E o assunto de hoje é COPYWRITING, ou simplesmente copy na gíria dos marketeiros. O que é isso Renan? “Copy” o quê? Haha brincadeiras a parte, vamos ao que interessa!
Copywriting é o elixir da venda! Você que está iniciando no mundo do marketing digital, ofertando seu produto ou serviço e sua taxa de conversão em venda está baixa? Sente dificuldade em vender? Tenho a triste noticia, mas provavelmente você está pecando em seu copy!
Podemos definir o Copywriting como “escrita persuasiva”, onde você irá trabalhar com a dor de seu futuro cliente ou se você já possui os seus brand loversvocê deve conhecer bem os seus interesses. Mas não pense que é uma tarefa fácil.
Raríssimas são as vezes que o seu cliente ou potencial cliente sabe a “dor” que ele tem, e “dor” podemos dizer, problema. E por óbvio que você busca resolver este problema através de seu produto ou serviço. Partindo disso, você terá que trabalhar em conjunto com gatilhos mentais. Até porque essa foi a grande sacada que revolucionou o mundo do marketing, com Edward Bernays.
Edward Bernays era nada mais, nada menos do que sobrinho de Sigmund Freud, bom, aí vocês já sabem. Ele juntou o que existia de conhecimentos de marketing com os estudos de seu tio sobre o comportamento humano e boom, explosões de vendas e campanhas de sucesso! E É EXATAMENTE ISSO QUE DESEJO PARA VOCÊ!
Sem mais delongas, retomemos. Outro detalhe importante de uma escrita persuasiva é que deve ser uma escrita simples! Isso mesmo!
Nesse momento você deve estar se perguntando, como que vou expor a dor da pessoa e oferecer a solução de forma simples? Abaixo você encontrará essa e mais outras dicas!
Vamos as dicas:
Tamanho no Copywriting é documento!
Você sabia que um bom copywriting de uma carta de vendas, que fatura milhares de reais, geralmente é maior que a média. Tá Renan, e quanto seria esse “maior”? De 4 a 6 mil palavras.
Em se tratando de vídeos, podem ser que durem em média de 45 minutos. Você deve ter em mente também, na hora que for escrever sua carta de vendas é que o tamanho também pode variar conforme o preço do que está sendo vendido. Quanto mais elevado o valor do produto, consequentemente a carta necessita ser ainda maior.
Menos é Mais!
Como assim menos é mais? Existe uma prática corriqueira ao criar anúncios, artigos, e mesmo cartas de vendas. Muitos costumam ter “15897456 dicas ultra master blaster para secar a barriga, para vender mais pela internet, etc.” A questão é, se existir apenas UMA coisa que você precisa fazer para vender mais pela internet, é exatamente essa que você irá prestar atenção. Porque menos é mais!
Crie Curiosidade Inextinguível em sua copy!
Palavrão feio né? Haha mas a ideia primordial aqui é essa ao produzir sua copy. Sua headline deve ter um único e simples objetivo, chamar atenção. E a maneira mais assertiva é que você crie no amago de quem esta lendo uma coisinha chamada curiosidade.
E como se cria curiosidade? Uma das formas é que você seja bem específico: “Os 12 Passos para Atingir a Liberdade Financeira em 1 Semana” ou então usar em conjunto a dica anterior, “O Fator nº 1 Para Você Desfrutar da Liberdade Financeira”. Você pode contar histórias do tipo “Ele não Fazia Ideia Alguma do que Aconteceria ao Seguir Estes 12 passos”
Tenha em mente que você deve tirar seu leitor, seu cliente, do lugar comum.
Não vacile, mensure sempre!
Aposto que você tem um sonho, como todos na face da terra. Você quer virar a chave em sua vida e ajudar pessoas. Você deve acreditar e estar sempre otimista quanto aos seus resultados. Porém, você precisa medir seu sucesso. Em cada campanha realizada, cada e-mail enviado, inclusive temos um post falando sobre “O CANIVETE SUÍCO DOS PROFISSIONAIS DO MARKETING DIGITAL”, cada centavo investido deverá ser medido.
Nós estamos no mundo dos negócios. E o sucesso no mundo dos negócios, e em especial no meio digital, vai depender muito de você medir os seus resultados.
Por isso, conheça seus números!
Você se torna um Salva-Vidas!
A questão não é apenas o produto que você vende. Você tem que ter o seguinte mindset: você vende transformação, você transforma a vida dos seus clientes. Transformando a vida dele você estará salvando-o!
Salvando de que Renan? Salva dos martírios, salva das desordens, e abre um mundo mágico repleto de possibilidades e realização.
Não foque no dinheiro, pense em transformar vidas. Até porque transformando vidas, agregando valor, essa pessoa se tornará no seu melhor vendedor.
O Não como Resposta Você já tem!
Pode parecer meio bobo ou clichê, mas esse dito popular faz muito sentido. Somente você está se importando com o que vende. Seu potencial cliente NÃO quer comprar seu produto ou serviço. Ele NÃO está interessado em assistir seu vídeo.
Lembra do que falei sobre expor a dor e dar a solução? Você deve sempre se lembrar disso, você precisa instigá-lo. Tirá-lo da zona de conforto e do mundo comum.
De novo, crie curiosidade, conte histórias e foque na transformação. Não fale apenas do “próximo produto que ajudará vender mais na internet”. Fale do “Método Reptiliano que Vende Muito Mais pela Internet”
Lembre-se bem, você deve gerar interesse, desejo e ação!
A decisão não está nos fatos, eles são importantes, mas não vendem…
Você tem que entender o seguinte. você pode dar todas as razões lógicas explicando os motivos pelos quais o seu produto/serviço é o melhor, por exemplo, é um “método para vender mais pela internet” com 5 módulos. Aí a pessoa para quem você está ofertando pensa “E daí? Quem disse que dinheiro é o meu problema?” Seu cliente não quer estritamente vender mais.
