E o assunto de hoje é COPYWRITING, ou simplesmente copy na gíria dos marketeiros. O que é isso Renan? “Copy” o quê? Haha brincadeiras a parte, vamos ao que interessa!
Copywriting é o elixir da venda! Você que está iniciando no mundo do marketing digital, ofertando seu produto ou serviço e sua taxa de conversão em venda está baixa? Sente dificuldade em vender? Tenho a triste noticia, mas provavelmente você está pecando em seu copy!
Podemos definir o Copywriting como “escrita persuasiva”, onde você irá trabalhar com a dor de seu futuro cliente ou se você já possui os seus brand lovers você deve conhecer bem os seus interesses. Mas não pense que é uma tarefa fácil.
Raríssimas são as vezes que o seu cliente ou potencial cliente sabe a “dor” que ele tem, e “dor” podemos dizer, problema. E por óbvio que você busca resolver este problema através de seu produto ou serviço. Partindo disso, você terá que trabalhar em conjunto com gatilhos mentais. Até porque essa foi a grande sacada que revolucionou o mundo do marketing, com Edward Bernays.
Edward Bernays era nada mais, nada menos do que sobrinho de Sigmund Freud, bom, aí vocês já sabem. Ele juntou o que existia de conhecimentos de marketing com os estudos de seu tio sobre o comportamento humano e boom, explosões de vendas e campanhas de sucesso! E É EXATAMENTE ISSO QUE DESEJO PARA VOCÊ!
Sem mais delongas, retomemos. Outro detalhe importante de uma escrita persuasiva é que deve ser uma escrita simples! Isso mesmo!
Nesse momento você deve estar se perguntando, como que vou expor a dor da pessoa e oferecer a solução de forma simples? Abaixo você encontrará essa e mais outras dicas!
Vamos as dicas:
Tamanho no Copywriting é documento!
Você sabia que um bom copywriting de uma carta de vendas, que fatura milhares de reais, geralmente é maior que a média. Tá Renan, e quanto seria esse “maior”? De 4 a 6 mil palavras.
Em se tratando de vídeos, podem ser que durem em média de 45 minutos. Você deve ter em mente também, na hora que for escrever sua carta de vendas é que o tamanho também pode variar conforme o preço do que está sendo vendido. Quanto mais elevado o valor do produto, consequentemente a carta necessita ser ainda maior.
Menos é Mais!
Como assim menos é mais? Existe uma prática corriqueira ao criar anúncios, artigos, e mesmo cartas de vendas. Muitos costumam ter “15897456 dicas ultra master blaster para secar a barriga, para vender mais pela internet, etc.” A questão é, se existir apenas UMA coisa que você precisa fazer para vender mais pela internet, é exatamente essa que você irá prestar atenção. Porque menos é mais!
Crie Curiosidade Inextinguível em sua copy!
Palavrão feio né? Haha mas a ideia primordial aqui é essa ao produzir sua copy. Sua headline deve ter um único e simples objetivo, chamar atenção. E a maneira mais assertiva é que você crie no amago de quem esta lendo uma coisinha chamada curiosidade.
E como se cria curiosidade? Uma das formas é que você seja bem específico: “Os 12 Passos para Atingir a Liberdade Financeira em 1 Semana” ou então usar em conjunto a dica anterior, “O Fator nº 1 Para Você Desfrutar da Liberdade Financeira”. Você pode contar histórias do tipo “Ele não Fazia Ideia Alguma do que Aconteceria ao Seguir Estes 12 passos”
Tenha em mente que você deve tirar seu leitor, seu cliente, do lugar comum.
Não vacile, mensure sempre!
Aposto que você tem um sonho, como todos na face da terra. Você quer virar a chave em sua vida e ajudar pessoas. Você deve acreditar e estar sempre otimista quanto aos seus resultados. Porém, você precisa medir seu sucesso. Em cada campanha realizada, cada e-mail enviado, inclusive temos um post falando sobre “O CANIVETE SUÍCO DOS PROFISSIONAIS DO MARKETING DIGITAL”, cada centavo investido deverá ser medido.
Nós estamos no mundo dos negócios. E o sucesso no mundo dos negócios, e em especial no meio digital, vai depender muito de você medir os seus resultados.
Por isso, conheça seus números!
Você se torna um Salva-Vidas!
A questão não é apenas o produto que você vende. Você tem que ter o seguinte mindset: você vende transformação, você transforma a vida dos seus clientes. Transformando a vida dele você estará salvando-o!
Salvando de que Renan? Salva dos martírios, salva das desordens, e abre um mundo mágico repleto de possibilidades e realização.
Não foque no dinheiro, pense em transformar vidas. Até porque transformando vidas, agregando valor, essa pessoa se tornará no seu melhor vendedor.
O Não como Resposta Você já tem!
Pode parecer meio bobo ou clichê, mas esse dito popular faz muito sentido. Somente você está se importando com o que vende. Seu potencial cliente NÃO quer comprar seu produto ou serviço. Ele NÃO está interessado em assistir seu vídeo.
