Primeiramente seja muito bem vindo ao meu site, antes de começar a falar sobre Marketing Digital eu gostaria de falar um pouco sobre este projeto que venho desenvolvendo desde 2018, mas que na quarentena do novo corona vírus eu acabei voltando a postar e dessa vez também comecei a gravar um podcast que acabou se tornando um curso de introdução ao Marketing Digital 100% gratuito disponível no Spotify Eu trabalho com Marketing Digital a mais de 10 anos, e posso dizer que o Marketing Digital mudou minha vida e uma das melhores experiências que tive foi ensinar Marketing Digital por 1,5 anos em turmas presenciais, sempre gostei muito da energia que a educação trás e de ver a mudança na vida das pessoas, por isso resolvi dedicar toda semana um tempinho para postar alguma coisa em meu blog e claro gravar um novo episódio do podcast Marketing Digital do zero.
Como Começar no Marketing Digital
Primeiramente é muito importante você saber que o Marketing Digital possuí diversas vertentes e seu campo de conhecimento é muito amplo, e quando eu digo muito quero dizer quase infinito, por isso não se assuste cada vez que descobrir um novo termo ou uma nova área dentro do Marketing, mas trate isso sempre como a medicina, onde você tem profissionais da saúde, mas cada médico é responsável por uma área dentro do nicho de saúde, assim é no marketing digital, porém é muito importante você entender que ainda assim é importante você ter uma visão do todo antes de iniciar ou até mesmo de escolher em qual área de atuação você ira se especializar, assim como a medicina que mencionei onde o médico precisa estudar sobre saúde e só depois escolher a área que irá seguir.
Acho que uma das principais dúvidas para já tirarmos no início da sua pesquisa é de que para se tornar um profissional de marketing digital você precisa de faculdade, isso não é verdade e sinceramente não importa. O que realmente vai fazer a diferença para você iniciar no Marketing Digital é a força de vontade, os estudos, o tempo e claro o que eu diria ser o mais importante a sua curiosidade no assunto, já que o marketing não é uma ciência exata .
Diferença entre Marketing Digital e Marketing Off-line
Agora é muito importante você entender a diferença entre essas duas modalidades, já que o Marketing Digital é uma evolução do tradicional.
No marketing tradicional você trabalhava diretamente com pessoas e sem o uso da internet, podendo usar formatos como: revistas, TV, panfletos, anúncios em catálogos, jornais impresso, rádio e etc. Nessa modalidade você não conseguia medir os resultados das suas ações com grande assertividade e mesmo que tivesse muito dinheiro para conseguir fazer isso ainda assim eram dados muito fracos, tornando muito difícil chegar a resultados conclusivos. Outra dificuldade muito grande do tradicional era que se houvesse um erro na campanha, precisava gastar muito dinheiro e as vezes dobrar o orçamento e perder 50% do material, como é o caso de um erro em um panfleto que você percebeu só depois de imprimir ou uma mudança na visão da empresa em curto prazo. Todos esses elementos tornam tornavam o marketing digital uma estratégia cara, complexa e não muito assertiva.
No marketing digital você consegue fazer todo o processo inverso do tradicional, ou seja é possível automatizar campanhas, utilizar robôs para te ajudar, medir os resultados de forma rápida e assertiva, parar ou aumentar o investimento,direcionar a campanha para qualquer lugar do mundo, medir os resultados de forma conclusiva e em tempo real. Você conseguiu perceber a diferença aqui? Com certeza você deve estar pensando que com tudo isso o marketing off-line não deve mais existir, a verdade é que ele ainda existe e deve existir, mais agora como um suporte para o novo marketing.
Qual caminho eu devo seguir
É muito importante que você comece pesquisando sobre público-alvo e persona, onde você irá entender um pouco mais sobre o seu público-alvo e sobre as necessidades e dores do seu público.
O segundo passo é deixar o seu negócio funcionando de forma online, verificar se você já tem um site e se ele segue todas as regras do Google, lembrando que é importante também estudar sobre “SEO” e “Otimização de sites” para ter bons resultados.
Depois verifique como está as suas mídias sociais, você já tem um perfil no instagram, facebook, twitter? Como você está conversando com seu público? Aqui vale um estudo sobre “Social Media” ou mídias sociais.