Saiba que seu cliente é impelido a comprar porque com os fatos apresentados ele entende que aquele seu produto ou serviço pode ocasionar uma transformação na vida dele, como por exemplo se o seu cliente busca ter liberdade financeira para desfrutar de mais tempo ao lado da família, ou dar um futuro melhor e mais confortável aos filhos. Ou então quer ser desejado pelas pessoas na rua ou até que tenham inveja. Quer comprar uma Ferrari.
Lembre a intenção é transformar vidas. E a emoção é a “copy” de ordem!
Fuja do frio, deixe ele para os habitantes da Sibéria!
Não me faça copy fria! Não sabe o que é copy fria? É aquela copy sem sal, sem tempero. Diferente das copys emocionantes. Pense num filme, tipo aqueles de ação bem exagerados! Cada cena daquelas, o som dos tiros, explosões, a trama, na trama imagine aquele filme de um conhecido boxeador que apanha em todos os rounds, mas sempre vence no final haha eles se esbaldam na emoção.
Você precisa criar esse agito no âmago do seu potencial cliente. Até mesmo irritá-lo se for o caso. Porque é essa raiva instigada que muitas vezes faz seu cliente sair da zona de conforto e tomar ação.
Um dos objetivos das copys de sucesso é agitar o psique humano!
Um bom copywriter é também um Forrest Gump!
As cartas de vendas que mais faturaram na história, tipo uma mixaria equivalente a mais de 1 Bilhão de dólares, contavam histórias. As cartas de vendas de sucesso contam boas histórias, por consequência, seu poder de venda é maior que as outras.
Pois as histórias tem a capacidade de ativar várias partes do cérebro. Envolvem, engajam e conectam com seu cliente. É esse envolvimento emocional que é responsável pelo aumento de vendas.
Termostato do copywriting
Esta dica está mais relacionada com a prática em si. Quando você desenvolve aquela copy magnífica, que irá dobrar suas vendas, possivelmente você irá ter sensações estranhas haha frio na barriga, pelos dos braços arrepiados, mãos suando, ou outros sintomas estranhos haha isso é normal, inclusive o medo, pois as cartas de vendas que mais faturaram, o copywriter diz ter sentido isso.
Mesmo que você fique em dúvida, teste-a. Então você saberá de verdade se está boa ou não. Aliás, teste é o que mais existe no Marketing.
Foco e Persistência
Um dos segredos do sucesso é persistência. Acredito que virtualmente qualquer coisa pode ser vendida. Porém, normal de acontecer também é você travar. Por vezes as cartas ou a campanha de e-mail marketing não convertem em vendas, mas a palavra-chave é a persistência!
Lembro vocês para sempre manterem o foco também, nada de dispersões, aliás, o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário!
Existem infinitas maneiras de contar histórias, mas muitas vezes as pessoas só conseguem pensar em uma
Como eu disse anteriormente nas outras dicas, sempre se lembre que transformamos vidas, contamos histórias e agitamos nosso cliente. Porém Isso só ocorre quando contamos boas histórias.
Se você quer vender mais pela internet, seja uma espécie de Forrest Gump.
E Renan, como faço para criar histórias?
É bem simples, a dica que eu dou é você desatar a escrever! Isso mesmo, pegue um objeto seu e escreva histórias sobre ele. No mínimo 10. Se você está inspirado, escreva mais. Então você começará, naturalmente, a distinguir as boas histórias das “mais ou menos”.
E se eu não tiver tempo para produzir textos para meu blog?
Não tem problema! Você sabia que pode investir em alguma empresa especializada em copywritingpara fazer todo o trabalho difícil para você? A maior vantagem desse tipo de trabalho é que o conteúdo em texto que você gera, é um grande investimento a longo prazo, quanto mais você produz, mais lucro você tem e continua tendo. Eu indico a Copyweb pois é a única empresa de redatores online que você consegue encontrar planos baratos, de qualidade e sem contratos, lá você compra quantos textos quiser pelo tempo que quiser.
Facebook Ads ou Google Ads? Qual é o melhor para mim? Qual vai me fazer gerar mais vendas? Essa é uma ótima pergunta, pois se você está se fazendo já conhece a importância do tráfego pago para seu negócio.
Nesse artigo, eu vou te ajudar encontrar a melhor plataforma de anúncios para que você consiga ter melhores resultados, reduza seus gastos e entenda de uma vez por todas quando usar Google Ads e quando usar Facebook Ads e como combinar Facebook Ads com Google Ads.
Google Ads Quando Usar?
Antes de iniciar sua campanha no Google Ads, você precisa entender qual é o perfil dos usuários que utilizam o Google como seu buscador principal, ou seja como os usuários fazem uma busca no Google, veja um exemplo:
Nesse exemplo eu pesquisei sobre, Jardineiro na Grande São Paulo, e os resultados foram direto ao ponto, o Google me listou alguns anunciantes que estavam utilizando essa palavra chave, e se nesse caso eu realmente fosse contratar um jardineiro certamente o próximo passo era abrir os dois sites e fazer um orçamento.
ATENÇÃO
Lembrando que algumas pessoas irão fechar o trabalho, não apenas pelo anúncio ou preço, mas pela qualidade do site, pela velocidade de carregamento, pela chamada de ação e pelas informações e fotos disponíveis. Por isso se você tem um site está anunciando no Google e não está tendo resultado, verifique isso. Quer aprender criar o site do seu negócio com qualidade? Conheça o curso de criação de sites
Observe que o perfil do usuário no Google é um perfil de pessoas já preparadas para compra, pessoas que já sabem o que elas realmente querem, logo o Google Ads será melhor se você quer atingir esse público.
Facebook Ads Quando Devo Usar?
Muitas pessoas acreditam que o Facebook é uma plataforma como o Google, onde você pode fazer anúncio de seu produto ou serviço diretamente e irá ter resultados, mas não é bem assim.
Primeiro você deve entender o perfil das pessoas utilizando o Facebook ou o Instagram, ninguém que usa essas redes sociais esta pesquisando sobre um produto, primeiro porque não tem como, segundo porque o Facebook e o Instagram são redes sociais, e uma rede social serve para você relaxar, conversar com os amigos, postar fotos do seu dia, mas eu não estou querendo dizer que fazer venda nessas plataformas é algo impossível, estou querendo dizer que a estratégia aqui não pode ser de venda direta.
