Como definir o Público-Alvo e a Persona do Seu Negócio
Com certeza você já ouviu falar de público-alvo, porém é um tema que gera bastante confusão no marketing digital. Parece ser algo muito simples e que na maioria das vezes é esquecido no marketing digital.
Após você definir o nicho de mercado que irá atuar, chegou a hora de entender o que é um público-alvo e persona e como fazer essa classificação da forma correta para ter sucesso em suas campanhas.
O que é Público-alvo
Público-alvo é uma parcela do seu nicho de mercado que compartilha interesses mais “amplos” como: grau de escolaridade, classe social, objetivos e interesses.
O que não podemos esquecer é que em um planejamento de marketing digital você também precisará definir a persona do seu negócio.
O que é Persona
Persona é um segmento mais detalhado dentro do seu público-alvo por exemplo: “Joana, empreendedora, mãe, tem 34 anos é formada em jornalismo e quer largar a profissão para virar nômade digital e passar mais tempo com os filhos”.
Por que eu preciso definir o público-alvo e a persona do meu negócio?
A definição clara de um público-alvo e a criação da persona, irá ajudar o empreendedor a criar produtos e conteúdos pensando exatamente em seu público, é aquela sensação que temos as vezes quando encontramos um conteúdo e falamos, nossa eu estava pensando nisso hoje, ou ele leu a minha mente, isso não acontece “atoa” isso acontece porque o conteúdo ou o produto foi desenvolvido pensando exatamente como você pensa.
Passos para definir o seu público alvo hoje!
1 – Pesquisa o seu nicho de mercado
É muito importante fazer um levantamento em seu mercado, para que você consiga enxergar as oportunidades dentro das necessidades do seu público-alvo e você pode fazer isso analisando a concorrência.
Tem uma frase que gosto muito que é “ O inteligente aprende com os próprios erros. O sábio aprende com os erros dos outros.” Na pesquisa de mercado tente sempre ser o sábio, veja as oportunidades que seus concorrentes estão deixando passar, leia os comentários das redes sociais que eles estão deixando passar.
2 – Detalhe o perfil do seu público
Agora que você pesquisou o público dos seus concorrentes, comece a trazer detalhes do tipo: qual a média de idade deles, qual a classe social, qual é o ticket médio que estão dispostos a pagar, qual é o sexo deles, qual é a sua região? Com esses dados amplos você terá em mãos as primeiras informações para iniciar a sua estratégia.
3 – Converse com pessoas do seu público-alvo
Tente participar de lives, eventos presenciais, grupos e comunidades e se envolver com este público para ter uma conversa com alguns membros, isso irá te ajudar a entender ainda mais quais são os seus objetivos e necessidades para completar o seu estudo de mercado.
Agora chegou a hora de definir uma persona para seu negócio
Com todas essas informações em mãos é muito importante definir a persona do seu negócio, que nada mais é do que realmente criar um cliente perfeito fictício para utilizar as semelhanças dele para utilizar na hora de criar conteúdos e produtos.
Comece encontrando uma foto no google imagem de alguém muito parecido com o seu cliente perfeito, veja um exemplo que encontrei no google.
Agora vamos dar um nome e definir a idade dela, neste caso: Joana, 38 anos.
O segundo passo para definir a persona do seu negócio é começar a trazer características pessoais para Joana, vamos lá:
Joana tem 38 anos é mãe do Matheus e da Marina, ela é jornalista de formação e sempre atuou na área, porém com as viagens e a dedicação no jornalismo estava se sentindo frustrada por não conseguir dar atenção aos filhos que estão crescendo. Joana tem pesquisado todos os dias formas de transformar a carreira em uma profissão onde pode trabalhar de casa e passar mais tempo com a família.
Você conseguiu entender que por mais que tenhamos um público-alvo no qual Joana se enquadra que seria algo como: Classe Média Alta, idade entre 30 e 50 anos, com o objetivo de mudar de vida etc. Não tínhamos em mente algo tão definido como temos agora, o que torna possível construir produtos pensando exatamente na persona do seu nicho de mercado. Você já parou para pensar em quantas Joanas existem por ai? Por mais que o perfil que você definiu seja de uma pessoa, fica muito fácil pensar em quantas mães e pais não estão passando exatamente por essa dificuldade, sentindo as mesmas dores da Joana, com isso em mãos podemos ir para o nosso passo final, a produção de conteúdo e a criação do nosso produto.