Quarto passo é o marketing de conteúdo, surge aqui um novo termo para seus estudos, é muito importante agora começar a fazer uma estratégia de conteúdo para linkar tudo o que você está criando e conversar diretamente com seu público, aqui é importante unir conceitos que você já deve ter estudado nos passos anteriores como; público-alvo, e mídias sociais. Além de criar e trabalhar muito bem na história do seu negócio, lembre-se sempre “pessoas se conectam com histórias todos os dias”.
Quinto passo construa um funil de conversão e trabalhe cada etapa, eu costumo utilizar o funil com as seguintes etapas: Tráfego (atração) Leads (captura) Nutrição e Conversão. Para fazer um bom trabalho de funil estude também ferramentas como email marketing e CRM que irão te ajudar com toda essa automação.
Sexto passo, comece estudar sobre tráfego pago, agora que você já tem tudo isso redondo e funcionando chegou a hora de investir em seu negócio, estude sobre facebook ads, google ads e comece a estruturar campanhas que irão ajudar a criar loops em seu funil de conversão.
Como você deve ter visto eu deixei diversos links aqui no post, são conteúdos que já gravei em meu podcast que irão ajudar a complementar cada etapa do que estamos conversando.
As startups são um modelo de negócio que está tomando conta do mercado atual. Uma startup nada mais é do que uma empresa que nasce a partir de um grupo de pessoas, que criam um negócio escalável, normalmente baseado em tecnologia. Com um baixo custo, a escalabilidade desse modelo permite alto lucro com a manutenção dos baixos custos iniciais.
Veja agora as 10 startups de tecnologia que você precisa conhecer!
Nubank
Muito conhecida desde seu início, cerca de três a quatros anos atrás, a Nubank se popularizou pela facilidade de um cartão de crédito controlado por um aplicativo e sem nenhuma taxa adicional.
Contabilizei
A Contabilizei fornece serviços contábeis online, visando atender às necessidades de empreendedores que querem otimizar o tempo. Mais uma vez a tecnologia e a criatividade se unem para sanar dificuldades do mundo dos negócios.
Méliuz
A ideia do Méliuz é semelhante ao sistema de pontos para compras online. Atraindo consumidores de todo o país, a sua função é trazer cupons de desconto e, além disso, disponibilizar a devolução dos pontos adquiridos em dinheiro para a conta do consumidor.
Resultados Digitais
Focada em automação de marketing, a Resultados Digitais possui uma proposta inovadora aqui no Brasil. Por meio do conhecimento em Inbound Marketing, eles fornecem uma série de serviços como conteúdo informativo, cursos, certificações na área e um software.
Colab.re
Desta vez, o aplicativo possui uma função incomum para a maioria dos apps: fiscalização de problemas e questões políticas da sua cidade. O usuário pode postar os problemas encontrados, com uma lixeira quebrada, e aguardar a resposta da prefeitura.
Movile
Por meio da Movile é possível, hoje, desfrutar de vários aplicativos que facilitam a nossa vida. Isso porque essa empresa desenvolve os apps, com o fim de tornar a vida dos consumidores mais fácil e por isso, melhor.
Escola de Você
Com vídeos destinados às mulheres que desejam conhecimento e qualificação profissional, o Escola de Você contribui de forma significativa socialmente. A plataforma disponibiliza todo o conteúdo para ser acessado onde a usuária desejar.
Sympla
Com o cadastro de eventos, o Sympla traz em sua funcionalidade a compra de ingressos e promove inscrições. Dessa forma, o usuário tem acesso aos eventos mais próximos e já consegue garantir a sua participação.
Livre
A expressão que move o Livre é a promover mobilidade. Isso, porque essa empresa transformou as cadeiras de roda em triciclos motorizados. Seja qual for o terreno, os veículos proporcionam o vento no rosto e a liberdade que as cadeiras não têm.
Trustvox
A Trustvox promove a garantia de que os reviwes são feitos realmente por pessoas que compraram determinado produto. Quando o comentário é disponibilizado, seja negativo ou positivo, é pela pessoa que experimento de fato o produto em questão.