Renan então como eu devo usar o Facebook para vender?
Você precisa jogar o jogo do Facebook, a ideia é conhecer o seu público alvo e sua persona e com base nisso você irá trabalhar com as pessoas que não estão ainda preparadas para compra, por falar nisso você sabia que apenas 7% das pessoas estão preparadas para comprar um produto? Esse dado é super importante pois ele nos ajuda entender o quanto nós precisamos preparar nossos clientes antes de então gerar uma venda.
Como preparar meu cliente para vender no Facebook Ads?
Essa preparação pode ser feita de muitas formas, tudo depende do quanto você realmente quer isso, quanto está dispostos a investir, quanto de conteúdo você cria sobre o seu negócio e o quanto você entende de Inbound Marketing.
Mas na prática um exemplo legal seria o seguinte: Digamos que você está tentando vender um serviço de aparelhos odontológicos, então você pode criar alguns vídeos no Facebook falando diretamente com sua persona, pessoas que possuem problemas nos dentes que um aparelho pode resolver, faça vídeos do tipo: Você sabia que sua dor de cabeça pode ser causada pelos seus dentes? Você sabia que o sorriso é o seu cartão de visitas? E por ai vai, percebe que quando eu faço isso eu estou disparando gatilhos em meus possíveis clientes, as pessoas que estão com dentes tortos, ou que sentem dor de cabeça todos os dias irão consumir esses conteúdos.
Ok Renan, e agora o que eu devo fazer? Uma vez que você está pegando desconhecidos apresentando o problema você está preparando esses usuários para uma tomada de decisão, ou seja está criando um funil dentro do Facebook. Agora você pode fazer remarketing para esses usuários, agora sim pode anunciar seu serviço apenas para quem consumiu esses vídeos.
Você conseguiu perceber a diferença? Criar uma campanha que vende no Facebook Ads é muito diferente de criar uma campanha que vende no Google Ads, porém as duas ferramentas podem ser aliadas.
Como utilizar o Google Ads e o Facebook Ads em uma campanha só?
Sim você não leu errado e existem muitas formas de se fazer isso e tudo irá depender da sua criatividade, mas eu vou exemplificar aqui utilizando uma forma bem básica, mas que funciona muito bem para vender.
Pense comigo, o Google é gerador de tráfego e está associado a fundo de funil, pessoas que estão decididas em comprar alguma coisa, e o Facebook ou Instagram são redes sociais onde esse cliente irá passar seu tempo.
Se você entendeu isso já deve ter imaginado, que nem todos que irão chegar até sua página de vendas irão comprar, então você pode criar campanhas no Facebook para continuar a sua venda por lá, por exemplo: Cliente que acessou e não comprou, cliente que deixou produto no carrinho e assim por diante.
Dessa maneira você continua o diálogo com quem realmente já está preparado para compra, o que irá fazer agora é estar sempre lembrando seu cliente que ele precisa do seu produto.
2021 promete ser o ano do streaming, você está preparado?
A tendência de conteúdo em vídeo já estava em uma crescente constante nos últimos anos, alcançando a marca de 165% de crescimento apenas nos últimos 5 anos segundo o Google. Devido a situação do ano de 2020 o mundo se voltou para o digital e as plataformas foram requisitadas pelos mais diferentes motivos: informação, educação, bem-estar e entretenimento.
Além de todo o crescimento os dados apresentados durante o Brandcast 2020, que foi realizado no dia 5 de novembro, apontaram que 105 milhões de brasileiros acessam o Youtube mensalmente e apenas no Nicho de meditação o aumento chegou a 43%, informações do Samuel Moreschi, gerente de pesquisa e insights do Google. Isso tudo pode ser um reflexo do emocional do consumidor estar mais sensível graças a tudo que passamos em 2020, segundo ados da WGSN.
Conteúdos que deverão continuar em alta no Youtube em 2021
Esse volume todo de audiência está abrindo uma grande oportunidade para as marcas trabalharem mais com streaming. Em análise do consumidor do futuro percebemos que 54% usarão ainda mais o Youtube e a Twitch TV, fazendo com que as empresas não utilizem apenas anúncios, como também os influenciadores para se tornarem relevantes. Nos insights que foram apresentados no Brandcast 2020 foi apontado que cerca de 36% de todos os usuários buscam por reviews de produtos antes de efetuar uma compra e um terço utiliza o Youtube para conhecer mais sobre as marcas.
Esse volume de consumidores que compram após assistir um vídeo no Youtube é de 87% “ O que toda publicidade busca é influência e isso o Youtube consegue proporcionar através de seus criadores de conteúdo, as pessoas não querem apenas ver anúncios elas querem ver alguém que a represente falando sobre o produto que elas pensam em adquirir., contou Alessandra Gambuzzi, gerente de projetos de conteúdo durante o Brandcast 2020.
Canais ensinando fazer alguma coisa como, costurar, cozinhar, jardinar e até dicas de economia foram os maiores responsáveis pelo crescimento do volume de dados no Youtube em 2020, e podemos esperar muito mais do que isso em 2021.
A mudança já está acontecendo
Os jovens estão buscando mais ainda marcas que estejam à frente da sociedade. As ações precisam ser coerentes com o target, ou seja, não adianta a empresa fazer ações em áreas que não atua, por exemplo falar de saúde quando sua área de atuação não passa perto disso.
Em 2021 o Youtube deve apostar em influenciadores Originals ou seja séries criadas por grandes influenciadores exclusivamente para a plataforma, incluindo músicos. Whinderson Nunes, KondZilla, Porta dos Fundos, Galinha Pintadinha por exemplo são alguns dos nomes que terão conteúdo exclusivo em 2021.
