2021 promete ser o ano do streaming, você está preparado?

O que esperar do Youtube em 2021
O que esperar do Youtube em 2021

A tendência de conteúdo em vídeo já estava em uma crescente constante nos últimos anos, alcançando a marca de 165% de crescimento apenas nos últimos 5 anos segundo o Google. Devido a situação do ano de 2020 o mundo se voltou para o digital e as plataformas foram requisitadas pelos mais diferentes motivos: informação, educação, bem-estar e entretenimento.

Além de todo o crescimento os dados apresentados durante o Brandcast 2020, que foi realizado no dia 5 de novembro, apontaram que 105 milhões de brasileiros acessam o Youtube mensalmente e apenas no Nicho de meditação o aumento chegou a 43%, informações do Samuel Moreschi, gerente de pesquisa e insights do Google. Isso tudo pode ser um reflexo do emocional do consumidor estar mais sensível graças a tudo que passamos em 2020, segundo ados da WGSN.

Conteúdos que deverão continuar em alta no Youtube em 2021

Esse volume todo de audiência está abrindo uma grande oportunidade para as marcas trabalharem mais com streaming. Em análise do consumidor do futuro percebemos que 54% usarão ainda mais o Youtube e a Twitch TV, fazendo com que as empresas não utilizem apenas anúncios, como também os influenciadores para se tornarem relevantes. Nos insights que foram apresentados no Brandcast 2020 foi apontado que cerca de 36% de todos os usuários buscam por reviews de produtos antes de efetuar uma compra e um terço utiliza o Youtube para conhecer mais sobre as marcas.

Esse volume de consumidores que compram após assistir um vídeo no Youtube é de 87% “ O que toda publicidade busca é influência e isso o Youtube consegue proporcionar através de seus criadores de conteúdo, as pessoas não querem apenas ver anúncios elas querem ver alguém que a represente falando sobre o produto que elas pensam em adquirir., contou Alessandra Gambuzzi, gerente de projetos de conteúdo durante o Brandcast 2020.

Canais ensinando fazer alguma coisa como, costurar, cozinhar, jardinar e até dicas de economia foram os maiores responsáveis pelo crescimento do volume de dados no Youtube em 2020, e podemos esperar muito mais do que isso em 2021.

A mudança já está acontecendo

Os jovens estão buscando mais ainda marcas que estejam à frente da sociedade. As ações precisam ser coerentes com o target, ou seja, não adianta a empresa fazer ações em áreas que não atua, por exemplo falar de saúde quando sua área de atuação não passa perto disso.

Em 2021 o Youtube deve apostar em influenciadores Originals ou seja séries criadas por grandes influenciadores exclusivamente para a plataforma, incluindo músicos. Whinderson Nunes, KondZilla, Porta dos Fundos, Galinha Pintadinha por exemplo são alguns dos nomes que terão conteúdo exclusivo em 2021.

Eu fiz um artigo completo ensinando como começar um canal no Youtube