Para este ano as ações devem ser voltadas à experiência do cliente, por isso ferramentas e softwares tornam-se um investimento essencial. Além disso, o público sênior surge como potencial a ser explorado na web.

Diversos setores estão com suas antenas ligadas, atentos às tendências do Marketing Digital, focando na retomada pós 2020. 

Entre as ferramentas e tecnologias mais esperadas estão a inteligência artificial, reconhecimento facial, realidade aumentada e assistentes de voz, sempre com base no uso de dados. 

Isso se deve ao fato de que a UX  deve estar em primeiro lugar e tudo estar focado em atender melhor os clientes e usuários. Se por um lado a tecnologia é essencial, o conteúdo e o direcionamento dele também devem ser levados em consideração. Somando essas ações, o Marketing Digital deve crescer exponencialmente.

Veja abaixo os sete pontos imprescindíveis para sua estratégia:

1 – I.A:

A utilização da Inteligência Artificial exige um uso robusto e controlado de dados, algo que já cresce, naturalmente, todos os anos. Por isso, a área requer atenção especial para que esse volume crescente continue sendo filtrado e utilizado corretamente. 

Temos que levar em consideração o alto fluxo de informações a que estamos expostos diariamente na internet,  isso fez que com que torna-se imprescindível o uso de ferramentas de gestão que auxiliem a criar um fluxo de dados e que possibilitem a interação com seguidores nas redes, por exemplo os chatbots. 

Os softwares de automação de processos, de criação de relatórios, processos de compras, criação de conteúdo e muitas outras opções se tornará mais forte. 

2 – Integração do mundo físico e  online

Atualmente é possível saber quando um consumidor acessou o site de determinada marca e, posteriormente, foi até o estabelecimento conferir os produtos fisicamente, ou o caminho inverso. Até o WIFI disponibilizado nas lojas serve como coleta de dados para aplicação no Marketing digital.

3 – Assistentes de voz: 

Há pesquisas que afirmam que, no futuro próximo, nós teremos mais assistentes de voz do que há pessoas atualmente no mundo – de Alexa, do Google Assistente à Siri, da Apple, entre outros nomes que podem surgir. 

Todos eles auxiliam na realização de compras por voz e acredito que vão se intensificar.

4 – Comunicação padronizada e personalização: 

A primeira diz respeito à unificação da linguagem de marca, ou seja, a mesma comunicação em diferentes meios (redes sociais, atendimento, site etc.). Já a personalização tem a ver com a entrega do produto ofertado para cada pessoa. 

Se a empresa conhece o gosto do cliente, sabe também, por exemplo, que ele usa muito o WhatsApp, então ela tem uma estratégia específica para entregar o que ele quer no canal que ele mais utiliza.

5 – Investimento em publicidade:

Como as pessoas passaram um longo período em casa, o consumo aumentou e a quantidade de propagandas também, levando com que empresas reforcem o time de Marketing para obter a melhor performance, ou seja, aparecer para o seu cliente, estar mais perto, fazer com que ele consuma ainda mais.

6 – SEO para Negócios Locais: 

Além da considerável demanda de anúncios, muitas empresas estão buscando cada vez mais se posicionar na primeira página de buscadores como Google, Bing e o próprio Yahoo, porque 60% do público costuma pular anúncios e buscar empresas que estão entre os três primeiros resultados da primeira página nos resultados orgânicos.

7 – Marketing para os “fios brancos”: 

Fazer Marketing para as pessoas com idade de 60 ou mais, requer estar onde eles estão. 

Este público está cada vez mais conectado, as marcas podem explorar as redes sociais, como Instagram e Youtube, e combinar conteúdos patrocinados com conteúdo autoral. Ou seja, promover eventos informativos e participativos para os sêniors, com especialistas e personalidades que eles se identificam. 

O Marketing Digital para público sênior permite a aprendizagem constante e os dados obtidos em campanhas são os maiores aliados. Alcançar este público de forma empática e personalizada, deve ser o foco.