Eu fiz um artigo completo ensinando como começar um canal no Youtube
O início no Youtube não é uma tarefa fácil é necessário muito estudo e dedicação e mais do que tudo isso persistência pois nessa fase é normal não ter visualizações e muito menos inscritos, o Youtube leva um certo tempo até entender que tipo de conteúdo você está produzindo e quem é o público ideal para ele indicar os seus conteúdos, por isso entenda nesse início que a quantidade de inscritos será pequena e você deve se esforçar em deixar claro para o algoritmo do Youtube quem é o seu público e qual é o conteúdo que você está produzindo para eles.
Eu dividi o início do Youtube em quadro fazes principais e é sobre cada uma delas que quero falar com vocês hoje!
CRIAÇÃO DO CANAL – PESQUISAS TE TEMAS – OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES – SEO ANÁLISE O QUE VOCÊ PODE MELHORAR-
Se você prefere ouvir, eu gravei esse conteúdo também em outro formato para complementar o seus estudos
Criação do Canal no Youtube
Nessa fase você precisa personalizar o seu canal para deixar ele o mais atrativo possível para as pessoas que deverão chegar em breve, e também colocar palavras chaves relevantes sobre o seu nicho para que o Youtube consiga entender quem será o seu público, lembre-se de utilizar todas as ferramentas de Branding que o Youtube sugerir, pois ele irá avaliar isso para entender se o seu canal é um canal amador ou um canal profissional.
Por falar em branding do seu canal, agora é hora de aproveitar para definir a personalidade dos seus vídeos, entender qual o melhor formato de vídeo, como serão feitos os cortes, quais trilhas sonoras você irá utilizar, como será a dinâmica da sua edição (movimento do vídeo, cortes, câmeras, vinhetas e cores)
Além disso ainda dentro do Branding do seu canal é importante você pensar como serão as suas thumbs (imagens de capa dos vídeos) no meu caso eu optei por sempre aparecer nas thumbs, por margens coloridas e textos em caixa alta, mas ai você precisa definir o que é melhor para o seu canal, vou falar mais sobre as thumbs depois.
Atenção
Você só poderá ter uma URL personalizada para seu canal depois de conseguir os primeiros 100 inscritos.
Como ter ideias de vídeos para seu canal no Youtube
Essa é uma fase muito importante, pois as vezes perdemos muito tempo tentando criar vídeos que no início não irão viralizar e que nosso público não irá gostar. Você pode começar pesquisando em canais do mesmo nicho que o seu percebendo quais são os vídeos mais assistidos daquele canal, e o que o público está comentando, muitos temas surgem nas perguntas do público, entender que o que seu público quer não é o que você quer é uma chave muito importante para ter resultados no Youtube.
Eu gravei um vídeo completo ensinando alguns hacks de como conseguir encontrar as melhores ideias de vídeos para o seu canal no Youtube e você pode assistir aqui:
OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES – SEO PARA YOUTUBE
Agora que você tem certeza que está produzindo os melhores conteúdos para seus vídeos vamos falar sobre a otimização para os buscadores, ou seja SEO. O SEO no Youtube irá te ajudar a posicionar o seus vídeos nas buscas e também nos recomendados do Youtube fazendo com o que o algoritimo do Youtube passe a entregar mais os seus conteúdos e você consiga ganhar mais inscritos para seu canal.
Defina qual será a palavra-chave principal do seu vídeo
Com base na pesquisa que ensinei a fazer no vídeo anterior, você agora precisa identificar qual será a palavra chave principal e utilizar ela em seu título do vídeo.
Utilize a palavra-chave principal no título do vídeo
O título deve obrigatoriamente possuir a palavra chave que você quer ranquear, por exemplo se você quer ranquear em como conseguir inscritos, o seu título precisa ser ” Como Conseguir Inscritos – Veja Como Consegui” por exemplo, claro que você precisa melhorar e pensar bastante na headline, mas o mais importante é ter a palavra chave logo ali.
Fale a palavra-chave dentro do seu vídeo
Poucas pessoas sabem, mas o Youtube consegue saber tudo que você falou dentro do seu vídeo e ele possui uma tecnologia de transcrição capaz de utilizar o que você fala para linkar com as buscas dos seus usuários no Youtube.
Coloque a palavra-chave principal na descrição do seu vídeo e faça uma descrição otimizada
A descrição é fundamental para ajudar a direcionar o seu vídeo para quem está de fato pesquisando sobre, o recomendado é iniciar o texto sempre repetindo o título do vídeo, e depois criar uma mini descrição como se ela de fato fosse um mini post de blog. Lembre-se de repetir as palavras-chave e seus sinônimos dentro desse texto.
Salve o arquivo do seu vídeo com a palavra chave
Quando você gravar seu vídeo sempre salve o arquivo com o nome da palavra chave ou com o título que você irá publicar por exemplo: como ganhar inscritos.MP4. Isso irá ajudar o Youtube a entender ainda mais a força da palavra chave no seu conteúdo.
Crie uma thumb com a palavra-chave ou sinônimos
Lembre-se de salvar a imagem também com o título ou palavra-chave principal ex: como ganhar inscritos.JPG e na thumb escreva com textos grandes algo relacionado a isso por exemplo, ” Como ganhei 1000 inscritos em 1 dia”.
Utilize tags e a primeira deve ser a palavra-chave
Coloque tags no seus vídeos, e tente utilizar as palavras chaves que você quer trabalhar, não coloque tags aleatórias de coisas que você não fala no vídeo pois isso irá prejudicar seu canal, você pode fazer pesquisas no Youtube ou no Ubbersugest para encontrar temas próximos ao que você quer ranquear, ou até utilizar os títulos dos concorrentes como tag, desde que você não coloque o nome deles, e também não coloque vídeos que não falem necessariamente sobre o mesmo tema.
Crie uma tag de uso especial para seu canal
Criar uma tag única exemplo um código que só você entenda exemplo todos os vídeos eu uso a tag: @#$D$F isso fará com que o Youtube coloque mais vídeos do seu canal como recomendado dos seus próprios vídeos fazendo com que o usuário passe mais tempo assistindo o seu conteúdo.
Link outros vídeos na descrição
Sempre coloque outras URLS de vídeos que você já produziu sobre o mesmo tema na descrição, exemplo: Outros vídeos que falei sobre isso: e ai coloca as urls deles na sua descrição.