OBS: É importante você saber, que alguns negócios possuem mais personas, você pode criar 2, 3, 4 tudo depende do seu projeto.
Como construir produtos e conteúdos utilizando a persona definida do seu negócio
Uma coisa que eu adoro indicar para meus alunos é imprimir a foto da sua persona com a bio e deixar do lado do seu computador para que toda vez que você comece a produzir um conteúdo ou pensar em um produto você olhe para ela e realmente imagine como seu produto ou conteúdo irá ajudar a sua persona. Com isso em mãos é possível criar conteúdos com muito mais valor, é o caso de um blog, por mais que a gente saiba que precisa escrever lá toda semana para conseguir um bom posicionamento, ter conteúdo de qualidade etc, ainda assim ficamos perdidos com tanto conteúdo, agora se você pensar nas dores da sua persona e focar em escrever conteúdos que irão ajudar ela a resolver os seus problemas você terá muito mais assertividade e quando ela acabar de ler um conteúdo terá a sensação de que aquilo foi escrito exatamente para ela.
Mais no final das contas, o que eu vou fazer com o Público-alvo que eu defini para meu negócio?
Não se preocupe e nem pense que a definição do público-alvo foi apenas para chegar na persona do seu negócio. O público-alvo também irá te ajudar a criar campanhas patrocinadas, onde você irá utilizar essas informações para começar a segmentação do primeiro nível dos seus anúncios etc. Por isso continue documentando e guardando essas informações, pois no futuro você utilizara.
Mas antes de começarmos é muito importante ter certeza que você sabe o que é um nicho de mercado no marketing digital. Nicho de mercado é o processo de segmentação de um mercado maior. Imagine a saúde, onde saúde é o mercado, mas a área de emagrecimento é o nicho de mercado dentro disso, parece até meio redundante, mas acredite isso faz muito sentido, já que quanto mais segmentação você conseguir ter, melhores serão os seus resultados com anúncios, e também claro vai facilitar muito na hora de criar um planejamento de marketing e definir o seu público-alvo.
Mas lembre-se na hora de pesquisar o nicho é muito fácil desejar atuar em nichos milionários como é o caso do nicho de emagrecimento, mas você também deve atentar-se de que quanto mais lucrativo é um nicho maiores serão os seus desafios, por isso eu também recomendo que você escolha o nicho que mais tem facilidade em trabalhar, digamos que você seja um mecânico, falar de manutenção de veículos é uma tarefa muito fácil pra você, agora imagine um mecânico falando sobre saúde? Não é impossível isso acontecer, porém você terá muitos desafios e logo ficará cansado.
Qual é o seu perfil?
Eu sei que talvez você não tenha ficado feliz em descobrir que seu nicho é muito concorrido, ou que você precisa ser bom em alguma coisa para finalmente ter um nicho para trabalhar, mas fique tranquilo porque para os dois casos existe uma solução.
Caso você se enquadre no grupo 1 onde já tem uma área de atuação, mas que mesmo assim acha muito complexo, ou acredita ser um nicho muito concorrido, eu apresento a você o “sub-nicho”, ficou confuso? Eu vou explicar de forma mais clara.
Imagine que você dentro do mercado de “saúde” é especialista no nicho de “emagrecimento”, mas viu que este é um nicho muito concorrido, então você pode decidir atuar em um “sub-nicho” que seria o caso de falar especificamente de “chás para emagrecer” e nada mais do que isso. Quando você faz isso, você encontra um universo de possibilidades e muito menos concorrência, porque por mais que seu concorrente seja enorme e fale sobre emagrecer, ele não consegue falar tão bem sobre “chás para emagrecer”, liberando aqui um vasto campo para trabalhar.
