Uma breve introdução
Primeiramente seja muito bem vindo ao meu site, antes de começar a falar sobre Marketing Digital eu gostaria de falar um pouco sobre este projeto que venho desenvolvendo desde 2018, mas que na quarentena do novo corona vírus eu acabei voltando a postar e dessa vez também comecei a gravar um podcast que acabou se tornando um curso de introdução ao Marketing Digital 100% gratuito disponível no Spotify Eu trabalho com Marketing Digital a mais de 10 anos, e posso dizer que o Marketing Digital mudou minha vida e uma das melhores experiências que tive foi ensinar Marketing Digital por 1,5 anos em turmas presenciais, sempre gostei muito da energia que a educação trás e de ver a mudança na vida das pessoas, por isso resolvi dedicar toda semana um tempinho para postar alguma coisa em meu blog e claro gravar um novo episódio do podcast Marketing Digital do zero.
Como Começar no Marketing Digital
Primeiramente é muito importante você saber que o Marketing Digital possuí diversas vertentes e seu campo de conhecimento é muito amplo, e quando eu digo muito quero dizer quase infinito, por isso não se assuste cada vez que descobrir um novo termo ou uma nova área dentro do Marketing, mas trate isso sempre como a medicina, onde você tem profissionais da saúde, mas cada médico é responsável por uma área dentro do nicho de saúde, assim é no marketing digital, porém é muito importante você entender que ainda assim é importante você ter uma visão do todo antes de iniciar ou até mesmo de escolher em qual área de atuação você ira se especializar, assim como a medicina que mencionei onde o médico precisa estudar sobre saúde e só depois escolher a área que irá seguir.
Acho que uma das principais dúvidas para já tirarmos no início da sua pesquisa é de que para se tornar um profissional de marketing digital você precisa de faculdade, isso não é verdade e sinceramente não importa. O que realmente vai fazer a diferença para você iniciar no Marketing Digital é a força de vontade, os estudos, o tempo e claro o que eu diria ser o mais importante a sua curiosidade no assunto, já que o marketing não é uma ciência exata .
Diferença entre Marketing Digital e Marketing Off-line
Agora é muito importante você entender a diferença entre essas duas modalidades, já que o Marketing Digital é uma evolução do tradicional.
No marketing tradicional você trabalhava diretamente com pessoas e sem o uso da internet, podendo usar formatos como: revistas, TV, panfletos, anúncios em catálogos, jornais impresso, rádio e etc. Nessa modalidade você não conseguia medir os resultados das suas ações com grande assertividade e mesmo que tivesse muito dinheiro para conseguir fazer isso ainda assim eram dados muito fracos, tornando muito difícil chegar a resultados conclusivos. Outra dificuldade muito grande do tradicional era que se houvesse um erro na campanha, precisava gastar muito dinheiro e as vezes dobrar o orçamento e perder 50% do material, como é o caso de um erro em um panfleto que você percebeu só depois de imprimir ou uma mudança na visão da empresa em curto prazo. Todos esses elementos tornam tornavam o marketing digital uma estratégia cara, complexa e não muito assertiva.
No marketing digital você consegue fazer todo o processo inverso do tradicional, ou seja é possível automatizar campanhas, utilizar robôs para te ajudar, medir os resultados de forma rápida e assertiva, parar ou aumentar o investimento,direcionar a campanha para qualquer lugar do mundo, medir os resultados de forma conclusiva e em tempo real. Você conseguiu perceber a diferença aqui? Com certeza você deve estar pensando que com tudo isso o marketing off-line não deve mais existir, a verdade é que ele ainda existe e deve existir, mais agora como um suporte para o novo marketing.
Qual caminho eu devo seguir
É muito importante que você comece pesquisando sobre público-alvo e persona, onde você irá entender um pouco mais sobre o seu público-alvo e sobre as necessidades e dores do seu público.
O segundo passo é deixar o seu negócio funcionando de forma online, verificar se você já tem um site e se ele segue todas as regras do Google, lembrando que é importante também estudar sobre “SEO” e “Otimização de sites” para ter bons resultados.
Depois verifique como está as suas mídias sociais, você já tem um perfil no instagram, facebook, twitter? Como você está conversando com seu público? Aqui vale um estudo sobre “Social Media” ou mídias sociais.
Quarto passo é o marketing de conteúdo, surge aqui um novo termo para seus estudos, é muito importante agora começar a fazer uma estratégia de conteúdo para linkar tudo o que você está criando e conversar diretamente com seu público, aqui é importante unir conceitos que você já deve ter estudado nos passos anteriores como; público-alvo, e mídias sociais. Além de criar e trabalhar muito bem na história do seu negócio, lembre-se sempre “pessoas se conectam com histórias todos os dias”.
Quinto passo construa um funil de conversão e trabalhe cada etapa, eu costumo utilizar o funil com as seguintes etapas: Tráfego (atração) Leads (captura) Nutrição e Conversão. Para fazer um bom trabalho de funil estude também ferramentas como email marketing e CRM que irão te ajudar com toda essa automação.
Sexto passo, comece estudar sobre tráfego pago, agora que você já tem tudo isso redondo e funcionando chegou a hora de investir em seu negócio, estude sobre facebook ads, google ads e comece a estruturar campanhas que irão ajudar a criar loops em seu funil de conversão.
Como você deve ter visto eu deixei diversos links aqui no post, são conteúdos que já gravei em meu podcast que irão ajudar a complementar cada etapa do que estamos conversando.