Nunca coloque links para outras redes sociais na descrição
O Youtube não quer que você tire o usuário da sua plataforma para levar para o facebook por exemplo, então se precisar divulgar o seu perfil no instagram faça assim segue meu insta @marketingdigitaldozeropodcast ao invés de colocar a url inteira para seu instagram.
Utilize todos os recursos disponíveis
Tente sempre utilizar tela final com um vídeo relevante, utilizar os cards e qualquer outra ferramenta que o Youtube lançar isso demonstra que você é um criador preocupado.
ANÁLISE PARA YOUTUBE – O QUE ANALISAR PARA TER MAIS RESULTADOS
A análise é um fator muito importante, pois é através dela que você pode gerar novos conteúdos, melhorar o que já tem e otimizar o seu canal para que ele receba ainda mais visualizações e mais inscritos.
Conheça as métricas mais relevantes do Youtube
Basicamente podemos resumir o que realmente importa para o Youtube em Retenção e CTR
Retenção no Youtube:
A retenção é o tempo que você consegue segurar um usuário dentro de um vídeo, isso é importante para o Youtube pois é com ela que ele consegue identificar se o seu conteúdo é bom ou não, afinal conteúdo bom é conteúdo que segura o usuário até o final, se segura até o final ele pode colocar mais anúncios, então essa é a chave.
Ao contrario do que muitas pessoas pensam, likes e deslikes não significam nada para o Youtube são apenas engajamentos, quanto mais melhor sejam positivos ou negativos.
Uma retenção boa é uma retenção de pelo menos 50% ou mais, é muito raro conseguir retenção de 80% ou 90% por isso foque em entender o que está afetando a retenção do seu canal, talvez você esteja entregando o conteúdo muito cedo no vídeo e os usuários estão saindo depois de pegar a resposta, ou talvez o seu vídeo esteja muito cansativo, utilize esses dados para conseguir entender o que você pode fazer para melhorar nos próximos vídeos.
Você encontra a retenção de um vídeo clicando sobre ele e indo em Analytics ou então navegando pelo Youtube Studio do seu canal.
CTR – Taxa de cliques sobre a seus vídeos
A CTR vai te ajudar a entender se suas thumbs estão de fato chamando atenção dentro do Youtube e se seu título é criativo o suficiente. Essa taxa mostra a quantidade de pessoas que clicaram nos seus vídeos depois de visualizar ele nas barras laterais, quanto maior a CTR melhor, pois você está definitivamente mexendo com a dor do seu público, ou se comunicando diretamente com ele e gerando identificação.
Como na retenção é impossível CTR altas de 100%, mas quanto maior esse número melhor, por isso tente sempre visualizar o seu relatório de vídeos no Yotube e tente melhorar os seus dados, você pode fazer isso alterando o título ou a thumb, sempre que quiser.
CONCLUSÃO
Iniciar no Youtube não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível desde que você entenda que uma das coisas mais importantes para o Youtube é a consistência e continue postando seus conteúdos e claro aplicando tudo que ensinei nesse post o resultado vem, ele pode demorar alguns meses, mas ele vai chegar.
Como está a identidade visual do seu projeto? Seu Instagram, site, blog, YouTube estão chamando atenção da forma que merecem? Você sabia que ter uma identidade visual definida pode ser algo muito importante que pode definir o crescimento ou não do seu projeto? Com certeza você não quer perder seu precioso tempo produzindo algo e depois não conseguir gerar tráfego de pessoas para consumir o seu o conteúdo, é basicamente como diz aquele velho ditado “o livro é julgado pela capa”, se você achou isso complicado e já começou a pensar que dependeria de um funcionário ou um freelance para te ajudar eu garanto que hoje seu dia provavelmente será mais produtivo do que o normal.
Vou te ensinar aqui, como você pode ter em mãos um grande aliado para o desenvolvimento do seu negócio nas redes sociais, eliminando até mesmo custos com funcionários, ou freelas.
Mas afinal, qual o objetivo dessa ferramenta que tem ajudado tanta gente e que vai te ajudar também? Simples. Ela veio para facilitar a criação de elementos visuais com a mesma qualidade ou muito próximo de um profissional de design mesmo que você não tenha conhecimento na área. O Canva traz praticidade e principalmente dinamicidade na criação de conteúdos e artes para redes sociais e anúncios, uma solução ultra eficiente, e o melhor de tudo, muito SIMPLES.
Os maiores recursos do CANVA são os templates pré-definido. Que são divididos nas seguintes categorias:
É possível criar diversas peças para basicamente qualquer coisa no universo digital sendo eles vídeos ou imagens e até mesmo materiais impressos, como cartões de visitas ou panfletos. E tudo isso com um design PROFISSIONAL e ainda utilizando um recurso muito fácil de arraste e solte.
Simplesmente sensacional não é mesmo? Estava até esquecendo de mencionar que além da versão web você terá acesso a versão para smartphones com sistema Android ou iOS.
Outra coisa boa também é que o Canva oferece todos os recursos principais gratuitos e seu aprendizado é super leve e rápido.
Como começar a utilizar o Canva
O primeiro passo é você escolher suas características visuais, ou seja, sua identidade. Por lá já existem vários modelos prontos, é só mudar para o seu nome e seguir!
Precisa de um POST para sua rede social? É só criar com a ferramenta, como por exemplo uma história para seu Insta ou Face e muito, e eu disse muito mais.
Mas se você quer algo para o seu canal no Youtube, poderá criar Thumbnails personalizados, consequentemente atrairá mais visualizações, eu garanto.
Quer os cartazes básicos ou panfletos para divulgar seus eventos? Você vai encontrar modelos prontinhos com diversos temas disponíveis.
Apresentações para fazer e-books maravilhosos que realmente chamem a atenção das pessoas com um visual moderno e único, tem por lá também.
Os famosos cartões de visita, importantíssimo para sua rede de contatos, que fará você ser lembrado pela beleza deles, que tal? Dentro do Canva você tem inúmeros modelos onde só é necessário por seus dados e aguardar os contatos.