Agora se você pertence ao grupo 2 onde você não consegue enxergar uma habilidade capaz de transformar em um produto dentro de um nicho específico, você também pode trabalhar com “sub-nichos” e encontrar pequenas fontes de conteúdos que não são supridas dentro de grandes campos, ao invés de construir do zero uma audiência para seu nicho de mercado.
É normal sentir medo de entrar em um sub-nicho e não conseguir ter resultados, não se preocupe o resultado vem e se tem demanda em um nicho também terá demanda dentro de um sub-nicho, para isso você precisa apenas trabalhar todos os detalhes em seu planejamento de marketing digital.
Uma dica valiosa para você que está procurando um nicho de mercado para atuar, e não acredita ser bom em alguma coisa capaz de transformar em um produto é utilizar algumas ferramentas na internet para descobrir nichos.
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Para iniciar uma pesquisa de nicho de mercado você precisa dedicar um certo tempo para analisar cuidadosamente cada detalhe.
Você precisa responder algumas perguntas para descobrir se determinado nicho de mercado é realmente lucrativo e possuí demandas.
O nicho que irá atuar possuí tráfego?
Você pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google Ads para ter uma ideia do volume de acessos desse nicho de mercado.
Você já conhece o público-alvo?
É importante entender como o público desse nicho pensa, o que eles fazem e quais são as suas dores, para que você tenha uma solução completa para o problema deles.
Qual é o ticket médio desse mercado?
Veja qual seria o valor do produto que você ira lançar, pesquisa por outros produtos similares para entender se realmente ele é viável financeiramente.
Quem é o maior especialista desse nicho?
Quase todos os nichos possuí um especialista, ou algum influenciador que produz conteúdo para tirar as dúvidas e ajudar o seu público, é muito importante você conhecer e verificar se o nicho que você quer trabalhar também possui, com essa informação será possível responder as próximas perguntas.
O que as pessoas mais perguntam para ele nos comentários?
Leia os comentários das redes sociais de seu concorrente, eles te darão insights sobre qual conteúdo produzir, como está o mercado e quais são as dores do seu público, além de mostrar se as pessoas estão carentes por respostas ou não.
Qual o tema que ele mais possuí acessos?
Identificar o conteúdo com mais acesso é entender qual é a melhor palavra-chave para trabalhar na hora de gerar conteúdo e até mesmo produto.
Se você conseguir responder cada uma dessas perguntas você terá uma base se é possível ingressar nesse nicho de mercado, caso seu nicho não tenha uma autoridade já trabalhando na internet, você encontrou um nicho com muito espaço de mercado para trabalhar.
Como você pode encontrar possibilidades de nichos de mercado diferentes?
Você pode utilizar ferramentas tipo: Yahoo respostas, Youtube e Google para encontrar dores de pessoas ou seja “perguntas que as pessoas fazem procurando respostas” e depois fazer a análise como eu mostrei a cima.
Ideias de nichos de mercado
acessório do carro
alimentação saudável
aluguel de automóveis
animais de estimação
aprender inglês
arquitetura e construção
assinaturas de revistas
automotivo
bancos de empréstimo
banda larga
beleza
bens imóveis
carrinho de compras
carro clássico
carros
cartão de crédito
cartão de crédito pré-pago
cartão de telefone
casa e decoração
casamento
cavalo
celular e smartphone
cerâmica
cesta de presente
chá de bebê
chocolate
comida
comida de gato
comida saudável
consolidação de dívida
conta de comerciante
copa do mundo
corrida
corridas de cavalos
cremes de mama
cruzeiros
cuidado com pele
cuidado com unhas
dental
dicas de segurança de casa
dietas
download
drop shipping
ebook / livros digitais
emagrecer
vagas de emprego
empréstimo
empréstimo automático
empréstimo de dinheiro rápido
equipamento de paintball
ervas medicinais
escola em casa
farmácia on-line
férias médica (cirurgia plástica)