As startups de tecnologia prometem trazer produtos que resolvem pequenos problemas do dia a dia, como pedir comida ou um veículo por meio de aplicativos. Por esse motivo, essas organizações têm se tornado cada vez populares e abrem um leque de possibilidades que, aliadas à tecnologia, promovem uma gama de facilidades para os consumidores.
Quando o tema é Comunicação Empresarial e Organizacional, o Marketing Digital tem ganhado cada vez mais força. Empresas de pequeno, médio e grande porte têm notado que para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é essencial apostar na estratégia, pensando sempre na automação das atividades. E é para esta tarefa que entram em cena os chamados robôs no Marketing Digital.
Mesmo causando polêmica, a tecnologia e a programação no Marketing são essenciais para planejar ações e mensurar resultados.
Grande parte do trabalho na área digital não demanda criatividade humana e é repetitiva. Desta forma, os robôs, ou bots, conseguem agilizar toda a demanda, ganhando tempo e fazendo com que os profissionais se dediquem à criação e à análise de dados.
Com isso, o empreendedor ganha tempo e poupa recursos valiosos, além de potencializar o alcance das suas ações.
O que é um robô no Marketing Digital
De forma ampla, o robô no Marketing Digital se refere a softwares que fazem atividades de forma repetitiva e automatizada no ambiente virtual.
A intenção é potencializar as ações de Comunicação com o público e diminuir custos para uma empresa. Com os robôs, é possível, entre outras funções, enviar e-mails, encontrar leads, acompanhar a jornada de um visitante em seu site e responder perguntas de forma curta e objetiva.
Vale lembrar que tudo isso, entretanto, não dispensa o trabalho árduo dos profissionais de Marketing. A equipe precisa ser capacitada e entender o que os dados coletados significam e como é possível usá-los ao favor da empresa.
Automação e Chatbots
Quando se fala em robô no Marketing Digital, duas palavras vêm à mente: automação e chatbots.
A primeira delas, se refere a softwares e plataformas capazes de otimizar o processo de avaliação de dados, nutrição de leads e outras demandas. A tecnologia permite realizar ações de forma otimizada e impede que os colaboradores percam tempo.
Além disso, com a automação, o produto, serviço e conteúdos da empresa chegam ao cliente de forma mais personalizada e mais eficaz.
Já os chatbots ou robôs atendentes, são softwares capazes de dialogar com consumidores e visitantes, tendo como base um banco de dados.
Basicamente, o sistema é composto por respostas automáticas, com o intuito de sanar as principais dúvidas dos clientes. Isso permite agilidade no atendimento online, além de uma economia para a empresa.
O que uma empresa precisa fazer antes de recorrer aos robôs no Marketing Digital?
Antes de recorrer aos robôs, seja na área de automação ou para chatbots, uma empresa precisa definir quais são seus objetivos. Isto é, o que ela espera com a aquisição do serviço e onde pretende chegar.
Depois disso, também é importante realizar uma pesquisa de mercado para saber quais são as marcas mais utilizadas para cada demanda e quais oferecem o melhor custo-benefício.
Por fim, após adquirir os serviços, experimente as ferramentas e promova testes para descobrir se a opção é mesmo a mais indicada para a sua empresa e para os seus objetivos.
Gostou das dicas? Leia mais sobre Marketing Digital em nosso site.
Já ouviu falar em Growth Hacking? Se você é da área do marketing digital, a expressão deve soar familiar. A estratégia é utilizada com o intuito de encontrar oportunidades de crescimento para uma empresa em um curto espaço de tempo.
Neste contexto, os resultados precisam ser rápidos. É mais ou menos assim que funciona a rotina de uma startup, que tem o foco voltado para o crescimento em tempo recorde, além das áreas de marketing e de tecnologia da informação.
Interessou? Este post é para você que quer saber tudo sobre a estratégia de Growth Hacking, inclusive com dicas para começar a implementá-la o quanto antes. Vamos lá?
O que é Growth Hacking?
A expressão Growth Hacking vem do inglês e significa encontrar atalhos (hacks) para criar estratégias que viabilizem um crescimento (growth) acelerado. Foi criada por Sean Ellis, para descrever o que ele vinha fazendo pelas empresas por onde passava.