Não esquecendo também dos queridinhos infográficos e banners para blog, que fazem sucesso para estratégia de conteúdo.
Bom, já falei demais. Vamos então para o passo a passo de como usar essa belezinha que só vai te fazer voar mais alto.
Criar sua conta
Será necessário você criar uma conta para desfrutar de tudo isso e muito mais, é só entrar na página inicial e se registrar com sua conta do Google, Facebook ou seu próprio e-mail.
Após isso ele vai te direcionar para a página que vai te ajudar a selecionar os melhores templates conforme a sua necessidade.
Dá uma olhadinha na biblioteca para explorar os modelos.
Sim como por lá tem uma imensidade de coleção de templates profissionais, foi tudo organizado por categorias e divididos por temas.
Escolher uma apresentação visual que irá estar sempre com você.
Faça uma escolha que será a sua cara digamos assim, das suas postagens daqui para a frente. Uma dica é não escolher um modelo diferente para cada post, pois fazendo isso o seu feed vai ficar bagunçado e honestamente, bem pesado, visualmente falando, a ferramenta é tão boa que pode te prejudicar, se você já conhece o Canva mas possui dúvidas em como ter um Instagram mais profissional e bem organizado para te gerar resultados eu recomendo muito esse curso.
Um bom post precisa também de uma boa imagem.
Se quer que seu post tenha um bom engajamento, nada melhor que escolher uma imagem coerente. Você pode por lá, clicar na opção Mais e depois Pixabay.
Escolha a foto, arraste para o template, bem onde você quer que a imagem fique, uma dica é, se quiser deixar a foto com uma aparência mais viva, coloque o filtro solar.
Belezinha, agora que já temos a imagem será necessário encontrar uma tipografia que combine com ela, você terá a opção de deixar a que já está no modelo ou encontrar outra na aba Texto. E se por um acaso estiver com dúvida de qual fonte escolher, o Canva te fornecerá uma opção para clarear suas ideias, dizendo quais fontes combinam mais, e dicas para usa-las.
Opiniões extras
Se ainda está com aquela dúvida e quer convidar alguém para te ajudar no design, é só clicar em Compartilhar e pôr o e-mail do outro usuário, fazendo isso ele poderá visualizar e te ajudar a editar, bacana não é mesmo?
Agora, se depois de tudo isso você olhar para o template e não gostar, não sofra, apague tudo e comece do zero!
Acho que depois dessas dicas valiosas, você não vai ficar aí de bobeira né? Corre fazer a sua conta por lá, lógico que para aprender mesmo, a melhor coisa é a prática, então comece a mexer, descobrir as ferramentas disponíveis. Tenho certeza que você ficará muito satisfeito com o resultado, e claro não se esqueça que a prática leva a perfeição, ou seja, quanto mais você fuçar e criar, mais vai se aprimorar e quando ver, estará profissional eu garanto. O medo do novo é normal, mas pense que se outras pessoas conseguem, você também é capaz. Tudo é uma questão de treino. Vai lá, mete a cara e tenta, se não der boa, tenta de novo, mais não pare. Estamos vivendo um tempo muito bom para investir na internet, afinal ela está aí para todos, o quanto antes você começar será melhor. Eu acredito em você, acredite também e se esforce!
Como se tudo isso não fosse o suficiente, olha como você pode transformar o Canva em uma ferramenta de trabalho para Ganhar Dinheiro todos os dias fazendo artes para Redes Sociais
Além de tudo isso, se você aprendeu mexer no Canva como um profissional, também pode utilizar como ferramenta de trabalho e vender artes para mídias sociais
Atualmente centenas de pessoas passaram a ver a criação de artes como um negócio profissional, e prestam serviços para os mais diversos clientes, utilizando sites como Workana entre outros, eu gravei um vídeo mais completo com 5 Formas de Ganhar Dinheiro Online e o Canva é uma delas, além disso mostro como conseguir freelas.
Constantemente eu sou bombardeado por perguntas do tipo: Eu preciso ter um funil? Como funciona um funil no marketing digital? Como eu faço um funil? Qual o melhor funil de marketing digital? Por isso resolvi escrever este artigo explicando cada etapa da construção de um funil que funciona e que qualquer iniciante consegue aplicar.
Eu sei que parece óbvio, mas se você está começando é importante saber que o nome funil vem realmente de um funil, onde temos uma abertura maior na entrada e uma pequena abertura na saída, o que isso nos mostra? Que visualmente teremos mais pessoas chegando e poucas pessoas convertendo, porém quanto maior for a quantidade de pessoas chegando consequentemente maior será a quantidade de pessoas convertendo.
Para quem está iniciando no Marketing Digital, o funil mais prático, simples e que realmente funciona é o funil que eu chamo de funil de conversão, talvez você encontre ele com outros nomes por ai. Este funil eu divido em apenas 3 fazes para que facilite para qualquer pessoa e fique simples para aplicar em seu negócio.
Topo do funil – Tráfego
A fase de tráfego é uma das mais importantes porque como eu disse anteriormente quanto mais pessoas você atrair para o topo maior serão as chances de ter uma conversão no meio do seu funil. É muito importante você saber que na etapa de tráfego você precisa de um blog pois com ele você poderá atrair todos os tipos de potenciais clientes, desde o cara que está curioso pelo assunto, a clientes de outras marcas, produtos ou serviços até pessoas que já sabem o que querem. Com uma estratégia de conteúdo em mãos você pode trabalhar todas as etapas do conteúdo posteriormente em seu funil.
Você deve estar se perguntando, “Humm… já sei que preciso de tráfego, mas como eu começo?” pensando nisso vou dar algumas dicas para você, porém lembre-se que você precisa estudar ainda mais sobre tráfego para ter um bom resultado.
Como fazer tráfego em um funil
O tráfego se divide sempre em dois formatos “Tráfego pago” e “Tráfegoorgânico“. Onde no tráfego pago você paga para obter visitar em seu site e no tráfego orgânico você conquista esse tráfego recebendo acesso via pesquisas no Google por exemplo. Ok vamos nos aprofundar ainda mais aqui.