financiamento e investimento
financiamento para empresas
fitness saúde
flores
forex
futebol
ganhar dinheiro na internet
gestão de dívida
ginástica
golfe
hardware de computador
hipoteca
home theater
hotel
iate
ingressos de cinema
intercâmbio
internet marketing
ioga
jogos online
kits de teste de infidelidade
livros didáticos
livros em áudio
loja virtual
luz negra
marketing multi nível
materiais de escritório
maternidade
medicação acne
medicina alternativa
mercado livre
merketing digital
MMO RPG
mobiliário moderno
moda
motocicleta
muscular e aptidão
música
música especialidade
música gospel
namoro
netflix
nova era
oportunidade de negócio
pagamento de contas on-line
pay per click
perda de peso
permacultura
planta de jardim
pôquer
presentes
produto católico / cristão / religioso
produtos de beleza
projetor
psicologia
publicidade na internet
receitas
registro de domínio
relaxamento
relógios
revelação de fotografias
revenda de hospedagem
ringtones
satélite
saúde
segurança
seguro
seguro de carro
seguro de viagem
serviço de telefonia móvel
site de promoção
software
software educacional
spa
sustentabilidade
telefone celular
viajar
vinho
vitaminas
voip
wordpress
web design
xadrez
Alguns nichos de mercado parecem simples e não lucrativos, outros parecem não ter ninguém procurando sobre o termo, mas acredite a internet é uma grande bolha, e o que seus olhos não enxergam agora não é o que acontece na realidade, cada nicho desses existem pessoas buscando conteúdo e existem criadores de conteúdo. Muitas vezes achamos que não vamos conseguir, mais eu garanto para você amigo leitor, que sim é possível, basta você dar o primeiro passo, focar em um nicho e produzir conteúdo toda semana!
Primeiramente seja muito bem vindo ao meu site, antes de começar a falar sobre Marketing Digital eu gostaria de falar um pouco sobre este projeto que venho desenvolvendo desde 2018, mas que na quarentena do novo corona vírus eu acabei voltando a postar e dessa vez também comecei a gravar um podcast que acabou se tornando um curso de introdução ao Marketing Digital 100% gratuito disponível no Spotify Eu trabalho com Marketing Digital a mais de 10 anos, e posso dizer que o Marketing Digital mudou minha vida e uma das melhores experiências que tive foi ensinar Marketing Digital por 1,5 anos em turmas presenciais, sempre gostei muito da energia que a educação trás e de ver a mudança na vida das pessoas, por isso resolvi dedicar toda semana um tempinho para postar alguma coisa em meu blog e claro gravar um novo episódio do podcast Marketing Digital do zero.
Como Começar no Marketing Digital
Primeiramente é muito importante você saber que o Marketing Digital possuí diversas vertentes e seu campo de conhecimento é muito amplo, e quando eu digo muito quero dizer quase infinito, por isso não se assuste cada vez que descobrir um novo termo ou uma nova área dentro do Marketing, mas trate isso sempre como a medicina, onde você tem profissionais da saúde, mas cada médico é responsável por uma área dentro do nicho de saúde, assim é no marketing digital, porém é muito importante você entender que ainda assim é importante você ter uma visão do todo antes de iniciar ou até mesmo de escolher em qual área de atuação você ira se especializar, assim como a medicina que mencionei onde o médico precisa estudar sobre saúde e só depois escolher a área que irá seguir.
Acho que uma das principais dúvidas para já tirarmos no início da sua pesquisa é de que para se tornar um profissional de marketing digital você precisa de faculdade, isso não é verdade e sinceramente não importa. O que realmente vai fazer a diferença para você iniciar no Marketing Digital é a força de vontade, os estudos, o tempo e claro o que eu diria ser o mais importante a sua curiosidade no assunto, já que o marketing não é uma ciência exata .
Diferença entre Marketing Digital e Marketing Off-line
Agora é muito importante você entender a diferença entre essas duas modalidades, já que o Marketing Digital é uma evolução do tradicional.
