O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias digitais mais inovadoras atualmente. O intuito é de engajar seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca, atraindo, fidelizando e convertendo leads e clientes e assim gerar mais vendas.
O modelo de conteúdo não é mais o mesmo de alguns anos atrás. O fascínio de hoje é o interesse por histórias reais e autênticas.
O cliente está em busca do que faz sentido para ele a partir do conteúdo que a sua empresa gera. Falar e agir precisam ser coerentes e complementares para impactar a audiência.
Sob este ponto de vista, desenvolver uma estratégia de conteúdo ideal requer dedicação, veracidade e proximidade com o público. Isso irá construir e fortalecer sua autoridade, trazendo benefícios escaláveis ao longo dessa jornada.
💥 O objetivo principal é resolver os problemas do seu público-alvo.
Obter o desejado retorno com a estratégia de geração de conteúdo é um processo GRADATIVO.
A ideia de gerar conteúdo para o público-alvo é identificar as dores e responder às principais dúvidas dos clientes para depois oferecer um produto ou serviço que irá resolver o problema deles.
Para as empresas que estão desejando iniciar um relacionamento com o público-alvo, o recomendado é produzir conteúdo para o topo do funil, ou seja, direcionado para os potenciais clientes que ainda não têm plena consciência de que você oferece algo relevante para eles.
Paralelamente, se a empresa que já tem um produto e uma audiência consolidada, é necessário produzir conteúdo para as três etapas do funil (topo, meio e fundo).
A estratégia para produção de conteúdo deve sempre levar o público a uma próxima etapa dentro do funil para que possa avançar na jornada de compra.
É necessário ter consciência de que o marketing de conteúdo não serve apenas para gerar leads naquele momento: é uma estratégia de longo prazo focada na criação e distribuição de informação.
Como criar uma estratégia de conteúdo matadora?
✔️Defina os objetivos
1º passo é definir os objetivos de sua estratégia de conteúdo: geração de leads, conversão em vendas ou branding.
✔️Conheça sua persona
Ela é representação fictícia do seu cliente ideal. … Crie um perfil o mais detalhado possível de sua persona. Assim, você conseguira passar uma mensagem de maneira personalizada e segmentada, criando uma comunicação muito mais efetiva com quem a recebe.
✔️Elabore seu Cronograma editorial
Defina quais os canais de divulgação e distribuição do conteúdo, com datas de publicação e frequência.
Esse cronograma é fundamental para organizar de forma estratégica seu planejamento de conteúdo, com o intuito de criar um hábito de consumo no público que você pretende atingir.
✔️Produção do conteúdo
Aqui, as opções são diversas – é possível criar imagens, textos, e-mails, infográficos, e-books, landing pages, entre outros outros formatos que possam ser relevantes para o seu público. Isso já deverá estar definido em seu cronograma editorial.
Defina quem serão os responsáveis pela produção do conteúdo – redação, edição, revisão, gestão, design e diagramação.
✔️Divulgação do conteúdo
A forma de divulgação dependerá dos seus objetivos e das características da sua persona. Se ela não costuma “frequentar” o Facebook, talvez seja melhor apostar em mídias como o Youtube ou Instagram.
Além disso, você deve planejar como terá o maior alcance possível, seja através dos canais orgânicos ou por meio de mídia paga.
✔️Mensure os resultados
Quais são as principais métricas? 👉🏻Número de Leads, Taxa de Conversão, Origem do Tráfego, Taxa de Rejeição, Taxa de Clique (CTR), Custo por Clique (CPC), Custo por Lead, (CPL), Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Retorno sobre o Investimento (ROI).
Não é necessário utilizar todas as métricas para mensurar o que precisa ou não de ajustes. É fundamental analisar qual delas faz sentido para o seu negócio e quais são relevantes para medir se seus objetivos estão sendo alcançados, a fim de nortear tomadas de decisão futuras.
E, por fim….Lembre-se sempre: Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.
O lado ruim é que, infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia.
O lado bom é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. É um ativo de longo prazo.
Você está pronto para alavancar uma estratégia de conteúdo avassaladora?
Eu estou aqui para te orientar! Instagram: @renanlevinski Vem conversar comigo!