Como gerar tráfego orgânico
ATENÇÃO
NUNCA COPIE UM TEXTO DE OUTROS SITES, NEM MESMO PARTES DELES O GOOGLE PODE PENALIZAR SEU SITE POR ISSO.
Você pode começar estudando SEO “Search Engine Optimization” ou “Otimização para os motores de buscas” se você utiliza um site com o WordPress você pode utilizar um plugin chamado YOAST SEO que ajuda muito no processo de otimização do site, resumidamente aplicar o SEO em um site é estudar a forma como irá desenvolver o conteúdo e pensar nele antes de escrever, melhorando “palavras-chave, termos de buscas, criando conteúdos exclusivos, e garantindo que seu site atende os requisitos do Google para posicionamento que resumindo é: estar em um bom servidor, ter criptografia, ser rápido, funcionar muito bem em smartphones e etc. Você encontra mais informações no site: https://support.google.com/webmasters/answer/7451184?hl=pt-BR&ref_topic=9268559
Suponho que agora você já sabe o que é SEO vou te dar algumas ideias de como produzir conteúdos que irão ajudar gerar tráfego orgânico para seu site.
Utilize ferramentas para medir o volume de acessos em uma palavra-chave
Existem ferramentas como o Google Key Word Planner em que você pode colocar uma palavra-chave selecionar uma região e ele te mostrará a quantidade de tráfego que essa palavra chave gera todos os meses, com isso em mãos você pode tentar produzir conteúdos aplicando uma boa estratégia de SEO focando um bom posicionamento nessas palavras fortes, assim você evita escrever e perder tempo tentando posicionar artigos em palavras-chaves que recebem poucos acessos como 10, 50 ou 100 acessos por mês e foca em palavras-chave com mais de 5 mil acessos mensais. Imagine posicionar seu site em primeiro lugar em 10 palavras chaves que recebem mais de 5 mil acessos mensais? Logo você terá a chance de ter um site com 50 mil acessos, esse é o grande segredo da pesquisa de posicionamento que ninguém conta.
Existe outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave como a SemRush, moz entre outros.
Leia os artigos da concorrência
Leia os conteúdos que estão posicionados pela concorrência e tente escrever algo melhor, verifique a quantidade de palavras do texto de seus concorrentes e tente dobrar de tamanho produzindo um texto completamente seu e mais completo, dessa forma logo o Google identificará que existe um conteúdo ainda mais relevante do que aquele.
Transforme as perguntas de seus clientes em texto
O Google e o Youtube são os dois maiores buscadores do mundo, e você sabe o que as pessoas mais fazem neles? Perguntam coisas.
Sabendo disso qual é o melhor conteúdo para você escrever? Claro que é responder perguntas, pois seus clientes chegarão até você dessa forma, pesquisando nos buscadores e quem tiver a melhor resposta para suas dúvidas ganha o seu acesso.
Como gerar tráfego pago em seu funil de marketing
Como o nome já diz o tráfego pago está relacionado ao investimento em publicidade, normalmente este tráfego é gerado utilizando o Google Ads ou Facebook Ads, porém existem outras ferramentas de tráfego pago que vale a pena você pesquisar caso queira se aprofundar ainda mais sobre o assunto.
É muito importante quebrar alguns paradigmas caso você já os tenha como: Porque investir em anúncio de conteúdo gratuito? Porque gastar dinheiro para atrair acessos em meu blog? Se eu for investir em tráfego pagou vou investir para vender. Essas são as dúvidas mais comuns que eu recebo seja de alunos ou em consultorias até mesmo com pessoas com mais tempo de experiências.
O ponto chave aqui é que assim como no tráfego orgânico onde você precisa estar visível para as pessoas que fazem perguntas sobre o seu conteúdo, no tráfego pago é igual, se você não tem tempo para ranquear no google em uma palavra-chave importante, então porque não investir alguns reais para fazer com que ela chegue até seu público de forma mais rápida? Acredite mesmo gerando tráfego pago e direcionando seus anúncios para seus artigos você no final terá como identificar essas pessoas e ai sim tentar vender, mas ainda não é a hora.
Sacadas matadoras para gerar tráfego pago
Eu não vou te ensinar aqui como anunciar no Facebook ou no Google Ads ainda, porém já quero explicar algumas coisas.
O tráfego pago no Facebook para conteúdo é mais barato que o tráfego pago para vendas sabia? O Facebook consegue identificar um tráfego que leva o usuário para ler um texto e normalmente eu pago entre R$00,01 até R$00,23 no tráfego, veja como é muito barato o que irá facilitar muito a escala do conteúdo, principalmente porque nessa etapa escalar é o mais importante.
É possível ranquear vídeos no Youtube gerando tráfego pago e posicionar seu vídeo nas buscas de uma palavra-chave você sabia? Também é possível criar mini vídeos e aparecer em canais onde seu público-alvo consome, se você fizer um bom trabalho consegue até crescer um canal em pouco tempo com um público muito qualificado.
Você pode segmentar muito bem o seus anúncios e as pessoas costumam dar mais atenção para anuncios que ajudam elas de alguma forma, como é o caso de você impulsionar um texto ensinando escolher o look de uma roupa ao invés de vender um look para alguém? Conseguiu pegar a sacada?
E se eu quiser anunciar também meus produtos eu posso? Pode, porém tente trabalhar aqui em uma escala tipo: 80% conteúdo e 20% vendas, mas eu recomendo 100% conteúdo por um tempo antes disso.
Você sabia que quando anuncia um conteúdo de valor, as pessoas compartilham esse conteúdo e ajudam escalar ainda mais os seus resultados? É natural todos estamos cansados de ver anúncios de vendas, porém quando encontramos um anúncio de conteúdo de valor, nem mesmo percebemos como aquilo foi parar ali e simplesmente ajudamos a viralizar.
Deu para entender o porque o tráfego pago funciona muito bem no funil?