No marketing tradicional você trabalhava diretamente com pessoas e sem o uso da internet, podendo usar formatos como: revistas, TV, panfletos, anúncios em catálogos, jornais impresso, rádio e etc. Nessa modalidade você não conseguia medir os resultados das suas ações com grande assertividade e mesmo que tivesse muito dinheiro para conseguir fazer isso ainda assim eram dados muito fracos, tornando muito difícil chegar a resultados conclusivos. Outra dificuldade muito grande do tradicional era que se houvesse um erro na campanha, precisava gastar muito dinheiro e as vezes dobrar o orçamento e perder 50% do material, como é o caso de um erro em um panfleto que você percebeu só depois de imprimir ou uma mudança na visão da empresa em curto prazo. Todos esses elementos tornam tornavam o marketing digital uma estratégia cara, complexa e não muito assertiva.
No marketing digital você consegue fazer todo o processo inverso do tradicional, ou seja é possível automatizar campanhas, utilizar robôs para te ajudar, medir os resultados de forma rápida e assertiva, parar ou aumentar o investimento,direcionar a campanha para qualquer lugar do mundo, medir os resultados de forma conclusiva e em tempo real. Você conseguiu perceber a diferença aqui? Com certeza você deve estar pensando que com tudo isso o marketing off-line não deve mais existir, a verdade é que ele ainda existe e deve existir, mais agora como um suporte para o novo marketing.
Qual caminho eu devo seguir
É muito importante que você comece pesquisando sobre público-alvo e persona, onde você irá entender um pouco mais sobre o seu público-alvo e sobre as necessidades e dores do seu público.
O segundo passo é deixar o seu negócio funcionando de forma online, verificar se você já tem um site e se ele segue todas as regras do Google, lembrando que é importante também estudar sobre “SEO” e “Otimização de sites” para ter bons resultados.
Depois verifique como está as suas mídias sociais, você já tem um perfil no instagram, facebook, twitter? Como você está conversando com seu público? Aqui vale um estudo sobre “Social Media” ou mídias sociais.
Quarto passo é o marketing de conteúdo, surge aqui um novo termo para seus estudos, é muito importante agora começar a fazer uma estratégia de conteúdo para linkar tudo o que você está criando e conversar diretamente com seu público, aqui é importante unir conceitos que você já deve ter estudado nos passos anteriores como; público-alvo, e mídias sociais. Além de criar e trabalhar muito bem na história do seu negócio, lembre-se sempre “pessoas se conectam com histórias todos os dias”.
Quinto passo construa um funil de conversão e trabalhe cada etapa, eu costumo utilizar o funil com as seguintes etapas: Tráfego (atração) Leads (captura) Nutrição e Conversão. Para fazer um bom trabalho de funil estude também ferramentas como email marketing e CRM que irão te ajudar com toda essa automação.
Sexto passo, comece estudar sobre tráfego pago, agora que você já tem tudo isso redondo e funcionando chegou a hora de investir em seu negócio, estude sobre facebook ads, google ads e comece a estruturar campanhas que irão ajudar a criar loops em seu funil de conversão.
Como você deve ter visto eu deixei diversos links aqui no post, são conteúdos que já gravei em meu podcast que irão ajudar a complementar cada etapa do que estamos conversando.
Já ouviu falar em Growth Hacking? Se você é da área do marketing digital, a expressão deve soar familiar. A estratégia é utilizada com o intuito de encontrar oportunidades de crescimento para uma empresa em um curto espaço de tempo.
Neste contexto, os resultados precisam ser rápidos. É mais ou menos assim que funciona a rotina de uma startup, que tem o foco voltado para o crescimento em tempo recorde, além das áreas de marketing e de tecnologia da informação.
Interessou? Este post é para você que quer saber tudo sobre a estratégia de Growth Hacking, inclusive com dicas para começar a implementá-la o quanto antes. Vamos lá?
O que é Growth Hacking?
A expressão Growth Hacking vem do inglês e significa encontrar atalhos (hacks) para criar estratégias que viabilizem um crescimento (growth) acelerado. Foi criada por Sean Ellis, para descrever o que ele vinha fazendo pelas empresas por onde passava.
Growth: Crescimento;
Hack: Atalhos ou brechas;
Hacking: Refere-se ao ato de encontrar e explorar estes atalhos ou brechas, a fim de criar um caminho mais rápido para o crescimento.