Lembra do que falei sobre expor a dor e dar a solução? Você deve sempre se lembrar disso, você precisa instigá-lo. Tirá-lo da zona de conforto e do mundo comum.
De novo, crie curiosidade, conte histórias e foque na transformação. Não fale apenas do “próximo produto que ajudará vender mais na internet”. Fale do “Método Reptiliano que Vende Muito Mais pela Internet”
Lembre-se bem, você deve gerar interesse, desejo e ação!
A decisão não está nos fatos, eles são importantes, mas não vendem…
Você tem que entender o seguinte. você pode dar todas as razões lógicas explicando os motivos pelos quais o seu produto/serviço é o melhor, por exemplo, é um “método para vender mais pela internet” com 5 módulos. Aí a pessoa para quem você está ofertando pensa “E daí? Quem disse que dinheiro é o meu problema?” Seu cliente não quer estritamente vender mais.
Saiba que seu cliente é impelido a comprar porque com os fatos apresentados ele entende que aquele seu produto ou serviço pode ocasionar uma transformação na vida dele, como por exemplo se o seu cliente busca ter liberdade financeira para desfrutar de mais tempo ao lado da família, ou dar um futuro melhor e mais confortável aos filhos. Ou então quer ser desejado pelas pessoas na rua ou até que tenham inveja. Quer comprar uma Ferrari.
Lembre a intenção é transformar vidas. E a emoção é a “copy” de ordem!
Fuja do frio, deixe ele para os habitantes da Sibéria!
Não me faça copy fria! Não sabe o que é copy fria? É aquela copy sem sal, sem tempero. Diferente das copys emocionantes. Pense num filme, tipo aqueles de ação bem exagerados! Cada cena daquelas, o som dos tiros, explosões, a trama, na trama imagine aquele filme de um conhecido boxeador que apanha em todos os rounds, mas sempre vence no final haha eles se esbaldam na emoção.
Você precisa criar esse agito no âmago do seu potencial cliente. Até mesmo irritá-lo se for o caso. Porque é essa raiva instigada que muitas vezes faz seu cliente sair da zona de conforto e tomar ação.
Um dos objetivos das copys de sucesso é agitar o psique humano!
Um bom copywriter é também um Forrest Gump!
As cartas de vendas que mais faturaram na história, tipo uma mixaria equivalente a mais de 1 Bilhão de dólares, contavam histórias. As cartas de vendas de sucesso contam boas histórias, por consequência, seu poder de venda é maior que as outras.
Pois as histórias tem a capacidade de ativar várias partes do cérebro. Envolvem, engajam e conectam com seu cliente. É esse envolvimento emocional que é responsável pelo aumento de vendas.
Termostato do copywriting
Esta dica está mais relacionada com a prática em si. Quando você desenvolve aquela copy magnífica, que irá dobrar suas vendas, possivelmente você irá ter sensações estranhas haha frio na barriga, pelos dos braços arrepiados, mãos suando, ou outros sintomas estranhos haha isso é normal, inclusive o medo, pois as cartas de vendas que mais faturaram, o copywriter diz ter sentido isso.
Mesmo que você fique em dúvida, teste-a. Então você saberá de verdade se está boa ou não. Aliás, teste é o que mais existe no Marketing.
Foco e Persistência
Um dos segredos do sucesso é persistência. Acredito que virtualmente qualquer coisa pode ser vendida. Porém, normal de acontecer também é você travar. Por vezes as cartas ou a campanha de e-mail marketing não convertem em vendas, mas a palavra-chave é a persistência!
Lembro vocês para sempre manterem o foco também, nada de dispersões, aliás, o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário!
Existem infinitas maneiras de contar histórias, mas muitas vezes as pessoas só conseguem pensar em uma
Como eu disse anteriormente nas outras dicas, sempre se lembre que transformamos vidas, contamos histórias e agitamos nosso cliente. Porém Isso só ocorre quando contamos boas histórias.
Se você quer vender mais pela internet, seja uma espécie de Forrest Gump.
E Renan, como faço para criar histórias?
É bem simples, a dica que eu dou é você desatar a escrever! Isso mesmo, pegue um objeto seu e escreva histórias sobre ele. No mínimo 10. Se você está inspirado, escreva mais. Então você começará, naturalmente, a distinguir as boas histórias das “mais ou menos”.
E se eu não tiver tempo para produzir textos para meu blog?
Não tem problema! Você sabia que pode investir em alguma empresa especializada em copywriting para fazer todo o trabalho difícil para você? A maior vantagem desse tipo de trabalho é que o conteúdo em texto que você gera, é um grande investimento a longo prazo, quanto mais você produz, mais lucro você tem e continua tendo. Eu indico a Copyweb pois é a única empresa de redatores online que você consegue encontrar planos baratos, de qualidade e sem contratos, lá você compra quantos textos quiser pelo tempo que quiser.