Growth: Crescimento;
Hack: Atalhos ou brechas;
Hacking: Refere-se ao ato de encontrar e explorar estes atalhos ou brechas, a fim de criar um caminho mais rápido para o crescimento.
Na prática, a estratégia é composta por um conjunto de ações de marketing orientado a experimentos que visam trazer resultados mais rápido do que o tempo tradicional para a maioria dos negócios. O desenvolvimento gradual dá lugar a saltos de crescimento.
Passo a passo para aplicar o Growth Hacking
A fim de encontrar atalhos para crescer, a estratégia tem foco na experimentação. Assim como o funil de vendas, o Growth Hacking conta com uma estrutura muito similar, variando de acordo com as particularidades de cada empresa. Funciona dessa forma:
Aquisição: Conjunto de práticas utilizadas para atrair e conquistar clientes;
Ativação: Depois de atrair, o foco é em entregar uma boa experiência;
Retenção: Com clientes satisfeitos, o desafio é mantê-los sempre por perto;
Receita: Os clientes que chegaram nesta etapa já estão gerando faturamento para a empresa;
Indicações: Satisfeitos e gerando lucro para o negócio, esses mesmos clientes começam a indicar produtos/serviços para amigos e familiares.
A estratégia é aplicada com o intuito de otimizar um dos estágios desse funil, dependendo das necessidades de cada empresa. Para que ela traga os resultados desejados, é importante identificar em que etapas estão os problemas mais urgentes, bem como os gargalos que limitam o crescimento.
O primeiro passo a partir daí, é levantar possíveis soluções, usando como base pesquisas de cases, benchmarking de empresas que são referência, discussões em fóruns ou no próprio LinkedIn. Depois, reunir a equipe para selecionar os caminhos mais viáveis.
O próximo passo é transformar a ideia/solução em uma hipótese a ser experimentada antes de implementar um caminho definitivo. Se der certo, basta implementá-la. Caso contrário, volte à etapa anterior para testar novas experimentações.
Através do Growth Hacking, as empresas descobrem melhorias contínuas para fomentar o crescimento constante dos resultados e de forma mais rápida do que o tempo convencional. Como o processo segue a linha da experimentação, é mais fácil modelar soluções criativas, antecipar necessidades, agir de forma preventiva e propor mudanças mais eficientes.
Estar na internet já não é mais garantia de que a sua empresa vá se destacar diante da concorrência. É preciso adotar estratégias sólidas para que ela seja vista online e proporcione mais visibilidade. Veja 7 dicas imperdíveis de marketing digital para garantir o crescimento da sua marca.
7 dicas imperdíveis de marketing digital
1 – Adote uma estratégia de branding
O branding é um conceito referente à gestão da marca de determinada empresa. Para isso, as ações demarketing digital devem estar alinhadas de acordo com o propósito, posicionamento e valores da marca, a fim de que ela não seja apenas uma opção de compra, mas também que seja uma referência no seu setor.
2 – Identifique as personas
O conceito de persona lembra muito o que entendemos por público-alvo, mas existem diferenças fundamentais. Enquanto o primeiro é um personagem fictício, com nome, idade, profissão, hábitos e necessidades definidos, o segundo se baseia em um conceito mais amplo do seu cliente.
Com a persona identificada, é mais fácil montar estratégias de marketing digital, pois você sabe para quem vende e, dessa forma, consegue alinhar o discurso com mais precisão.
3 – Invista em seu site
Atualmente, o site é considerado o principal cartão de visitas de sua marca. Isso porque a maioria dos potenciais clientes faz pesquisas nos sites de busca para obter mais informações sobre a empresa. Por isso, a página inicial deve unir ótimo design, informações relevantes, boa navegabilidade e outros fatores importantes que atraiam pessoas.
4 – Crie conteúdo de valor
Não importa qual seja a sua área de atuação, você pode ser um especialista nos diferentes assuntos aos quais sua marca está relacionada. Isso não somente mostra sua autoridade, mas também é uma demonstração de atenção para com seus clientes. Assim, invista em blogs, vídeos, e-books e outras formas de conteúdo de valor e mostre que sua empresa entende do que fala.