Na prática, a estratégia é composta por um conjunto de ações de marketing orientado a experimentos que visam trazer resultados mais rápido do que o tempo tradicional para a maioria dos negócios. O desenvolvimento gradual dá lugar a saltos de crescimento.
Passo a passo para aplicar o Growth Hacking
A fim de encontrar atalhos para crescer, a estratégia tem foco na experimentação. Assim como o funil de vendas, o Growth Hacking conta com uma estrutura muito similar, variando de acordo com as particularidades de cada empresa. Funciona dessa forma:
Aquisição: Conjunto de práticas utilizadas para atrair e conquistar clientes;
Ativação: Depois de atrair, o foco é em entregar uma boa experiência;
Retenção: Com clientes satisfeitos, o desafio é mantê-los sempre por perto;
Receita: Os clientes que chegaram nesta etapa já estão gerando faturamento para a empresa;
Indicações: Satisfeitos e gerando lucro para o negócio, esses mesmos clientes começam a indicar produtos/serviços para amigos e familiares.
A estratégia é aplicada com o intuito de otimizar um dos estágios desse funil, dependendo das necessidades de cada empresa. Para que ela traga os resultados desejados, é importante identificar em que etapas estão os problemas mais urgentes, bem como os gargalos que limitam o crescimento.
O primeiro passo a partir daí, é levantar possíveis soluções, usando como base pesquisas de cases, benchmarking de empresas que são referência, discussões em fóruns ou no próprio LinkedIn. Depois, reunir a equipe para selecionar os caminhos mais viáveis.
O próximo passo é transformar a ideia/solução em uma hipótese a ser experimentada antes de implementar um caminho definitivo. Se der certo, basta implementá-la. Caso contrário, volte à etapa anterior para testar novas experimentações.
Através do Growth Hacking, as empresas descobrem melhorias contínuas para fomentar o crescimento constante dos resultados e de forma mais rápida do que o tempo convencional. Como o processo segue a linha da experimentação, é mais fácil modelar soluções criativas, antecipar necessidades, agir de forma preventiva e propor mudanças mais eficientes.
Estar na internet já não é mais garantia de que a sua empresa vá se destacar diante da concorrência. É preciso adotar estratégias sólidas para que ela seja vista online e proporcione mais visibilidade. Veja 7 dicas imperdíveis de marketing digital para garantir o crescimento da sua marca.
7 dicas imperdíveis de marketing digital
1 – Adote uma estratégia de branding
O branding é um conceito referente à gestão da marca de determinada empresa. Para isso, as ações demarketing digital devem estar alinhadas de acordo com o propósito, posicionamento e valores da marca, a fim de que ela não seja apenas uma opção de compra, mas também que seja uma referência no seu setor.
2 – Identifique as personas
O conceito de persona lembra muito o que entendemos por público-alvo, mas existem diferenças fundamentais. Enquanto o primeiro é um personagem fictício, com nome, idade, profissão, hábitos e necessidades definidos, o segundo se baseia em um conceito mais amplo do seu cliente.
Com a persona identificada, é mais fácil montar estratégias de marketing digital, pois você sabe para quem vende e, dessa forma, consegue alinhar o discurso com mais precisão.
3 – Invista em seu site
Atualmente, o site é considerado o principal cartão de visitas de sua marca. Isso porque a maioria dos potenciais clientes faz pesquisas nos sites de busca para obter mais informações sobre a empresa. Por isso, a página inicial deve unir ótimo design, informações relevantes, boa navegabilidade e outros fatores importantes que atraiam pessoas.
4 – Crie conteúdo de valor
Não importa qual seja a sua área de atuação, você pode ser um especialista nos diferentes assuntos aos quais sua marca está relacionada. Isso não somente mostra sua autoridade, mas também é uma demonstração de atenção para com seus clientes. Assim, invista em blogs, vídeos, e-books e outras formas de conteúdo de valor e mostre que sua empresa entende do que fala.
5 – Trabalhe as técnicas de SEO
O SEO é a sigla para otimização de mecanismos de busca e está relacionado às estratégias utilizadas para que seu conteúdo na internet esteja melhor ranqueado nos sites de busca.