Tudo Junto e Misturado
Agora imagine o que não é possível fazer misturando tráfego pago com um bom planejamento e estratégia orgânica? Sim isso é possível e é o que eu mais recomendaria. Veja se você tem um conteúdo com um bom potencial de ranquear no Google, onde você já fez um bom trabalho de SEO o conteúdo é realmente de valor logo se você impulsionar criando ads desse conteúdo o Google vai entender que esse conteúdo é muito valioso e vai agilizar o processo de ranqueamento, e eu tenho cases de resultados que atingi fazendo isso.
Meio do funil de Marketing – Captura
Agora que você já está dominando o tráfego e está gerando muitos acessos em seu site chegou a hora de descer para próxima etapa do funil.
Você deve estar se perguntando e agora o que eu vou fazer com todo esse tráfego que levei para o site, eu perdi ele? E a resposta é NÃO! Você pode utilizar um pixel do Facebook ou do Google em seu site e com isso poderá rastrear e alcançar esses usuários por mais 180 dias após a sua visita com isso poderá alinhar outras estratégias.
Começaremos aqui a fase de captura, como o nome já diz precisamos através de “iscas” capturar os contatos das pessoas interessadas, e para isso podemos oferecer coisas do tipo: ebooks, acessos premium, vídeo aula, planilha, close friends e etc. E em troca você pegará o nome e o email desse usuário.
Para quem eu ofereço esses brindes? O ideal é trabalhar com remarketing oferecendo para as pessoas que você está levando para o site na fase de tráfego do seu funil de marketing, para isso você precisa investir em tráfego pago e não tem outro jeito, fazer um anúncio para as pessoas que acessaram seu site nos últimos 180 dias pode ser muito interessante.
Como usar o email marketing para oferecer uma “isca” e capturar um lead
Eu não vou explicar neste artigo tudo sobre email marketing, mais antes gostaria de deixar minha recomendação para vocês de um email marketing confiável, que trás um bom resultado e trabalha com ip privado onde a sua entrega é de quase 95% o serviço que eu indico é o E-goi
Como criar uma estratégia de captura utilizando um formulário de email marketing
Depois de fazer a sua conta no e-goi você deve clicar no menu superior em Web -> Formulários
Na próxima tela clique em criar formulário.
Agora clique formulário novamente, depois selecione uma lista ou crie uma ali, e selecione o idioma principal.
Na próxima tela você poderá selecionar um modelo predefinido ou criar um do zero
Na próxima tela você pode avançar e confirmar, e dai sim editar como desejar
Agora vem a cereja do bolo, preste atenção as configurações, primeiro eu clico em opções e depois preencho os dados, nesse caso eu não estou utilizando o double optin que seria a confirmação do email antes de receber o ebook, mas você pode fazer isso se desejar, depois a página de obrigado será o link do meu ebook, nesse caso coloquei meu site / ebook, mas você pode por a URL do google drive, dropbox etc.
Agora você irá gravar, clicar em adicionar outra públicação, (ou usar esse link mesmo para enviar para seus usuários, caso não queira inserir o formulário diretamente em seu site).
Pronto! agora você criou um sistema de captura onde irá capturar um lead em troca irá disponibilizar uma isca, nesse caso um e-book, quando este usuário cair em seu email marketing, ele fará parte de uma lista e você poderá trabalhar depois na próxima fase do funil que é a de nutrição.
Meio do funil de Marketing- Nutrição
Você sabia que na etapa de nutrição é possível desenvolver um outro funil só para trabalhar nessa parte do funil? Não se preocupe falarei disso em outro momento, ainda não é a hora.
Agora que você já pegou os contatos não queira sair vendendo para esse público por mais que isso seja o que você mais queira, agora é hora de começar a nutrir esses leads (Lead pode ser o nome e um email de um usuário). Como assim nutrir? Quando eu me refiro a nutrir estou querendo dizer alimentar com conteúdos relevantes esses usuários, nessa etapa você precisa se aproximar desses clientes e para fazer isso é necessário convidar eles para participar de uma live, enviar conteúdos pessoais chamando eles pelo nome (pode usar o email marketing para fazer esse trabalho) ou alimentar esses usuários conforme você achar melhor dentro do seu nicho.
Além dos conteúdos que já produzo preciso criar outros?
Não. O que você precisa fazer é aproveitar os conteúdos que já produz e tentar separar esses conteúdos, talvez criar um catálogo e entender para que cada conteúdo seu serve, exemplo: Reúna todos os conteúdos que você já produziu que se encaixa para quem está quase comprando seu produto, e envie para essa audiência, você pode fazer isso utilizando notificações, email marketing etc.
Você pode criar um canal no Telegram e enviar dicas em formato de áudio ou vídeo com essa audiência para alimentar o interesse deles.
Você pode ser pessoal com eles, dando a oportunidade de quem já faz parte desse canal de interessados em pedir conteúdos específicos para você produzir, ou criar webnários fechados apenas para essa comunidade. Lembre-se o importante aqui é nutrir e gerar conteúdo de valor, criar e dar atenção para esses usuários.
ATENÇÃO
Tome cuidado para não acabar fazendo SPAM ninguém gosta de mensagem todos os dias, emails toda hora tente ser o mais “Natural” possível.
Fundo do funil de Marketing – Vendas
Agora chegou a hora de vender para seus clientes, nessa etapa você irá filtrar os clientes que já passaram por todas as fases do seu Funil de marketing e irá direcionar as suas vendas. É importante que as vendas aqui não sejam apenas ” compre aqui” mais que ela contenha uma história que se conecte com tudo que você fez até aqui, por exemplo você pode fazer uma semana de conteúdos gratuitos direcionado somente para esse público e dai abrir o carrinho e oferecer um desconto.
Você pode fazer remarketing com informações privilegiadas que já foram fornecidas pelos seus usuários no decorrer do funil como é o caso de ter pego a data de aniversário deles ou o dia do casamento.
O mais importante dessa fase do funil é conectar o seu cliente com a história que você já contou durante todo o percurso que fez com que ele chega-se até aqui.