5 – Trabalhe as técnicas de SEO
O SEO é a sigla para otimização de mecanismos de busca e está relacionado às estratégias utilizadas para que seu conteúdo na internet esteja melhor ranqueado nos sites de busca.
Dessa forma, quanto melhor o trabalho de marketing digital nessa área, maior visibilidade seu site terá em uma pesquisa no Google e, por consequência, sua marca será mais conhecida.
6- Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais atraem a grande maioria das pessoas que frequentam a internet, principalmente Facebook, Instagram e Twitter. Ou seja, sua marca precisa estar presente nessas mídias não somente para divulgação de seus produtos e serviços, mas também como um canal de comunicação entre a empresa e o público.
7- Acompanhe de perto as tendências
Na internet, as tendências viralizam em uma velocidade incrível, seja um meme ou um fato. Por isso, é essencial que você não somente identifique essas novidades, mas também trabalhe para que elas sejam utilizadas de alguma maneira pela marca.
Isso mostra que ela está antenada com o que acontece no mundo e pode agregar muito valor. Mas tome cuidado para não utilizar esse fato novo de maneira forçada, pois o público identifica facilmente.
Quando falamos em marketing digital, muitas pessoas associam o sucesso dessa iniciativa ao uso das redes sociais. Mas o que poucos percebem é que um ponto é o fator determinante disso tudo: marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo
Para quem não sabe, marketing de conteúdo tem como objetivo desenvolver conteúdo especialmente para o público-alvo da marca. Mais do que oferecer o produto, o marketing de conteúdo tem como base educar esse consumidor a utilizar melhor o produto ou serviço que está oferecendo. Então, de diversas formas, este lead é exposto à marca através da informação que a mesma disponibiliza.
Vantagens de investir no marketing de conteúdo
Se você pensa que isso é complicado e que exige muito investimento para ser implementado, se engana. A partir do conceito que o conteúdo é voltado para o público-alvo, o amplo conhecimento do seu cliente já contribui para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, essas informações podem ser utilizadas pela área de atendimento, de vendas entre outros setores.
Comparado com outras ações de mídia paga, o marketing de conteúdo desenvolve materiais para atender a uma necessidade do público-alvo: informação. Desde a maneira de como usar o produto até mesmo formas de identificar um problema, relacionado a este item, pode ser usado como conteúdo.
Além disso, observamos uma ampla possibilidade de ser aplicada em pequenos e grandes negócios. Seja qual for o nicho que a sua empresa esteja presente, é importante entender que é possível colocar em prática os ensinamentos do marketing de conteúdo. E o melhor de tudo: isso traz resultados consistentes.
E não podemos nos esquecer da versatilidade de como estes conteúdos podem ser apresentados ao público-alvo. Pode ser texto de blog, checklist, e-book, e-mail marketing e muito mais. Produtos físicos também podem apostar no marketing de conteúdo. Por exemplo, uma caixa de gelatina pode conter uma receita utilizando este alimento. Uma marca de moda pode desenvolver uma revista de como combinar o decote com o colar, por exemplo. As aplicações são muitas e a criatividade é um item fundamental nesta hora.
Como colocar o marketing de conteúdo em prática?
A sua empresa pode aplicar os conceitos do marketing de conteúdo a qualquer momento. Basta organizar os profissionais envolvidos nisso e estabelecer um calendário. Geralmente, quando falamos de marketing de conteúdo, estamos falando de uma parte do inbound marketing. Logo, os profissionais que executam isso devem ser especializados no assunto para desenvolver um bom trabalho.
Caso deseje terceirizar o serviço, com certeza terá mais resultados. Escolhendo a agência certa, pode-se ter muito retorno, uma vez que o conteúdo será otimizado e voltado para a conversão. Ou seja, um conteúdo desenvolvido para que o leitor siga o objetivo sem perceber se se trata da intenção na hora de criar o material.
A qualidade do seu trabalho com marketing de conteúdo depende muito de quem vai desenvolver. Além disso, depende da atenção constante aos meios disponíveis e das diversas ferramentas. Por exemplo, se desenvolver um e-book, o mesmo deve ser disponibilizado através das ferramentas de automação de marketing. É um ciclo incrível e que proporciona grandes resultados através do marketing de conteúdo.