Dessa forma, quanto melhor o trabalho de marketing digital nessa área, maior visibilidade seu site terá em uma pesquisa no Google e, por consequência, sua marca será mais conhecida.
6- Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais atraem a grande maioria das pessoas que frequentam a internet, principalmente Facebook, Instagram e Twitter. Ou seja, sua marca precisa estar presente nessas mídias não somente para divulgação de seus produtos e serviços, mas também como um canal de comunicação entre a empresa e o público.
7- Acompanhe de perto as tendências
Na internet, as tendências viralizam em uma velocidade incrível, seja um meme ou um fato. Por isso, é essencial que você não somente identifique essas novidades, mas também trabalhe para que elas sejam utilizadas de alguma maneira pela marca.
Isso mostra que ela está antenada com o que acontece no mundo e pode agregar muito valor. Mas tome cuidado para não utilizar esse fato novo de maneira forçada, pois o público identifica facilmente.
Quando falamos em marketing digital, muitas pessoas associam o sucesso dessa iniciativa ao uso das redes sociais. Mas o que poucos percebem é que um ponto é o fator determinante disso tudo: marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo
Para quem não sabe, marketing de conteúdo tem como objetivo desenvolver conteúdo especialmente para o público-alvo da marca. Mais do que oferecer o produto, o marketing de conteúdo tem como base educar esse consumidor a utilizar melhor o produto ou serviço que está oferecendo. Então, de diversas formas, este lead é exposto à marca através da informação que a mesma disponibiliza.
Vantagens de investir no marketing de conteúdo
Se você pensa que isso é complicado e que exige muito investimento para ser implementado, se engana. A partir do conceito que o conteúdo é voltado para o público-alvo, o amplo conhecimento do seu cliente já contribui para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, essas informações podem ser utilizadas pela área de atendimento, de vendas entre outros setores.
Comparado com outras ações de mídia paga, o marketing de conteúdo desenvolve materiais para atender a uma necessidade do público-alvo: informação. Desde a maneira de como usar o produto até mesmo formas de identificar um problema, relacionado a este item, pode ser usado como conteúdo.
Além disso, observamos uma ampla possibilidade de ser aplicada em pequenos e grandes negócios. Seja qual for o nicho que a sua empresa esteja presente, é importante entender que é possível colocar em prática os ensinamentos do marketing de conteúdo. E o melhor de tudo: isso traz resultados consistentes.
E não podemos nos esquecer da versatilidade de como estes conteúdos podem ser apresentados ao público-alvo. Pode ser texto de blog, checklist, e-book, e-mail marketing e muito mais. Produtos físicos também podem apostar no marketing de conteúdo. Por exemplo, uma caixa de gelatina pode conter uma receita utilizando este alimento. Uma marca de moda pode desenvolver uma revista de como combinar o decote com o colar, por exemplo. As aplicações são muitas e a criatividade é um item fundamental nesta hora.
Como colocar o marketing de conteúdo em prática?
A sua empresa pode aplicar os conceitos do marketing de conteúdo a qualquer momento. Basta organizar os profissionais envolvidos nisso e estabelecer um calendário. Geralmente, quando falamos de marketing de conteúdo, estamos falando de uma parte do inbound marketing. Logo, os profissionais que executam isso devem ser especializados no assunto para desenvolver um bom trabalho.
Caso deseje terceirizar o serviço, com certeza terá mais resultados. Escolhendo a agência certa, pode-se ter muito retorno, uma vez que o conteúdo será otimizado e voltado para a conversão. Ou seja, um conteúdo desenvolvido para que o leitor siga o objetivo sem perceber se se trata da intenção na hora de criar o material.
A qualidade do seu trabalho com marketing de conteúdo depende muito de quem vai desenvolver. Além disso, depende da atenção constante aos meios disponíveis e das diversas ferramentas. Por exemplo, se desenvolver um e-book, o mesmo deve ser disponibilizado através das ferramentas de automação de marketing. É um ciclo incrível e que proporciona grandes resultados através do marketing de conteúdo.