de vendas de um determinado produto, segmentando informações até mesmo por geografia, sexo, idade e outros dados.

Adeus aos Cookies

Navegar na internet com mais liberdade sem sermos interrompidos por anúncios e mais anúncios lançados em nossos dispositivos, enquanto rola um feed do Instagram ou Facebook, por exemplo, foi uma necessidade percebida pelas gigantes de tecnologia, que limitaram o rastreamento por cookies, tornando a experiência mais liver e agradável para os usuários.

Essas empresas restringiram muito o acesso a determinados dados de uso, que antes eram facilmente adquiridos por meio de ferramentas como o Pixel do Facebook, quando se podia rastrear facilmente os usuários durante o uso de suas redes sociais. Isso permitia definir o perfil daquele consumidor e, portanto, quais anúncios eram direcionados a ele.

Como você se preparar para esse futuro sem “biscoitos“😁? Se você baseia suas estratégias apenas baseada em cookies de terceiros, é hora de começar a se readaptar. O Google Chrome promete eliminar completamente os cookies até 2023. As alternativas para coletar dados diretamente de seus clientes utilizando outras ferramentas, são, por exemplo, adotar um CRM e/ou criar Landing Pages para gerar uma base de leads, criando públicos qualificados e personalizados e realização de eventos presenciais e online.

  • Concluímos, portanto, que o impacto dessa evolução tecnológica vem atingindo o mercado de forma mais direta, em todas as esferas. O comportamento do consumidor passou a determinar, junto às marcas, a forma como querem ser tratados. Definir de que modo minha marca deve agir para conseguir a atenção desse consumidor, a fim de converter suas ações em vendas, e considerando as novas dificuldades de acesso aos seus dados e comportamentos, o grande desafio é atrair, envolver e converter!

Espero que tenham curtido o conteúdo! Deixe seu comentário e até a próxima!

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